3 dicas para ferias felizes e sem carboidratos

felizmariaalm

Sei que eu não postei nada por um tempo, mas eu estive viajando. Quem está me seguindo no Facebook já vi várias das minhas aventuras, gastronômicas e outras, e sabe que eu primeiro fui para Paris, depois Israel e que eu agora acabei de chegar na Suécia. Mas agora as férias passaram, vou ficar aqui na Suecia por algumas semanas trabalhando com alguns projetos meus. Sempre é gostoso chegar na casa dos meus pais e me sinto bem poder ficar aqui aproveitando colocar agua nos meus raízes. Família é família é família 🙂 Tenho duas irmãs aqui também, e a minha filha tem primos… Vamos nos divertir!

Já me sinto em casa com a comida da mãe e com algumas ajudinhas das minhas irmãs.

photo 2

Também vou voltar colocar receitas no blog 🙂 e responder todos os comentarios e emails que eu recebi mas não tive tempo de responder. Não esquesi!

Mas primeiro alguns pensamentos sobre como sobreviver as férias feliz e sem culpa. Será que da para aproveitar as férias sem ganhar peso? A resposta é simples: Sim! Eu até perdi 2 kilos estas ultimas 2 semanas. Sem sacrifício. Como? Eu tenho 3 dicas:

  1. Aproveita o oportunidade de exercício de graça: anda.
  2. Escolhe ativamente e bem as bebidas e as comidas, sempre tem alternativas gostosos.
  3. Não se mata, faça suas fugidinhas quando achar que vale a pena. Mas com pouco frequência e com porções menores (divide com seu parceiro/sua parceira/filhos)

O mundo é cheio de alternativas gostosas e muitas das coisas legais não tem muitos carboidratos (incluindo um bom vinho com queijo). Acrescentando que eu tive muito tempo livre e que eu acho que o melhor jeito conhecer um novo lugar é a pé significa que eu tive meu dose de exercício de graça todos os dias com prazer. Eu não corri, só andei muito.

Eu estou usando um aplicativo no meu smartphone que se chama Endomondo que é super legal. Mostra não só quanto você andou em quanto tempo, mas também mostra numa mapa onde você andou com ajuda do GPS do telefone, em qualquer lugar do mundo. Depois pode ver seu histórico no internet, somando todos os indicadores interessante. Você guarda suas caminhadas (ou corridas ou outro excercisio). Não sei como funciona para você, mas para mim isso é muito motivador. Faço em São Paulo e fiz agora durante as férias. Portanto posso ver onde eu andei em Paris, Tel Aviv, Jerusalem e os outros lugares que nos visitamos. Eu decidi que eu quis fazer um mínimo de 7 kilometro por dia e o aplicativo me mostrou se eu tinha atingido o alvo ainda ou não, mas a maioria dos dias chegamos em 12, 15 ou até 20 kilometros por que tinha tantas coisas para fazer e ver 🙂 . (O Endomondo não é o unico aplicativo qua faz isso, pode achar varios alternativos, faça um pesquisa no App Store)

walk1a

Eu tomei uma taça de vinho quase todos os dias durante as ferias. Isso é ruim? Eu acho que não. Sei que muitas pessoas acham que por causa do álcool vinho deveria ter muito carboidratos. Mas álcool e carboidratos são coisas diferentes. Uma taça (~150 ml) de vinho tem 2-3 gramas de carboidratos, portanto não ascresenta tanto. Mas evite cerveja! Um chop (taça tulipa de 240 ml) tem ~11 gramas de carboidratos, pensa pão liquido… Para ler mais sobre carboidratos por tipo de vinho etc. olhe este post antigo. Mas claro, não da para beber de mais vinho também por causa de outros fatores de saúde… Para beber suficiente eu prefiro agua, mas em vez em quando eu troquei por por exemplo chá gelado caseiro sem açucar ou alternativos similares.

Quando você diminua os carboidratos você precisa substituir a energia por outros alimentos. Com outras palavras pode e até deveria comer mais gordura, só sobreviver com proteína não é sustentavel. Não vou mergulhar na teoria por traz, para quem quer ler mais sobre isso eu recomendo um ótimo blog que chama Dieta Low-Carb e Paleolítica que está escrito por um medico (Dr Souto) que foca na ciência por traz este estilo de vida e por que funciona. Mas na pratica isso significa que eu sem culpa posso comer molhos, varias tapas/mezes, legumes e outros acompanhamentos gostosos para meus refeições de carne, peixe ou frango. Quando não estava no cardápios eu sempre pedi para trocar a massa, o arroz ou as batatas que acompanharam o carne por legumes ou uma salada e eu nunca tive problemas ou me senti que eles me acharam complicada. As sobremesas eu troquei por queijos e/ou um bom expresso machiato. Portanto não estava sem nada quando os outros quiserem comer doces. Eu até achei um sorvete com 85% de cacau no Israel um dia quando era muito quente e eu faria qualquer coisa por um sorvete…

Mas eu não acredito que você precisa ser rígida sempre. Eu me deixo fazer fugidinhas em vez em quando, quando eu acho que realmente vale a pena. Eu fiz uma fugidinha por semana durante as ferias, mais ou menos. Por exemplo fomos para um restaurante que surpreendeu nas entradas e os principais e eu pensei que deveria ter sobremesas maravilhosas também. Tinha ração 🙂 . Dividimos 2 sobremesas arabes em 4 na mesa. Supergostoso, cheio de açucar e sim, eu adorei!

fugidinha

Anúncios

7 Respostas para “3 dicas para ferias felizes e sem carboidratos

  1. Olá,

    minha primeira vez por aqui. Vou dar uma fuçada no blog. Só queria dizer que achei muito bonitinho o jeito que vc escreve 🙂

    boas férias pra vc!

    bjo

    • Obrigada Aline! Tive ferias longas e aproveitei trabalhar com algusn projetos na Suecia também duarante a viajem, só voltei agora 🙂 Espero que você achou mvarias coisas que você gostou… Beijos e bem vinda!

  2. Concordo totalmente, Maria. Essa dieta nos permite comer mais saudavel, emagrecendo sem sacrificio e o melhor de tudo: liberta-nos da contagem escravizante das calorias. Por isso mesmo acho que nao podemos deixar de nos permitir uma fugidinha de vez em quando.
    Otimas ferias pra voce. Estamos mesmo sentindo falta de seus posts e receitinhas maravilhosas.
    Beijos.

  3. Oi Maria, minha esposa Talita está seguindo você no face e eu no blog. Estamos nesta nova vida low carb low gluten há 2 meses. E já se foram mais de 16 Kg em mim… Temos um casal de amigos (somos cumpadres e cumadres como se diz por aqui) de Estocolmo (Mirjan e o Edgard, ele, brasileiro, claro). Vamos falar de voce para eles. Um abraco, Luis Guilherme e Talita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s