“Fudge” sem carboidratos – E a minha promessa antecipada para 2014

fudgesemcarboidratos6

Estamos chegando mais e mais perto do natal! E eu sinto que estou faltando tempo para fazer tudo que eu quero fazer antes que o novo ano começar… Alguém conheçe esta sensação?… Mas eu pelo menos tive tempo de experimentar com alguns novos doces para a ceia de natal:-) E eu também antecipei a promessa de ano novo, não quis esperar para começar…

fudgesemcarboidratos2

Bem, o doce vocês acham em baixo. Fiz um fudge super fácil que eu achei nu blog sueco que se chama “Formtoppa me LCHF” (Ótimiza sua forma física com LCHF). Parecia facilíssimo de fazer, e posso confirmar, foi mesmo super fácil. Tem 3 ingredientes base mais um para textura e mais um para dar o sabor. Eu experimentei com vários sabores, e vocês também podem usando sua fantasia. Meu primeiro foi usar tempero de ginger bread, segundo café forte e o último raiz de licorice (um raiz que eu acho que não da para achar  aqui no Brasil mas que é parecido com o sabor de anis ou erva doce). Eu não tinha cacau em casa, mas a próxima vez eu com certeza vai experimentar uma versão de chocolate.

fudgesemcarboidratos3

E a minha promessa para 2014? Até meu aniversário dia 25 de setembro 2014 eu quero ficar em melhor forma do que eu estive antes na minha vida. Eu estou com condromalacia nos dois joelhos, uma hérnia no lombar e um nervo pinçado no cotovelo que faz que eu perdi parte da minha sensação dos dois dedos menores na minha mão esquerda. Sei que eu provavelmente não vou conseguir voltar correr como eu corria com 20 anos, mas sempre tem outros caminhos para se fortalecer e minha vai começar com musculação. Eu já estou fazendo pilates com uma fisioterapeuta e ela me liberou voltar para a academia 🙂 E eu não quero esperar até janeiro, o desafio começa agora! Também eu não quero me comparar com outras pessoas, eu vou me comparar com eu mesmo, fazendo as coisas que fazem diferença para mim. A forma é minha, mas eu vou me inspirar com outras pessoas.

Como eu me inspirei num amigo muito querido, Jair,  que já deu a promessa dele em março este ano, que antes que ele faz 40 anos o ano que vem ele vai entrar na melhor forma da vida, e eu vi a tranformação dele até agora e é impressionante! Se ele consegue, eu consigo! E vocês, quem quer fazer também?

fudgesemcarboidratos1

E mais uma promessa: eu vou achar e seguir o caminho para forma que me faz feliz, que traga alegria durante o caminho não só quando chegar no alvo. Por que eu acho que  treino tanto como a forma de comer deveria ser um estilo de vida, se não for assim você fique focada só nas coisas tangíveis e números, na contagem e medidas, contagem de calorias, contagem de porcentagem de gordura no corpo, contagem de… e esqueça o resto. Sim, contagem é uma forma de medir seu sucesso, eu também acompanho, mas o seu humor, sua disposação, sua felicidade também é importante… Felicidade não é o alvo, é o caminho como alguém falou. Se musculação é a forma mais rápida de entrar em forma, mas você gosta de caminhadas longas ou andar de bicicleta muito mais. Começa com as caminhadas ou a bicicleta.  A vida precisa ser boa e prazerosa e cada pessoa precisa achar o próprio caminho que funciona para ela 🙂

