Bolo de mousse de framboesa e limão – Com camadas de brownie

bolomoussesemcarboidratos3

Eu achava que eu teria mais tempo de escrever posts e responder mensagens quando eu estava na Suécia, mas o tempo passou bem rápido e agora eu já cheguei na minha casa em São Paulo… Eu comecei este post 2 semanas atrás e é só hoje que eu consigo postar a versão final 🙂 Obrigada pela paciência comigo pessoal.

Mas eu tive um tempo muito bom na Suécia com muita inspiração e ideias novas… A experiência mais intensivo foi a Feira de Livro em Gotemburgo na Suécia. Foi superdivertido, interessante, inspirador e especial. Quinta até domingo eu estava lá de manha até que eles fecharam a noite. É uma feira muito grande com mais ou menos 100.000 pessoas visitando. A feira tem um programa cheio de palestras acontecendo em dezenas de palcos no mesmo tempo. Eu tinha comprado o pacote completo que significou que eu tinha acesso da programa completa por todos os dias. Eu escutei pessoas discutindo livros ilustrados, fantasy para adultos e para crinaças, “criminal novels”, biografias, “romance”, livros específicos, tópicos alternativos como por exemplo livros eletrônicos, “audio books”, novas mídias e tecnologias e “self publishing” e eu falei com varias pessoas super interessantes e simpáticos sobre tudo e mais. Eu até visitei uma conversa superinteressante do “meu ídolo” Isol, uma ilustradora argentina supercriativa. Muitas vezes eu gostaria de ter tido o poder de me dividir em 3 pessoas, por que quis participar em várias coisas no mesmo tempo. O primeiro dia eu até esquesi almoçar… Mas eu adorei cada segundo!

Agora minha cabeça está cheia de ideias e inspiração e as próximos semanas eu vou saber o que realmente ficou e quais novas ideias que nasceram quando tudo se misturou lá dentro… Eu estou bem animada 🙂

bolomoussesemcarboidratos1

Durante a minha visita na Suécia eu tive meu aniversario também, uma semana depois o aniversario da minha filha. Portanto fizemos uma festinha para minha família e alguns novos amiginhos. 5 crianças e 7 adultos, uma grupo perfeito. Brincamos e divertimos muito. Foi a melhor festinha da minha filha até agora. Com menos pessoas fica mais intimo e tudo mundo se sente incluído e crianças e adultos se divertem junto.

festasemcarboidratos1

Eu e a minha mãe preparamos um bufé, com várias comidas diferentes. Para os adultos tudo estava sem carboidratos, mas para as crianças adicionamos mini salsicha em pão caseiro e sorvete. Minha filha e os primos dela nos ajudaram com os preparações, fazendo bolo de chocolate (low-carb) e mini salsichas. Eles se divertiram muito, já antes da festinha 🙂 O bolo principal foi divino e as boas noticias é que também foi menos carboidratos. Eu me inspirei quando vi nas revistas culinárias suecas que é moda de fazer bolos de mousse, em cima de uma bolo normal. A revista “AlltOmMat” tinha uma receita onde o mousse foi feito com uma mistura de iogurte grego e creme de leite eu achei a ideia legal e usei no meu bolo também. Usei a receita deles como base mas modifiquei bastante, como sempre… 🙂

bolomoussesemcarboidratos4

Aqui na Suécia você compra iogurte grego pronto em latas, mas no Brasil você pode pegar coalhada normal e reduzir até metade do volume. Precisa ser bem grosso ou o dose de gelatina na receita não vai ser suficiente. Não usa o iogurte grego do Nestle por que realmente não é iogurte grego de verdade por que eles adoçam e pelo menos eu acho que o produto deles tem nada a ver com o iogurte grego que você acha aqui na Suécia e na Grécia também por enquanto.  Só para você saberem, aqui no Brasil um “Iogurte Grego” tradicional tem 15 gramas de carboidratos (!) e só 4 gramas de gordura por 100 gramas de iogurte, na Suecia tem só 5 gramas de carboidratos e 10 gramas de gordura. Nestle, muda isso por favor… Não sei como está no Portugal, talvés vocês tem iogurte grego de verdade sem açucar alí e pode usar 🙂

bolomoussesemcarboidratos2

Para fazer este bolo eu usei minha receita de brownie em menos 30 minutos como base e adicionei dois sabores de mousse em uma camada cada. O mousse de limão com hortelã ficou um pouco acido sozinho, mas incluído no bolo isso se equilibrou muito bem com as framboesa e o chocolate. Mais uma dica: reserva um bom tempinho para fazer este bolo. N!ao é dificil, mas tem muitos passos diferentes incluindo deixar o bolo esfriar antes de colocar o mousse e depois deixar tudo no refrigerador por varias horas…

1 bolo de ~12 pedaços

(1) 1 brownie em menos 30 minutos (olhe a receita aqui).

