Sobre Maria

Eu sou Sueca mas mudei para o Brasil em 2006 depois de conhecer um Brasileiro charmoso que logo virou meu marido. Sou artista plástica (http://galeriamaria.com), mas também adoro experimentar na cozinha. Cozinhar é uma grande paixão para mim!

Ganhei bastante peso durante o gravidez, peso que eu tinha problemas de perder. Uma das grandes razões para não conseguir foi a dependência em doces…Ai, ai, ai… Eu não estava procurando um “quick fix” mas quis melhorar minha saúde em geral.

O solução que eu encontrei para sair o vicio de doces, no mesmo tempo de melhorar a saúde, foi a dieta LCHF (Low Carb, High Fat – Baixo Carboidrato, Muito Gordura). Essa dieta já virou um sucesso na Suécia com milhares de pessoas obtendo resultados bem reais. A ideia é trocar a energia dos carboidratos por gordura e parar comer produtos refinados ou light. Em outras palavras, comer comida de verdade.

A dieta resumida:

  • Posso comer a vontade: carne, frango, peixe, ovo, verduras que crescem em cima da terra (folhas verdes, couve flor, broccoli, etc.) e gordura natural (azeite, manteiga etc.)
  • Preciso evitar: açúcar  e starchy food (pão, massa, batata, arroz, etc.)

Diminuindo carboidratos para um mínimo ajuda o corpo ter um nível estável de açúcar e insulina no sangue (a insulina faz o corpo guardar gordura, picos de açúcar fazem você sentir fome desnecessariamente…). Ao mesmo tempo você fica satisfeita e queima gordura mais rápido. O que é legal é que eu não preciso contar calorias, o corpo se ajusta automaticamente. (Para saber mais sobre a teoria por trás, olhe no “Sobre LCHF” no Menu.)

Estava com 74 kilos e pouco quando comecei a dieta e meu alvo era perder 10 kilos! Consegui em 3 meses. Mas o mais importante foi que eu me sinto muito melhor também. Esta dieta virou um estilo de vida e o blog, que começei para colocar mais pressão em mim mesmo para seguir ate o final, agora continua como um fonte de inspiração para pessoas que também querem perder peso e/ou melhorar a saúde. É um prazer compartilhar minhas receitas sem carboidratos e outras coisas que tem a ver com este estilo de vida com vocês!

Uma vida sem carboidratos não precisa ser chata!

Beijos,
Maria

102 Respostas para “Sobre Maria

  1. Oi Maria eu já sou o oposto de voce conheci uma sueco também charmoso e moro atualmente na Suécia temos uma historia parecida também engordei muito com a gravidez e estava procurando uma dieta que eu pudesse fazer sem morrer de fome. Gostei da dica irei iniciar. Espero obter resultados positivos.
    Boa sorte para nós!

    • Oi Elisangela! Acabei de voltar da Suecia, foi para o casamento da minha irma. Tive saudade da minha familia… Espero que voce esta gostano morar da Suecia! Boa sorte com a sua dieta, vai funcionar. Beijos!

  2. Oi Maria! Meu marido iniciou a dieta na terça-feira, e eu estava desesperada por falta de alternativas, e para minha surpresa encontrei o seu site: LINDO e CHEIO DE RECEITAS MARAVILHOSAS!!!, enfim, quero dizer: “- MUITO OBRIGADA POR DIVIDIR SUAS RECEITAS E EXPERIÊNCIAS”. Grande beijo

  3. Olá Maria estava a um tempo querendo testar essa dieta, estou a 4 meses fazendo uma dieta normal para reduzir peso, mas as restrições a comidas que amo (carnes principalmente) está me deixando bem desanimado. Como disse a algum tempo quero testar essa dieta, mas não tinha opções de cardápio e aui no seu blog achei muitas receitas, isso me incentivou a começar, amanhã mesmo vou às comprar e começarei finalmente minha dieta!!!

    Agradeço por ter achado seu blog!
    E uma dúvida um pouco indiscreta: Quantos Kg você já perdeu e em quanto tempo?

    • Obrigada Ralph, espero que voce vai se divertir na cozinha com minhas receitas.
      Sobre sua pergunta, nao tenho segredos. Perdi meus 10 kilos em mais ou menos 3 meses, mas desde entao perdi mais 3 kilos, comecei com 74.3 e estou com 61.5 kilos agora. Se voce entra no link Peso e Medidas e cima na pagina, pode ver como foi o desenvolimento semana por semana.