Receita base

  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 100 gr manteiga
  • adoçante equivalendon 4 colheres de sopa de açucar
Sabor (ideias, por usar sua própria criatividade para outros alternativos ou mudar as medidas ao seu gosto):
  • (1) Ginger bread: 1 colher de chá de canela+ 1 colher de chá de gengibre em pó+ 1/2 colher de chá de cravo da índia em pó
  • (2) Café forte: 2 copinhos de expresso de café bem forte. Por ser liquido este sabor faz que você precisa ferver a mistura mais tempo para  liquido reduzir suficiente na preparacão. (Se não o fudge não fique duro)
  • (3) Baunilha: 2 colheres de chá de essência de baunilha ou baunilha em pó
  • (4) Chocolate: 1/2-1 colher de sopa de cacau em pó sem açucar ou 60 g de chocolate amargo (mas se for usar chocolate amargo pode excluir o adoçante)
Textura:
  • Use amêndoas inteiros, em flocos, coco ralado, amendoim, nozes ou outras castanhas ao seu gosto. ~1/2 xicara.
Toque extra:
  • Eventualmente finaliza com flor de sal em cima, pimenta seca, ou outra coisa em cima

Modo de fazer:

  1. Misture creme de leite, manteiga, adoçante e sabor e ferve por 15-20 minutos, até ficar mais concentrado e cremoso. Não ferve forte, deixe a temperatura no limite de começar ferver (é para ferver, mas não forte). Mexe para não qeimar.
  2. Forra uma forma com filme plástico. Uma forma de 20 x 30 cm é suficiente, dependo da altura que você quer ter do fudge.
  3. Espalha a sua escolha de textura no fundo.
  4. Espalhe a mistura na forma
  5. Finaliza com um toque extra se quiser
  6. Deixe  esfriar.
  7. Coloque e guarde no refrigerador ate comer.
Anúncios

25 Respostas para ““Fudge” sem carboidratos – E a minha promessa antecipada para 2014

  1. Maria! Agora sim vc fechou com chave de ouro esse ano. Antecipou uma delícia que eu estava procurando a receita. A outra coisa é que comecei a fazer Pilates, tem 2 meses e estou muito satisfeita. Corrida eu não faço por causa do joelho mas, caminhada sim! Esses planos, a gente dá partida, quando começa a se gostar e seu espaço tem me ajudado muito. Emagreci 8k e só falta uns 2 pra me sentir bem! Que 2014 tenha sabor de Felicidade pra vc e sua família! Bjs

  2. Oi Maria! Sabe que esse ano quando completei 36, em novembro, eu dei início ao meu projeto “37”…chegar aos meus 37 anos na minha melhor forma física, comendo bem (LCHF) e praticando a atividade que me dá prazer e alegria…Que seja um lindo processo para nós e quem mais se juntar na empreitada! Beijo carinhoso!

  3. Olá maria, já vi em outras receitinhas de doces o uso do eritritol. Sabe no Brasil onde encontro? Estou em Belo Horizonte, já procurei e não acho. A sucralose é difícil acertar o ponto, sem falar nos benefícios do eritritol pra nós LCHF. Porém, não consigo encontrá-lo comercialmente. obrigada!

    • Oi Juliana! Sim ,é dificil… Eu ainda não achei aqui no Brasil, mas achei uma noticia no internet que uma empresa vai comecar vender , mas porenquanta ainda não vi nas lojas. Espero que logo vai chegar aqui! Eu normalmante compro ou no EUA ou na Suecia… Gostaria de ajudar, mas ainda não consigo. Alternativamente eu uso stevia, mas com doses altos stevia fica amarga. Outros adoçantes eu não conheço, por que eu não uso… Assim que eu aprendo que comecou vender no Brasil eu vou postar no bog! Beeeeiiijos

  4. Oi Maria, achei bem simples de fazer e fiquei curiosa de saber o gosto de “fudge”, pois nunca tinha experimentado antes… Então resolvi fazer um de café forte… Só que, o meu ficou muito mole mesmo após de ter deixado na geladeira umas 3 horas… Onde será que errei??

    • Oi Hae! Acho que vc não ferveu suficiente… Demora mais um pouco para ficar cremoso quando adicionar café por que tem mais liquido para evaporizar. Eu deveria ter avisado isso no post, não pensei em isso na hora, desculpe! Beeeeiiijos!