Só adicione mais 3 minutos no forno para ficar mais estável. A ideia é de dividir o brownie em duas fatias redondas.

(2) Mousse de framboesa

  • 300 gramas de framboesa
  • 200 ml de iogurte grego (ou reduz 500 ml de coalhada com ajuda de um tecido fino e um escorregador até ter 200 ml, olha aqui para dicas. O mousse de limão também usa iogurte grego, portanto reduz tudo junto: 1litro coalhada reduzida para 400 ml)
  • 100 ml de creme de leite fresco
  • 2 folhas de gelatina
  • 1/2 copo de erythritol ou adoçante equivalendo 1/2 copo de açucar

(3) Mousse de limão e hortelã ou menta fresca

  • 100 ml de hortelã ou menta picada
  • 100 ml de suco de limão (eu usei limão siciliano)
  • (Pode usar as raspas de um limão também se quiser um sabor mais intensivo. Eu não usei)
  • 200 ml de iogurte grego (ou coalhada reduzida, olhe a receita para mousse de framboesa em cima)
  • 150 ml de creme de leite fresco
  • 2 folhas de gelatina
  • 1/2 copo de erythritol ou adoçante equivalendo 1/2 copo de açucar

(4) Frutas vermelhas e folhas de hortelã frescopara espalhar em cima

  • Usa frutas como mirtilos, framboesa, amora e morango, sem adição de açucar
  • Hortelã fresco
  • Eventualmente pode usar um pouco de coco ralado para criar mais um efeito visual legal (eu não usei)

Modo de fazer

(1) Brownie

  1. Faça o brownie numa forma redonda com lados que você pode soltar (spring form) e com um pedaço de papel manteiga forrada com manteiga no fundo. Deixe esfriar.

(2) Mousse de framboesa

  1. Primeiro coloque as folhas de gelatina em agua por 10 minutos.
  2. Durante os 10 minutos aproveita  colocar as framboesas num escorregador fino e trabalha com uma colher para quase tudo, sem os sementes, passa.
  3. Você vai ter um liquido meio grosso de um pouquinho mais de  200 ml.
  4. Esquenta uma pequena parte deste liquido com o adoçante, tire do fogo e derrete as folhas de gelatina no liquido. Deixe esfriar um pouco.
  5. Misture com o resto do liquido de framboesa.
  6. Bate o creme de leite até ficar como chantilly.
  7. Misture primeiro o iogurte com as framboesas e depois adicione o creme de leite batido.

(3) Mousse de limão e hortelã

  1. Primeiro coloque as folhas de gelatina em agua por 10 minutos.
  2. Tire o suco dos limões até ter 100 ml (~3 limões)
  3. Pique o hortelã ou menta fresca fino.
  4. Esquenta uma parte do limão com adoçante e depois derrete a gelatina no liquido quente. Deixe esfriar.
  5. Bate o creme de leite até ficar como chantilly.
  6. Misture o limão primeiro com iogurte grego e depois com o creme de leite batido.
  7. Adiciona o hortelã e misture.

(4) Como montar o bolo

  1. Corte o brownie em duas fatias redondas e finas
  2. Lava a forma e coloque papel de manteiga nova nu fundo e nos lados.
  3. Coloque uma fatia de brownie no fundo da forma de novo. Cuidado quando levantar e colocar a fatia por que o brownie quebra fácilmente. Se quebrar em qualquer forma não é um catástrofe, só arruma e o mousse vai fazer tudo grudar, só tenta colocar a fatia mais inteira no fundo.
  4. Espalhe o mousse de framboesa em cima
  5. Coloque a outra fatia de brownie
  6. Espalhe o mousse de framboesa em cima de tudo.
  7. Bate a forma um pouco na mesa para evitar bolhas grandes no bolo.
  8. Deixe no refrigerador por pelo menos 5 horas, mas é melhor fazer um dia antes e deixar no refrigerador (assim também pega mais sabor)
  9. Serve com frutas do bosque/frutas vermelhas em cima ou no lado e folhas frescas de hortelã ou menta.
  10. Pronto! Boa sorte!
Anúncios