      Os primeiros dias podem ser dificil, por que seu corpo vai ter abstinencia do acucar/carboidratos. Mas tenha paciencia, depois 2-4 dias voce vai se sentir muito melhor.

      Boa sorte!

  4. Oi Ralph! Oi Maria! Apenas para dividir com vocês:eu e o meu marido perdemos nesta primeira semana 3 kg. Uhu!!! Apenas uma dica para o Ralph (se é que você já não sabe!kkkk): “-Fique atento aos rótulos do produtos, pois o ideal é que sejam carboidrato ZERO”. Por exemplo, o único requeijão que eu achei com zero carboidrato foi o da marca Boa Nata,os queijos tem algumas opções, suco somente o Clight em pó. Assim você tem a certeza que reduziu o consumo de carboidratos, ok? Abraços para os dois! Fernanda

    • Oi Fernanda!
      Obrigado ai pela dica!
      Vou ficar de olho nisso, ontem mesmo fui fazer umas compras no mercado e fiquei de olho nisso, tem muita coisa que diz que é low carb e tem muito dele, ví uma barra de proteínas que no rótulo tinha o selo Low Carb, mas tinha 6gr.
      Ficarei de olho e obrigado pela dica do suco, pois não gosto de refrigerante, por causa do gás e não tinha achado mais nada que pudesse beber!!!

  5. Olá…adorei o blog e estou amando as receitas.Estou fazendo a dieta já tem 1 mês ejá se foram 4 quilos…estava com dificuldade de arrumar receitas e aqui encontrei muita coisa boa e deliciosa

  6. Olá Maria! Adorei seu blog! As receitas são super deliciosas! Parabéns!
    Agora eu tenho onde recorrer quando quiser uma receita low carb!
    Fique bem.

  7. Olá Maria,
    super amei seu blog, Receitas espetaculares, fáceis e super saborosas. Descobri seu blog hoje e já fiz as almondegas e o muffin de ovos e bacon para o lanche. Desde que comecei com a dieta low carb (junto com meu marido) já perdi 9kg, e ainda tenho 20kg pela frente e agora com seu blog ficou muito mais fácil.
    Parabens pelo trabalho E boa sorte na caminhada… Beijos

    • Rafaella, parabens para seus 9 kilos a menos!! E uma sensacao legal de achar um jeito que realmente funciona, nao? Muito obrigada pela suas palavras positivas do meu blog, fiquei feliz acordar e ler sua mensagem, um bom comeco do dia 🙂 Se voce tem duvidas ou sugestoes do conteudo, por favor me fale. Muitos beijos e boa sorta na sua caminhad tambem!

      • É super gostoso mesmo, saber que o que fazemos esta dando resultado. Hoje terao panquequinhas no cafe e sopa de peixe, camarao e acafrao para a janta. Já assinei seu blog e te acompanharei pra sempre. rsrs
        Fique com Deus e uma boa semana. =D

  8. Oi Maria ! Que blog lindo e vc tbm por dentro e por fora ! Comecei esta semana a dieta e hj achei o seu blog por conta do café da manhã que para mim é a parte mais difícil pois amo um pãozinho com queijo e docesss nem fala ai …. mais vou conseguir, tem uma turma linda e cheia de determinação aqui ! Obrigada por compartilha sua experiencia ! Bjos, Deus abençõe vc e sua família !

    • Eu não como frutas “normais”, so frutas silvestres (framboesa, mirtilos e amora e em vez em quando também morgango). Mas eles estão cheias de vitaminas, antioxidantes e minerais! Outras frutas, por exemplo banana e manga tem muito carboidratos, portanto evito. Mas você pode achar seu equlibrio! Beijos e boa sorte.