  5. Imagine, não precisa se desculpar… Aprendemos também com os erros… Deve ter sido isso mesmo porque assim que deu exatos 20 minutos eu já espalhei na forma… Faço outro…, agora com chocolate~~ huuummmm 😉

  6. Fiz ontem usando como textura um mix de castanhas, saborizando com canela e gengibre…simplesmente perfeito!!
    Rápido e delicioso!
    Obrigada por compartilhar….além de linda és educada e amável!

  7. olá, blog mto interessante, estou em fase de emagrecimento…porem ainda falta 10 kg….achei esse metodo bem interessante…mas estou com medo de engordar…o q eu faço? help me

  8. Olá Maria, boa tarde, eu já havia te enviado uma mensagem, mas penso que não chegou.
    Com relação aos seus problemas nos joelhos, posso te passar uma dica, mas que logicamente seu médico deve ser consultado. Eu tinha muitos problemas nos joelhos (3 operações) e há exatos 12 meses atrás meu médico orto me receitou uma formulação de Glucosamina 1500mg + Condroitina 1200mg (formula é vendida em capsulas nos USA em qualquer farmácia e em até supermercados) veja detalhes http://www.quallita.far.br/parceiro/4/produto/148-glucosamina-1500mg–condroitina-1200mg–msm-250-mg–mn-qld-3-mg/?utm_source=google&utm_medium=googleshopping&utm_campaign=feedxml&gclid=COyKtayXursCFUMV7AodviQAhA

  9. Olá Maria, sou eu de novo, espero uma resposta desta vez, pois infelizmente não a recebi. Primeiro te agradecer prá caramba pelo seu site e por todas as receitas tanto salgadas como doces, que já me fizeram perder mais de 12KG em 3 meses, data do inicio 18/09/2013.
    As receitas salgadas sinceramente não tenho tido problema nenhum em fazê-las, o problema esta nos doces e sobremesas, que em nenhuma delas consigo acertar, pois como não encontramos o erythritol, temos que nos satisfazer com outros.
    A questão é, há como vc (sei que é dificil) nos colocar nas receitas, as relações e quantidades entre o erythritol e os adoçantes que temos aqui no Brasil? Eu tenho usado Stevita Culinário que prá mim é uma porcaria, aliás se puder dar uma dica do qual posso comprar agradeço também, aguardo seu retorno e obrigado.
    APROVEITO PARA DESEJAR BOAS FESTAS E 2014 MARAVILHOS, BJS

    • Oi padula! Tudo bem! Eu estou atrasada mesmo com as respostas, as últimas semanas foram bem intensivas…
      Nossa, parabéns! 12 kilos! Que conquista!
      Não vou conseguir colocar a relação entre erythritol e as adoçantes, tem um montão de adoçantes diferentes, em texturas diferentes. Até stevia tem puro ou diludia. A melhor coisa é para cada pessoa escolher o adoçante preferido e fazer a transferencia usando o rotulo. Erythritol tem a mesma força como açucar, portanto quando traduzir para outro adoçante usa o volume de erythitol (se a receita fala erythritol) como se fosse açucar e olha no rotulo da sua adoçante para ver quanto você deveria usar para ter o equivalente. Também depende do seu gosto. Eu não gosto do muito doce, tento reduzir o sabor doce da minha comida para não estimular comer de mais. Se você fica com o mesmo adoçante sempre eu acho que você vai aprender quanto funcionaria melhor para vôce. Desculpe por não poder te ajudar com isso… Antes de escolher um adoçante eu recomendo que você leia esta artigo superinteressante: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/02/adocantes-e-rotulos.html do Dr. Souto. Ela explica as diferenças entre adoçantes artificiais e naturais e por que os artificiais pode ter um impacto negativo na sua saúde. Boa sorte! Um grande beijo!

  10. Oi Maria! Conheci seu blog hoje e estou amando! Estou tentando perder peso sem exercício pois sou mae em tempo integral e infelizmente nao consigo ainda sair pra me exercitar. Muito obrugada por compartilhar receitas e palavras positivas!

  11. Pingback: Tudo para a sua ceia de natal – Inspiração sem carboidratos | Mais gordura, menos carboidratos!·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s