Brownie com ganache de “ginger bread” – E um workshop divertido de low-carb

browniegingerbreadsemcarboidratos2

Ontem eu fiz meu primeiro workshop de baixo carboidrato! Eu adorei! Adorei falar sobre este estilo de vida, adorei o grupo, adorei cozinhar junto com elas/eles, adorei o resultado do esforço conjunto: um almoço com delicias só de baixo carboidrato. Adorei, adorei, adorei!

Tudo começou quando Beata Moberg, um dos colaboradores da comunidade escandinava me ligou e perguntou se eu gostaria de dar um workshop de baixo carboidrato para 10-15 pessoas no espaço da Igreja Escandinava. Eu já fiz um exposicão da minha arte lá 1 ano e meio atrás e o lugar é lindo. E eu gosto muito das iniciativas que a igreja faz para ajudar a comunidade se conhecer e interagir, desde zumba e clube de livros até dias de atividades para a família inteira. Beata e Cecília (sobrenome Calson) fazem um trabalho ótimo (e desafiador, por que não é facil juntar as pessoas…)  Enfim, eu nunca antes dei um workshop de baixo carboidrato mas sou apaixonada pelo assunto e aceitei na hora 🙂

browniegingerbreadsemcarboidratos3

A ideia foi de durante algumas horas introduzir este estilo de vida para os participantes e da dicas como no dia a dia fazer isso funcionar sem sacrifícios ou complexidades. A ideia de combinar palestra e discussões com pratica nasceu na conversa com a Beata e eu sugeri que nos cozinhariamos nosso próprio almoço junto, para realmente tudo mundo poder colocar mão na massa direito e ver que não é tão dificil 🙂 E para entrar no clima festivo eu também quis que eles poderiam experimentar alguns doces de natal…

Sucesso! Ontem um grupo muito animado se juntou na cozinha. Uma mistura de noruegueses, dinamarqueses, suecos e brasileiros, entre 30 e 90(!) anos de idade. Nos divertimos muito! Eu comecei falar sobre minha própria journada e depois sobre uma vida de baixo carboidratos em geral; como funciona e porque, o que comer, dicas para dia a dia, quais são as escolhas e substitutos que você pode fazer etc. E depois finalmente entramos na cozinha para cozinhar junto! Em menos que uma hora tudo estava na mesa e nos poderíamos sentar na varanda e comer. O papo na mesa foi muito legal e o pessoal começaram dividir experiências e dicas de comida e a vida em geral 🙂 Eu só tinha preparado o brownie antecipado porque o bolo precisa esfriar bem antes de servir e eu também gostaria de experimentar fazer uma cobertura nova… 🙂

browniegingerbreadsemcarboidratos4

O menu foi este:

  1. Salada com mussarela, presunto cru, folhas de agrião e tomate com manjericão, azeite de oliva, sal e pimenta (Não precisa de receita, é só usar matéria prima boa e o resultado sai ótimo)
  2. Salmão com molho de raiz forte e pimenta rosé (esta receita mas sem o camarão) com arroz de couve flor (receita aqui)
  3. Brownie com ganache de “ginger bread” ( a receita em baixo…)
  4. Bolinhas de marzipã mergulhado em chocolate amargo (receita aqui) com adicão de alguns colheres de sopa de infusão de cachaça com canela e cardamoma (receita aqui) para um sabor adaptada para o natal.
  5. Servido com um vinho branco e “agua nada chata” (a receita aqui)

browniegingerbreadsemcarboidratos1

“Ginger bread” é como uma cuca natalina brasileira e ganha sabor de canela, gengibre e cravo da índia. Eu usei esta mistura de especiarias para dar uma toque de natal para a cobertura do brownie. Ficou muuuuito gostoso! Eu adoro canela, e acho que combina muita bem com chocolate. Eu usei chocolate amargo de 90% (!) cacau para o brownie e para a cobertura mas se usar 70% ou mais é suficiante (90% é muito difícil achar aqui no Brasil, eu sempre compro quando viajar fora.)