  9. Oi Maria, passei só pra desabafar um pouco… estou fazendo a dieta há uma semana, sei que é pouco tempo que tenho paciência.Me pesei hoje e contatei que perdi 2,5kg. Achei que iria perder mais, será que esta cero

  10. Oi Maria ! Fiz o cupcake de limão,achei que ficou meio seco, não ficou com aspecto de massa de bolo! O suco de limão seria só o suco da fruta mesmo ou em um copo americano ? Bjos

    • Oi Jussara! Nao sei por que ficou seco, provavelmente depende do tipo de farinha. Pode ser o tamanho dos ovos tambem. Experimenta com a metade do farinha de amendoas a proxima vez. O suco do limão e só o suco da fruta mesmo. Obrigada por levantar a dúvida! Abs Maria

  11. OI MARIAALM COMECEI COM A DIETA ME CINTO MUITO BEM SO NO COMEÇO QUE TIVE MUITA FOME MAS DEPOIS DE 5 DIAS TUDO ESTA BEM EU GOSTARIA DE SABER QUAIS FRUTAS POSSO COMER POIS PARA MIMO CAFE DA MANHA E O PIOR SERA QUE POSSO BEBER VINHO SECO POIS AS VEZEZ MEU MARIDO UQER SAIR E EU SO BEBO AGUA MUITO OBRIGADO

  12. boa noite maria gostaria de saber como voce faz a sua farinha de amendoas pois nao consigo achar em minha cidade e a farinha de coco muito obrigado haa eu ja emagreci 6kilos em duas semanas estou muito contente um grande abraço

    • Oi maria! Parabens para os 6 kilos!!!!
      Farinha de coco você pode achar em lojas örganicas”, eu compro minha no Mundo Verde. Farinha de amendoas eu faço no liquidificador, batendo amendoas sem casca até ficar em pó.
      Boa sorte! Beijos

  13. Maria, conheci seu Blog hoje e gostaria de parabenizá-la, estou com dificuldades em achar a farinha de coco e de amendoas, se vc tiver alguma sugestão de como fazer ou onde comprar será ótimo. Muito obrigada.

  14. BOA TARDE MARIA ESTOU TAO FELIZ JA PERDI 9 KILOS EM 25DIAS E QUERO MAIS MINHA META E 25KILOS GOSTEI MUITO DA SUAS DICAS A FARINHA DE AMENDOA DEU MUITO CERTO E A DE COCO ACHEI NA INTERNETE MUITO BJOS MUITO OBRIGADO PELAS DICAS

  15. Oi Maria ! Já tem um tempo q não passo aki ! Correria do trabalho, mais estou de volta, conseguir eliminar 10kg e continuo firme e forte pois preciso perder mais ! Obrigada pela ajuda e atenção ! Vou experimentar as receitinhas novas q vc postou e volto pra comentar ! Bjos no ♥ !

  16. Olá Maria!! Amei seu blog. Suas receitas parecem deliciosas e o visual é lindo. Não consigo fazer uma dieta totalmente zero carbo porque sou louca por aeróbicos como corrida e natação, então, preciso da rapidez da energia liberada pelos carbos, mas só preciso mesmo antes e depois dos exercícios. Queria mesmo reduzir no resto do dia e você me deu ótimas ideias.
    Minha irmã e meu cunhado começaram uma dieta de zero carbo e já indiquei seu blog para eles.
    Um grande beijo,
    Kathy

  17. Oi Maria!!!
    Hoje que conheci seu blog, gostei muito, você é uma graça menina!!
    Eu e meu marido começamos dia 16/01/13 a dieta SEM CARBOIDRATOS, é difícil,mas não impossível não é? A falta de opções é um problema, ainda mais que infelizmente não sou chegada em cozinhar ( pode ser estranho para você), mas é verdade. Estou procurando as receitas que não contenham carboidrato algum, gostei das receitas, vou continuar a procurar no seu blog,mas eu peço se é possivel receitas sem carboidratos totalmente.
    Prazer em escrever para você!! Abraços, Vera.

    • Oi vera! Bem vinda para meu blog! Uam dica quando comer fora é pedir peixe, frango ou carne e pedir para eles trocarem a acompanhamento (que normalmente é arroz, batata ou outro carboidrato) para legumes salteadad (refogadas na manteiga/azeite). Normalmente issa nao tem problemas, ainda se só for trocar por broccoli. As receitas aqui no blog tem muito poucos carboidratos, mas se quiser minimizar e bom evitar os doces (ainda sendo baixo carboidrato) no inicio da dieta. Isso ajuda ficar firme, as vezes sabores doçes estimula o cerebro querer mais… Boa sorte, depois voce me fala como esta indo! É legal que você esta fazendo junto com seu marido, fica mais diverido e você tem alguem no seu lado que se entende nos momentos mais dificeis. A primeira semana é o pior, depois a vontade de comer carboidratos disaparece relativamente rapido…e vocês comecam se sentir muito melhor que antes. Beijos

  18. Olá Me chamo Carol =) comecei o regime das proteínas dia 25 de fevereiro em 12 dias perdi 6 kilos =) essa semana o processo está mais lento, Adorei suas receitas e vou começar a colocar umas em pratica.Preciso perder muitos kilos ahuahu então suas receitas vão me ajudar a não enjoar. Obrigada e Parabéns.