22 Respostas para “Bolo de mousse de framboesa e limão – Com camadas de brownie

  1. Tem um ar delicioso… Aqui em Portugal até hoje só encontrei uma marca de iogurte grego sem adição de açúcar, é comercializado nas lojas LIDL, e tem 3,2gr de Carbohidratos e 10gr de Gordura por cada 100gr de produto (para quem estiver interessado). A única desvantagem é que é vendido em potes de 1000gr. O que eu costumo fazer para não se estragar, é congelar em cuvetes o iogurte que sobra e depois uso para fazer gelado simples ou com uns frutos vermelhos.

    • Oi Bru! Obrigada! Não sei a quantidade exata, mas uma fatia deveria ter por volta de 7-8 gramas eu acho, depende do tamanho, portanto não é para todos os dias… Mas é bem melhor do que qualquer bolo normal 🙂

  2. Maria, parabéns!! O bolo parece delicioso, suas fotos ficam perfeitas, ummmm dá uma vontade de comer rsrsrsrs. Você me deu uma ótima idéia,meu marido faz aniversário em dezembro acho que vou fazer esse bolo.

  3. Olá, sou brasileira e acabei de me mudar para Lisboa. Eu compro iogurte grego no el corte inglês. Como acabei de me mudar ainda estou testando mas existem muitas marcas sem açúcar com cerca de 4g de carboidratos e 10g de gordura por 100g. São na verdade produtos de origem grega. Existem potes de 200g e 500g. O adoçante erythirol ainda não encontrei. Se souberem, por favor me avisem… Vou tentar achar em Paris, vc sabe onde posso encontrar?
    No mais, um beijo e obrigada por compartilhar suas descobertas!

    • Oi Fernanda!
      Legal que tem este iogurte em Portugal! Não sei onde comprar erythritol em Portugal ou na França, mas provavelmente tem nos dois paises. Pergunta no supermercado, muitas vezes eles colocaram outros nomes (marcas), mas se olhar no rotulo você vai ler erythritol, que é o nome da substancia.

      Alguem em Portugal sabe nos informar onde achar e o que chama, por favor? Obrigada!

      Beeeeiiijos

    • Fernanda, o erytrhitol pode ser comprado pelo site iherb.com, eles entregam pelo correio e são bem confiáveis. Eu compro por lá há muito tempo. A única coisa que é bom saber é que o imposto de importação você tem que pagar ao receber o produto e é de 60%, mesmo assim vale a pena. Se alguém for comprar alguma por la, podem colocar o meu “rewards code” que é BUK260 e vai receber um desconto na primeira compra e eu também recebo desconto na minha próxima compra. Tem muitos produtos bons à venda lá, eu comprei fava de baunilha e óleos essencais que estou esperando chegar. Abraços.

  4. Pingback: Bolo de carne com legumes e queijo de cabra – Perfeito para o seu bufé | Mais gordura, menos carboidratos!·

  5. Amei seu blog, estou pensando em seguir uma dieta com poucos carboidratos e encontrei seu blog, gostaria de agradecer e te parabenizar pelas informações, dicas e receitas que vc posta, muito obrigado por dividir isso conosco.

  6. E que tal fazer o nosso proprio iogurte grego. Em faço com 2 litros de leite de cada vez e escorro bem o soro. Fico com 1 litro de iogurte bem cremoso, rico em proteina e gordura e pobre em carbs, Optimo!

  7. Pingback: Tudo para a sua ceia de natal – Inspiração sem carboidratos | Mais gordura, menos carboidratos!·

  8. Pessoal, o erytrhitol pode ser comprado pelo site iherb.com, eles entregam pelo correio e são bem confiáveis. Eu compro por lá há muito tempo. A única coisa que é bom saber é que o imposto de importação você tem que pagar ao receber o produto e é de 60%, mesmo assim vale a pena. Se alguém for comprar alguma por la, podem colocar o meu “rewards code” que é BUK260 e vai receber um desconto na primeira compra e eu também recebo desconto na minha próxima compra. Tem muitos produtos bons à venda lá, eu comprei fava de baunilha e óleos essencais que estou esperando chegar. Abraços, Maria, quando você volta? Estamos com saudades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s