1 bolo (~12-16 pedaços)

Brownie:

  • 4 ovos
  • adoçante equivalendo 1/3 xícara de açucar
  • 100-150 g de chocolate amargo (>70% de cacau. Eu usei 90% portanto usei só 100 gramas de chocolate)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 200 g de manteiga
  • 1 pitadinha de sal
  1. Bate ovos e adoçante bem ate ficar cheio de ar e adicione um pitadinha de sal e baunilha.
  2. Derrete o chocolate e a manteiga junto no microondas.
  3. Misture tudo com os ovos e bate mais um pouquinho
  4. Forra uma forma com manteiga e por exemplo farinha de coco ou coco ralado.
  5. Coloque no forno em 210 graus, por 10-15 minutos. Deveria ainda estar cremosa por dentro. Tire quando ainda vibra um pouco quando tocar a forma. Depois que tirar o bolo vai descer e ficar mais baixo e vai virar um buraco onde você depois coloca o ganache, segurado pelas bordas mais altas.
  6. Guarde no refrigerador.

Ganache:

  • 100 gramas de cream cheese
  • 1/2 xícara de creme de leite
  • ~50 gramas de chocolate  amargo  (>70% de cacau. Eu usei 90%)
  • 1 colher de chá de canela
  • 1 colher de chá de gengibre seco em pó
  • 1/2 colher de chá de cravo da índia
  • adoçante equivalendo 1/4 xicara de açucar
  • 1 colher de sopa de raspas de laranja para espalhar em cima depois montar
  1. Pique o chocolate em pedaçinhos
  2. Misture cream cheese, creme de leite, adoçante, especiarias e o chocolate numa panela e esquenta.
  3. Deixe o chocolate derreter e depois ferve a mistura por 2-3 minutos batendo a mão até ficar bem homogênea.
  4. Tira do fogo e deixe esfriar, depois coloca no refrigerador para ficar até mais frio.

Montar:

  1. Tire o brownie do refrigerador e coloque numa prato bonito.
  2. Espalhe o ganache em cima. Pode ser que sobra um pouco, mas pode guardar isso no refrigerador.
  3. Finaliza com raspas de laranja em cima e por exemplo hortelã por volta.
Anúncios

9 Respostas para “Brownie com ganache de “ginger bread” – E um workshop divertido de low-carb

  1. Maria ,gostaria de te comunicar que o meu filho namorou uma Dinarmaquesa muito tempo e por isso eu me sinto uma legítima escandinava.Por isso não entendi não estar nesta turma . Mas fica a dica pra próxima ta ? Beijinhos Tita

    • Oi Natalia! Muito obrigada! Na linha LCHF (Low Carb High Fat) a ideia é de não diminur a gordura, só os carboidratos, por que a gordura faz vc sentir satisfeita mais rapido e não estimula de comer mais do que vc precisa. Com os meus doces a ideia é que vc vai precisar muito menos bolo para se sentir bem e satisfeita do que com um bolo normal. Mas não é recomendável comer doces low-carb todos os dias, é para ter um alternativo gostoso e saudável em vez em quando sem aumentar o nivel de insulina no corpo:-) Isso ajuda de melhorar a saúde e perder peso e também para sentir que a vida é boa e sem sacrifícios. Gordura ajuda queimar gordura, quando carboidratos fazem que o corpo guarda mais gordura. Mas cada pessoa precisa achar um equilibrio próprio, o que faz você se sentir bem, e você pode experimentar com as minhas receitas 🙂 No blog tem receitas com mais gordura como esta mas também menos como por exemplo o creme de chocolate e abacate (um dos meus favoritos): https://maisgorduramenoscarboidratos.com/2012/09/20/o-mais-saudavel-creme-de-chocolate-do-mundo-mmmmm-mumsfilibaba/
      Da uma olhada na categoria de Doces para ver se ahcar receitas que são mais do seu gosto. Se tiver dúvidas só me fale, OK.
      Para ler mais sobre o que comer e não eu recomendo este artigo do blog Dieta Low-Carb e Paleo: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html ou se quiser ler mais sobre por que carboidratos são mais perigosos que a gordura : http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/11/dr-drauzio-varella-o-problema-sao-os.html
      Espero que eu consegui ajudar um pouquinho nas dúvidas! Um grande beijo!

  2. Estou tão feliz de ter encontrado esse site ,comecei a fazer uma nova alimentação com baixo carboidrato essa semana e estava querendo saber receitas novas e te encontrei ,amei as receitas,vou fazer todas,obrigada por disponibilizá-las.Eliete Bacelar.

  3. Pingback: Tudo para a sua ceia de natal – Inspiração sem carboidratos | Mais gordura, menos carboidratos!·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s