  19. Olá!
    Adorei o seu site e as dicas! Comecei a dieta de restrição de carboidratos, mas estava ficando enjoada… Com as suas dicas, conseguirei levar para frente de um modo mais tranquilo!

  20. Oi MAria, vc tem acompanhamento médico e nutricional? Eu sei que a longo prazo esse tipo de dieta pode trazer alguns problemas, tenha cuidado.EU faço low carb em dias alternados em função de desempenho físico.AS receitas são muito boas, obrigada.

    • Oi Mileni,
      Nao tenho, eu eu estou me sentindo otima. Eu estou comendo comida de verdade, muito melhor que antes, portanto nao estou preocupada. Muito obrigada por compaixão! Beijos

  21. Oi Maria. Estou seguindo esta dieta e tenho algumas dúvidas de “Pode ou não pode” comer A Vontade!!!:
    – Frutas, pode?
    – Iogurte Grego da Nestle ou da Vigor, pode?
    – Nozes, amendoas, castanhas, pode?

    • Oi Juliana! Tudo depende do quais metas que voce decidiu para voce mesmo. Em geral:
      – Frutas tem muito carboidratos, mas frutas vermelhas e abacate sao OK (normalmente entre 4-9 gramas de carbs por 100 gramas de fruta), so nao come de mais.
      – Iogurte grego que eu vi aqui no Brasil tem acucar, mas se achar sem acucar deveria funcionar. Olhe o rotulo.
      – Nozes, amendoas etc, tambem funciona, mas nao exagera. Eh muito comum usar farinha de amendoa para fazer bolo por exemplo. Tem 15 g de carbs por 100 g, mas por porcao eh muito menos e muuuuito menos em comparacao de farinha nornal de trigo.
      – Outros ingredientes: Uma guia feral que pessoas com uma dieta mais rigida usam eh tentar evitar produtos com mais que 5 gramas de carbs por 100 g.

      Boa sorte! Beijos

  22. Querida Maria, parabens pelo seu belissimo trabalho e pela generosidade de compartilhar conosco.
    Minha história é que venho há tres meses tenando mudar minha dieta. Me livar dos produtos refinados em geral. Tenho sempre colesterol e triglicerideo altos. As nutricionistas sempre me sugerem diminuir muito carboidratos refinados e carnes gordas. Isso significa que eu nao deveria aderir a sua dieta? digo por conta dos alimentos aqui nao serem os lights. Nunca consegui melhorar minha dieta com nutrcionistas, pois as dietas sao sempre chatas. Bom, resolvi fazer a dieta Dukan, perdi quatro kilos, mas tambem cansa, pq o periodo alternando alimentação dia proteina pura e dia proteina com legumes, vai enjoando e ainda tem todos os alimentos light, super sem graça, fica muito sem sabor.
    Gostaria que voce me falasse um pouco sobre as quantidades de gorduras permitidas ao dia. Será que a sua dieta pode ser adequada ppara uma pessoa com colesterol mais alto? Que sugestões vc me daria para eu experimentar. De todas as dietas que vi, esta arece a mais interessante para mim. Muito obrigado por sua gentileza. Te desejo que sejas sempre muito feliz na nossa terra Brasil.

  23. Olá Maria, muito bom o site, tenho evitado carboidratos e realmente é muito difícil comer sempre as mesmas coisas. Vou testar suas receitas e volto para contar. Abraços!!

    • Oi Sandra! Obrigada! Eu aaaamo Noreuga, é um pais muito lindo com gente sempre feliz, neh 🙂 Tenho um tio e varios primos ali, e acho que é o pais mais lindo do mundo. Mais lindo que a Suecia 🙂 Beeeiiijos

  24. Amei seu site, tem receitas maravilhosas certamente irei visita lo muitas vezes! Sua dieta é pobre em frutas, e tuberculos, você faz algum tipo de suplementaçao (polivitamínicos complexo B), outra coisa seus exames de sangue sao normais para taxas de triglicerídeos e colesterol? Desculpa fazer essas perguntas indiscretas, mas eu sou da área da saúde. Gostei da dieta, gostaria da fazer mas nao sei se traria beneficeos para mim até porque eu nao possuo gens nordicos.

