Ontem eu fui para o Encontro Gourmet! Hoje eu estou deitada no sofá, acabada… 🙂 Quem está me seguindo no Facebook e Instagram já viu várias imagens do dia… Foi o segundo encontro nacional para foodbloggers no Brasil (se quiser ler sobre a primeira olhe este post aqui.) Este ano eu acho que pelo menos 100 blogueiros e blogueiras estavam aproveitando este dia cheio de workshops, palestras, degustações e confraternisação. Para a maioria o próprio blog é uma iniciativa de uma pessoa só e poucas tem equipe, portanto éste tipo de evento é uma oportunidade superlegal de encontrar com outras pessoas com a mesma paixão, dividindo experiências, fazendo amigos e amigas, se divertindo junto.
Mas antes de mais nada eu primeiro gostaria de agradecer as organizadoras: Sandra, Cecília, Daniella dos blogs Caldeirão da Bruxa Solar , YES we Cooking e Cinebistro. Sei que tem um ano de planejamento e muito trabalho por trás, parabéns para o resultado! E eu também gostaria de agradecer todas as outras pessoas que ajudaram durante o dia e fizeram este evento tão legal. Valeu!
Encontros dentro do Encontro
Não vou falar muita coisa aqui, vou tentar mostrar com imagens 🙂 Mas gostaria falar que eu fiquei muito feliz encontrar tanta gente boa! Pessoas que eu conheci no ultimo Encontro Gourmet, pessoas que eu conheci em outros eventos e encontros, pessoas que eu ainda não tinha encontrado na vida real mas que eu já tinha trocado ideias e mensagens. Pessoas que eu admiro não só por o trabalho que elas fazem, mas por a energia boa e a simpatia que elas estão espalhando no mundo. Nossa, esta comunidade é muito bacana 🙂
O Nacional Club encheu com pessoas com paixão de culinária! Até os Homens Gourmet passaram por lá… Em cima: Fernanda Dayrell da Na Cozinha lá de casa. Em baixo Patricia Guimaraes do blog e revista Senhora Mesa. A revista é superlegal, no site dela tem uma versão eletronico. Encontro de Marias:-) A fofa e simpatica Maria Capai da DigaMaria (um blog superinspirador e o primeiro blog que eu comecei seguir)Uma coisa bem simpática foi também a mesa dos blogueiros onde tudo mundo poderia colocar quituterias, doces e salgados que eles fizeram em casa. Eu trouxe Crostinis de Provolone 🙂
Workshops
Eu gosto de me inspirar com outras pessoas cozinhando e mostrando o jeito deles. Todos as apresentadores/chefs fizeram com muito carinho e com um bom humor 🙂 Eu gosto especialmente quando um workshop consegue ir além do padrão e me dar um novo conhecimento ou um novo perspectivo de uma coisa já conhecida. Por exemplo o ano passado eu aprendi sobre a historia do chocolate durante a degustação de chocolate amargo, métodos múltiplos e muitas novas para mim para fazer café , tendencias internacionais e nacional de comida, técnicas de fotografia e food design, o que significa gastronomia molecular (uma coisa totalmente nova para mim) (olhe o post aqui). Meus Top3 workshops este ano foram Degustação a cega com chef Dani Padalino, O que é barbecue com BOS-BBQ e Cozinhando com microondas com chef Rodrigo Saraiva.
Degustação ao cego com Dani Padalino
Gostei muito da Dani. Ela é uma chef muito inspirada sem medo de experimentar novas coisas. Ela tem a Banqueteria Nacional e o ano passado ela falou e mostrou gastronomia molecular. Este ano ela organizou uma degustação a cega de 4 pratos. Muito legal e diferente!
Para ter certeza que nos não poderiamos ver a comida tivemos uma venda nos olhos e sentamos numa sala escura. Comemos com os mãos e bebemos agua entre cada degustação para zerar o paladar. Primeiro degustamos a comida no prato e depois discutimos nossas sensações, o que nos achávamos e adivinhamos os ingredientes antes de beber agua e continuar para o próximo prato.
Tudo no escuro.
No quarto e último prato poderíamos tirar a venda e comer com os olhos também. Era uma coisa que visualmente parecia igualzinho de um ovo cru, mas degustando sentimos que era feito de frutas. Só no final aprendemos o que nos realmente teríamos experimentado… E eu não lembro o nome de nada, tudo era raízes, frutas e carnes que eu especialmente como sueca, nunca escutei o nome antes da minha vida. Os sabores parecia muito como sabores conhecidas, mais anda não. O que tudo mundo achava era goiabada ou maracujá era uma fruta amarela da amazonas, o que nos achávamos era porco era javali, o que nos achávamos era puré de batata com queijo era batata com um outro raiz normalmente usado para fazer perfumes. Um dos pratos tinha minicamarões secas na composição…
Foi uma experiençia muito interessante! Adorei! Fiquei inspirada fazer em casa com amigos…
O que é BBQ ou Barbecue? com BOS-BBQ e Wessel
Sem contando a degustação da Dani, que foi máximo, isso foi o melhor palestra patrocinada do dia. O BOS-BBQ é o primeiro Barbecue House no Brasil e é fundada pelo três amigos e dava para entender que eles colocaram seus corações e almas no negocio. Pessoas super entusiasmados e com uma paixão pura por barbecue.