    • Oi marcella! Obrigada! Não fiz teste de sangue depois mudar a minha dieta…mas eu me sinto muito melhor. Tem bastante vitaminas em frutas vermelhas e legumes, também como você já sabe, ovos tem tudo (sem vitamina C).Castanhas tem bastante minerais. Na verdade, minha dieta é bem variada em termos de vitaminas e minerais, só não como comida de alto teor de carboidratos. Se você quer ler mais sobre esta dieta, entendendo o parte scientifico e medico, da uma olhada neste site/blog excelente. É um medico que colocou e está colocando muita informação e explicações sobre esta dieta e por que é boa é funcona (e pode ser uma estilo de vida). http://www.lowcarb-paleo.blogspot.com.br/

      Beeeiiijos

  25. Olá Maria, amei seu blog!!! Faço uma dieta baseada na medicina ortomolecular e consiste em comer basicamente os mesmos alimentos que a sua. Cada receita que fui lendo, fui ficando mais feliz em poder comer coisas gostosas mesmo limitada ao carboidrato. Parabéns!! Com certeza serei uma seguidora sua!!

  26. Olá Maria… estava procurando uma receita low carb e encontrei seu blog, achei maravilhoso! parabéns pela iniciativa assim você esta ajudando milhares de pessoas… já virei sua fã. Bjus

  27. Maria, boa tarde, nessa dieta posso comer carboidratos fibrosos como brócolis, couve-flor, cenoura (legumes em geral e verduras)?

  28. Oi Maria descobri seu blog hoje e achei muito lega! Eu moro em Londres e assim sei pouco dessas dicas alimentare usando produtos que tem ai. Mas vou investigar mais 🙂
    Nao se se voce conhece o blog que se chama ‘Against all grains’? de uma Americana fofa. O blog eh fantastico, e a receita de pao dela eh um sonho. (Pao de manteiga de castanhas- que eu substituo e uso manteiga de amendoas). Veja aqui: http://www.againstallgrain.com/2012/05/21/grain-free-white-bread-paleo-and-scd/
    No mais obrigado pelas dicas e tudo de bom. Beijos. Cynthia

  29. Oi Maria! Tambem fiz um caminho inverso ao seu. Há 3 anos, mudei para Estocolmo e meu estilo de vida mudou completamente. Passei a comer muita batata e pasta e abandonei as minhas caminhadas noturnas. A consequencia dessa mudanca? 9 kilos a mais em 2 anos. Tentei de tudo, até a dieta da sopa e perdia 1, 2 kilos no maximo q voltavam como num passe de mágica, porém uma coisa fiz: Me mantive vigilante para nao ultrapassar os 69kg. Como vc ja relatou, essa dieta virou febre aqui na Suécia e o médico recomendou ao meu marido após ele ter tido o diagnóstico de Diabetes 2. Demorou para eu acreditar que eria possivel perder peso sem passar fome. Em 1 mes perdi 2,5kg e foi porque com meus parentes aqui de férias foi dificil me manter longe da tapioca, bolo de minlho q a minha mae trouxe com todo carinho. Tive q come-los, “fusquei” um pouco. Vou continuar e a cada dia sinto q to no caminho certo. Obrigada pelas dicas. Seu blog é maravilhoso!

    • 🙂 Oi Ana Elisa! Eu também faço minhas fugidinhas, especialmente quando eu estou visitando meus pais na Suecia. Tem tantas coisas e sabores da minha infancia que eu quero experimentar de novo 🙂 Mas depois eu volto firme forte… A vida precisa ser prazerosa, e este estilo de vida low-carb ajuda você comer bem ainda cuidando sua saude e perder peso. As comidas são gostosas mesmo 🙂 Mas também não acho que fugidinhas são o fim do mundo, se eles não se repitem com muita frequencia… 🙂 Boa sorte e um grande beijo! Espero que você está gostando Estocolmo e Suecia, eu estou gostando do seu pais… a unica coisa é que é muito longe da familia…

  30. Oi Maria !! Que Fantástico esse Blog ! Parabéns !! Eu e meu marido começamos a pouco algumas mudanças alimentares, compramos o e Book Emagrecer de Vez que fala justamente disso tudo que vc relatou ! E começamos a colocar em prática, no início é difícil, mas vai valer a pena, tenho certeza. Eu preciso eliminar 10 kilos, mas ele precisa de eliminar 40 kilos. Ou seja preciso ajudar-me e ajudá-lo também, e seu blog me dará muitas ferramentas pra conseguir isso ! Obrigada ! Abraços

  31. Olá Maria,seu blog é tudo de bom,adorei as ideias de cardápios,e os comentários incentivam a gente a começar o mais rápido possível,e o mais importante,a não desistir do objetivo de emagrecimento,adorei tudo,e a partir do momento que li seu blog,decidi imediatamente começar a minha dieta…mas fiquei com uma dúvida,vc diz que não podemos ingerir açúcar,quanto a isso tudo bem,mas em relação os adoçantes,pode?? se puder qual tipo é mais indicado?? desde já agradeço vc minha querida..super beijos..Fica com Deus!

    • Oi Andressa! Obrigada!
      Eu uso adoçantes naturais como stevia e erythritol, mas tem outros adoçantes artificias no mercado tambem. Eu escolhi evitar os artificiais, por que acho pode ter efeitos toxicos para o corpo ou para a natureza. Mas tambem sei que stevia e erythritol pode ter sabores esquisitos em doses um pouco maiores. Portanto acho que cada pesoa deveria escolher o que funcioana para ela. Antes de fazer sua decisão, da uma olhada neste post do blog Dieta Low-Carb/Paleo sobre os adocantes diferentes: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html
      Esepro que isso ajudou 🙂 Beijos

    • Oi Andressa! Obrigada! Eu uso adoçantes naturais como stevia e erythritol, mas tem outros adoçantes artificias no mercado tambem. Eu escolhi evitar os artificiais, por que acho pode ter efeitos toxicos para o corpo ou para a natureza. Mas tambem sei que stevia e erythritol pode ter sabores esquisitos em doses um pouco maiores. Portanto acho que cada pesoa deveria escolher o que funcioana para ela. Antes de fazer sua decisão, da uma olhada neste post do blog Dieta Low-Carb/Paleo sobre os adocantes diferentes: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html , Beeeiiijos!

  32. OI MARIA. QUE BÊNÇÃO ENCONTRAR SEU BLOG. TENHO 73anos, embora aparente 15anos menos(é o que dizem, rsrs) e gostaria de eliminar 10 kls, tenho tentado sem conseguir, faço autohemoterapia toda semana e isso tem me mantido sem engordar. No fundo, tenho receio de ficar mais + enrugada se perder a sustentação que a gordura aparenta dar.(será). Adorei seu blog,vou seguir. Estou com a saúde perfeita, menos o fato de tomar hormônios p a tireóide. Mesmo com a minha idade, vc acha que conseguirei emagrecer? Bjs e que Deus a abençoe sempre por vc repartir seus conhecimentos conosco , seus seguidores. Odete

    • Muito obrigada Eva! Bem vinda! Fiqeui feliz que você está gostando das minhas receitas 🙂 Bem, eu acho que isso é um estilo de vida que pode melhorar a saúde de pessoas e qualquer idade, incluindo ajudar perder peso. Não sou nutricionista ou medico, mas acredito muito na teoria por traz da dieta. Se quiser ler mais, da uma olhada no blog http://www.lowcarb-paleo.blogspot.com.br/ que está escrito por um medico com um paixão por este asunto. Talves você vai achar alguma coisa sobre isso no perspetivo do seu tiroide ali também. Em qualquer forma, parabéns para sua energia positiva e seu atitude legal, não estou som surpresa que você aparece 15 anos mais jovem! Alimentação é só uma parte do segredo de uma vida saudavel e feliz, e parece que você está acertando 🙂 Beijos!

  33. Oi, Maria. Gostaria de saber que opções de proteínas posso ter, uma vez que sou vegetariana (mas como queijos e ovos e derivados de leite), e minha proteína vem também dos grãos… Muito grata!

    • Obrigada Ana Paula 🙂 Significa muito para mim saber que vocÊ está gostando! Um grande beijo!
      PS, Estou gostando muito do Brasil, e me sinto muita bem vinda e incluida no pais. Obrigada brasileiros! DS.