Um dos amigos, André del Luca, é o primeiro “pit master”do Brasil, formado em EUA. Um outro dos trés socios é um americano que já tive restaurantes 10 anos em (eu acho) Nova Iorque antes de vir para Brasil. O BOS-BBQ comecou como um sonho e depois de ir para Texas para aprender mais sobre está tradição centenária e fazendo horas e meses de testes de cortes diferentes eles finalmente realizaram o sonho e abriram o BOS-BBQ.
Mas então, Barbeque. O que é? Eu, junto com eu acho tudo mundo na sala, achava que barbecue e churrasco fosse a mesma coisa. Mas não… a forma de preparação é na verdade muito diferente.
Diferente do churrasco, no barbecue o carne é preparado lentamente em temperatura baixa (90-150 graus) com calor indireta de lenha (não carvão) em um “barbecue pit” fechado onde a fumaça penetra a carne e da um sabor extra para a carne. Por exemplo, o corte “Boston butt” fica 13 horas no pit… A carne fica muito suculento e saboroso.
Olha este foto que mostra ó termometro que controla que a temperatura tá certa no BBQ pit (as temperaturas são em Farenheit, não Celsius no foto). A temperatura certa é em baixo do Grill, que tem mais a ver com churrasco.
O liquido que sai do carne durante o processo é usado para fazer molhos “gravy”… Mmm…
Em qualquer forma. Eu admiro pessoas que decidem viver o sonho e espero tudo sucesso para eles!
Cozinhando na microondas com chef Rodrigo Saraiva para LG
Eu normalmente só esquenta agua, descongela comida e derrete chocolate na microondas. No blog tem só uma receita que usa a microondas para realmente cozinhar alguma coisa: O bolo de caneca Low-Carb.
Rodrigo também fiz um bolo de caneca, mas o que realmente me inspirou mais foi o quiche que ele fez na caneca. Lembra muito dos Muffins de ovo que eu faço, e só que na microondas você cozinha muito mais rápido. Isso junto com as mensagens que eu já recebi de várias de vocês falando que funciona superlegal fazer os muffins de ovo na microondas, fez que a ficha finalmente caiu 🙂 Vou tentar desenvolver mais algumas receitas feitas no microondas… Simples e gostoso 🙂
E ahh, mais uma coisa, ele mostrou que da para fazer os Crostinis de queijo na microondas também! Ele ralou parmesão e colocou em pratos antes de colocar na microondas por 1.5-2 minutos (o tempo depende da grossura e tamanho, mas acho que deveria funcionar para fatias de provolone também) Eles ficam menos dourados, mas crocantes e deliciosos!
Estandes/Patrocinadores
O local do evento também foi cheio de estandes diferentes, com o chançe de degustar tudo. Eu preciso admitir que eu comi chocolate e bebi cerveja… mas também experimentei queijos, café e salmão 🙂 Tinha muitas tentações, mas eu limitei as minhas fugidinhas para coisas que eu realmente achava que valiam a pena. E eu ainda me sinto bem enchada hoje… 🙂
De Queijo até Chocolate…E tudo terminou em uma festa de brindes 🙂 No final do dia eu primeiro ganhei no sorteio e depois ganhei um monte de sacolas cheio de produtos de todos os patrocinadores do evento. Eu não estou exagerando quando eu falo que eu precisava ir para o carro vãrias vezes para conseguir carregar tudo. Acho que os foto falam por si mesmo… Obrigada! Para ver a lista das empresas participando no evento, da uma olhada no site do Encontro Glourmet.
Maria, que graça de post!
Você sempre uma pessoa querida e especial. Obrigada por ter nos dado o prazer da sua presença. Super beijo
Obrigada você Sandra! Suuuuuuperbeijo de volta!
Adorei seu post Maria, fui lendo e revivendo com as suas palavras os maravilhosos momento vividos lá.
Foi muito… muito gostoso poder te abraçar novamente.
Gosto muito de você, viu? Beijão!!! ♥
Eu também gosto muito de você Rachel! Você sempre tem uma energia tão boa, vindo da coração! ❤ Continue assim 🙂 Beeeeeeiiiiijos
Vilken fin artikel du har skrivit.
mamma
Tusen tack mamsingen! Puss och kram!
Maria…que post mais claro! Escreves de um jeito delicado e preciso! Adorei te rever e espero te ver de novo em 2014! Impressionante que enquanto fui lendo, repassava tudo na miha mente! Um grande beijo!
Muito obrigada Aninha! Fiquei feliz que vc gostou:-) Gostei te conhecer no EG! Beeeeiiijos
linda postagem, adorei te conhecer e conhecer o blog, bj
Muito obrigada Angela! Um beijão!
Oi Maria!
No 1° Encontro eu apenas tinha te visto, mas não conversado. Durante esse ano que se passou, passei a visitar o seu blog e a me interessar pela sua dieta e pelas delícias que você prepara. E nesse ano, pude ao menos trocar algumas palavras com você (conversamos sobre as árvores do seu quintal rsrs) e confirmar a sua simpatia.
Espero poder estreitar ainda mais os laços de amizade com você.
O seu texto sobre o encontro resume perfeitamente bem o que foi o encontro. Adorei relembrar os momentos desse dia tão especial!
Beijocas! =)