  34. Maria,

    Obrigada pelo seu blog e sua disponibilidade em dividir estas receitas maravilhosas.
    Estou seguindo uma dieta low carb há dois meses e perdi 8kg.
    Resolvi adotar a abstinência de carboidrato e açúcar como estilo de vida, para o resto da vida.
    Com estas receitas vai ficar mais fácil e gostoso.
    Abs.

  35. Olá, Maria! Espero que esteja bem!
    Olha, decidi mudar meu estilo de vida (alimentação) e desde então tenho feito uma vasta pesquisa na net. Já li os livros: Emagrecer de Vez, Dukan, Li os posts do Paleo, Blogs de Atkinianos…Enfim, estou muito confusa com tantas informações. A única coisa que sei é que devo evitar carboidratos. Uns indicam gorduras, outros derivados do leite (lihgt)… não sei o que fazer mesmo!! Entendi o efeito da gordura, mas sinto-me insegura. Desculpa o desabafo, mas, como vi que você é uma pessoa generosa, me senti à vontade de te fazer algumas perguntas, como: posso basear meu cardápio apenas com informação de que o alimento não tem carboidrato? Vi uma tabela(do governo) com contagem de carboidratos que tem vários alimentos com zero, eles estão liberados? Como castanha do pará! Não entendi muito bem essa tabela (eles falam que uma fatia de presunto tem zero carbo, então eu posso comer à vontade? É isso?).Você já ouviu falar em kefir e biomassa de banana verde? Eles são liberados? Querida, desculpa mesmo, mas é quase um pedido de socorro, deve ser o fato de eu ser nova no assunto…rsrsrs.. Quero agradecer! Dizer que seu blog é uma benção para muita gente, que você é muito humana, que vc seja muito feliz em nosso país (que já é seu) e que vc tenha tudo de bom na vida!!! Bjs..

    • Oi Cleitiane!
      Desculpe resposta lenta, estes tipos de dúvidas você normalmente quer resolver ontem 🙂 Bem, eu entendo a confução, tem várias linhas de low-carb e o que eu acredito funciona melhor é LCHF (Low Carb High Fat) ou Paleo, eles são mais um estilo de vida do que uma dieta. É importante achar um equilibrio onde cada pessoa se sente bem. Eu, por exemplo, tento comer poucos carboidratos QUASE sempre, mas em vez em quando eu faço fugidinhas e não me sinto culpada por causa disso. Eu também não conto carboidratos mais, como eu fiz no início. Não quero trocar um contagem cega de calorias por um contagem cega de carboidratos Eu prefiro seguir algumas regras básicas quando eu como ou cozinho, para ter uma vida equilibrada com menos carboidratos em geral.
      (1) Rotulo. Sempre olhar o rótulo para ver se tiver muito ou pouco carbs, geralmente é legal tentar usar ingredientes que tem menos que 5g de carbs por 100 g de produto, mas não é uma regra rigida. Por exemplo chocolate amargo tem 20-25 g, mas você usa tão pouco por porção e troca açucar e farinha por outras cosias que o doce final tem muito menos carboidratos que um bolo de chocolate normal. No mesmo tempo que um leite fresco normal tem ~5 gramas, mas se você bebe uma xicara vc ainda bebeu 10 gramas de carboidratos eu é a metade do alvo mais rigido por dia se quiser perder peso.
      (2) Comida de verdade – mais natural ou perto do fonte possivel. Olhar os rotulos por carboidratos não resolve tudo mas é legal olhar quantas ingredientes que tem e quais, por que tem comida muito processada/industrializada que é melhor evitar ainda com poucos carbs. Mas normalmente produdos industrialzados tem mais carbs que versões mais naturais. Olha por exemplo creme de leite. Creme de leite fresco tem só um ingrediente, creme de leite, e muito pouco carboidratos, quando a versão UHT (longa vida) na caixinha tem 5-6 ingredientes (estabilizantes, texturizantes, conservantes, leite em pó, etc.) e também mais carboidratos.
      (3) Adoçantes naturais. No mesmo jeito é melhor usar adoçantes naturais (eritritol ou stevia) do que adoçantes artificiais. os naturais tem mais sabor residual estranha em doses mais altas, por tanto melhor se acustumar com doces um pouco menos doces do que usar os artificiais que ningeum sabe com certeza as implicações da nossa saúde… Mas eu sei que é dificil achar adoçantes naturais e entendo por que pessoas resolve usar os artificias. É uma escolha de cada pessoa em relação dos efeitos potenciais de usar ou não usar.
      (4) Troca massa, arroz e batata por legumes que crescem em cima da terra (ou acompanhamentos com legumos como ingredientes) ou uma salada.
      (5) Troca farinha de grãos por farinha de amendoas ou coco ou outros sementes.
      (6) Não tenha medo de gordura. Gordura faz você sentir satisfeita quando deve e ajuda o corpo funcionar com deve. Mas fique com a gordura natural e evite margarinas e oleos vegetais que não são feitas num processo frio. Azeite virgem extra é uma gordura vegetal muito boa por exemplo.
      (7) Come até você sentir satisfeita. A melhor forma não cair nas tentações é de não estar com fome.
      (8) Confie em você e seu corpo. Cada pessoa é diferente, acha o equilibrio que funciona para você. O mais importante é que você se sente bem e tem um equilibrio sustentável.

      Fazendo estas escolhas vc automaticamente vai ter uma vida com menos carboidratos e mais saúde, embora não sempre saber exatamente quantos carboidratos que vc comeu. Eu não sei se eu consegui esclarecer alguma coisa, mas continua ler sobre o assunto e escolhe o caminho que funciona para você. Não se estressa. Pensa que menos carboidratos é melhor do que mais 🙂

      Tenho escutado kefir e biomassa de banana, mas não sei exatamente o que é, não vou poder te ajudar com isso…Desculpe.

      Boa sorte e um grande beijo!

  36. Olá Maria, agradeço de coração suas receitas. Inicie a dieta dia 29 de Maio e perdi até agora praticamente 15 k. Preciso perder mais 11 para baixar de 100. Nestes meses a minha esposa fez
    inúmeras receitas e sempre comenta esta é do blog da Maria, uma melhor que a outra, por tabela ela perdeu também cerca de 10k. Estou disposto feliz e minha mulher mais linda do que nunca , você foi fundamental, Muito Obrigado.

    • Muito muito obrigada Marcelo por compartilhar isso comigo! Fico muito feliz saber que o que eu estou fazendo faz diferença nas vidas de pessoas. Isso me motiva muito. Parabéns para seu sucesso, e espero que os próximos 11 kilos vão derreter como manteiga:-) Vai dá tudo certo! Manda uma beijo par sua mulher também 🙂 Qualquer dúvida ou sugestão me fale. Beijos!

  37. Maria! Você é realmente uma luz no fim do túnel para pessoas que seguem LCHF mas já estão cansadas de comer só carne, praticamente. Muito obrigada, suas receitas são incríveis.

  38. Olá Maria, tudo bem?
    Navegando na internet um tempo atrás achei teu blog e já estou fazendo algumas coisas que vi por aqui. Achei muuuuito boas tuas receitas.
    Estou fazendo uma dieta zero carboidrato com períodos de descanso,
    este foi o segredo para eu conseguir perder peso. Já havia tentado muitas outras dietas e nada deu certo.
    Mais uma vez, muito bacana sua iniciativa, parabéns!!!
    Visito o blog periodicamente, forte abraço!!! Obs.: desde dezembro já eliminei 20kg.

  39. Primeiramente parabéns pelo seu blog! Parabéns pela sua determinação! E também parabéns por compartilhar seus conhecimentos conosco. Iniciei agora a dieta paleo e gostaria de saber se posso utilizar suas receitas irrestritamente ou se tenho que adaptá-las. Muito obrigado e sucesso pra você!!!

    • Obrigada Leandro! Voce pergunta alguem que não acredita em regras 🙂 Vc vai precisar achar o jeito que funciona para vc. Paleo e LCHF é muito similar, mas LCHF é até mais lowcarb do que Paleo. Paleo padrão usa menos produtos laticínios, mas mais frutas e tubérculos, mas ambos tem um foco em comida de verdade. Tudo depende do seus próprios alvos. Minhas receitas são todos sem acucar, sem glúten, com um mínimo de carboidratos. Se queiser seguir um estilo de vida lowcarb, pode se aventurar com todas as receitas 🙂 Boa sorte! Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s