Lasanha low-carb de berinjela – Recheada com cogumelos e molho de carne

lasagnasemcarboidratos1

Dieta e lasanha funciona! O truque é simples, troca a massa por berinjela.

Esta lasanha não leva molho branco, mas tem requeijão num molho do cogumelo que representa uma das camadas. A outra camada é feita com molho bolonhesa. Ficou bem bom! O que eu não comi eu congelei em porções. Superpratico!

lasagnasemcarboidratos2

4-5 porções

  • 2 berinjelas grandes
  • molho de carne (olhe a receita em baixo)
  • molho de cogumelos (olhe a receita em baixo)
  • 200 gramas de queijo amarela ralado (eu usei emmental mas pode trocar para por exemplo mussarela ou estepe)
  • 5 colheres de sopa de cheiro verde picado
  • azeite, sal e cheiro verde
Molho de carne
  • 300 gramas de carne
  • 1 pote de polpa de tomate (tomate inteiro pelado)
  • 1/2 cebola
  • (eventualmente 1 dente de alho)
  • sal, pimenta do reino e orégano seco ao gosto
Molho de cogumelos
  • 550 gramas de cogumelos (eu usei 400 gramas de champiões e 150 gramas shitake)
  • 1/2 cebola
  • (eventualmente 1 dente de alho)
  • 150 gramas requeijão cremoso
  • sal e pimenta do reino ao gosto
  1. Corte a berinjela em fatias longas (não moeadas).
  2. Espalhe sal em cima e deixe descansar.
  3. Prepare os molhos separados. Para os dois molhos, primeiro pique e refoga cebola e eventualmente alho. Depois adicione ou carne ou cogumelos e sal e pimenta ao gosto para refogar até ficar bem cozido. Finalmente adicione ou polpa de tomate ou requeijão e cozinhe mais um pouco. Deixe o molho de carne cozinhar mais até que a molho de tomate ficar bem incorporada. O molho de cogumelos só precisa 1-2 minutos depois que você adiciona o requeijão. Guarde os molhos separados.
  4. Rala o queijo.
  5. Lava a berinjela para tirar o sal e o liquido que soltou da berinjela.
  6. Agora prepare a lasanha. Numa forma para forno começa espalhar azeite no fundo, depois coloque uma primeira camada de berinjela. Depois uma camada com molho de cogumelos e espalhe 50 gramas do queijo ralado em cima. Depois mais uma camada de berinjela. Depois uma camada de molho de carne. depois mais uma camada de berinjelas. Finaliza com as ervas picadas e o resto do queijo ralado. Espalhe um pouco de azeite em cima de tudo.
  7. Leva ao forno em 200 graus por ~45-50 minutos, ou até ficar dourado e bem cozido.
  8. Pronto!

lasagnasemcarboidratos4lasagnasemcarboidratos3

Anúncios

19 Respostas para “Lasanha low-carb de berinjela – Recheada com cogumelos e molho de carne

  1. Oi, Maria.
    Eu tinha escrito outro comentario, mas ele nao foi publicado. So pra te dizer que estou viciada em seu blog. Bato ponto aqui todo dia pra ver o que farei no almoco. Ontem foi excecao, porque acordei com vontade de comer lasanha e fui faze-la. De berinjela! Acredita nessa coincidencia? Foi uma surpresa quando vi seu post de hoje.
    Na minha, fiz um molho mistrurando creme de leite fresco e requeijao. Tambem amoleci antes as berinjelas em pouco de agua e vinagre. Ficou maravilhosa!!
    Beijos.

  2. Maria, tenho lido seu blog todos os dias! Ontem fiz a lasanha de berinjela. Aproveitei, ja fiz mais molho e montei outra lasanha com abobrinhas. Ficou maravilhosa! A de berinjela vamos comer hoje!!!

  3. Fiz essa lasanha e ficou maravilhosa!!!! Estou viciada nesse blog. Todo dia dou uma passadinha por aqui para me inspirar para o jantar. Hoje vou fazer a abobrinha recheada e depois comento o resultado.

    • Oi Carla! Eu fiz com cogumelos cortados em pedaços maiores, mas não tem regras, você decide como você quer ter sua lasagna 🙂 Não triturei, deixei os pedaços par criar mais textura. Boa sorte! Beijos

  4. Oi, Maria. Hoje fiz a sua lasanha e tive que improvisar um pouco pois só tinha cogumelos em lata (uma) e não tinha requeijão. Então tive que arrumar uma forma de fazer mais quantidade. O que é que eu fiz? fiz uma mistura de queijo philadelphia com pedaços de queijo feta e juntei leite de amêndoa que eu tinha feito ontem. Ficou muito cremoso! Vc já pensou em juntar leite de amêndoa a cremes de queijo? olha eu achei que ficou super gostoso. Beijão

    • Nossa, parece bem bom! Adorei sua dica Paula, vou experimentar usar leite de amendoa também! Muito obrigada por me contar sobre suas experiencias, fiquei inspirada! Beeeiiijos

  5. Adoro o blog, foi o meu primeiro contacto com o assunto low carb, e foi daqui que a minha leitura sobre todo o assunto começou! Obrigada por toda a partilha 😀 vou experimentar esta lasanha, parece divinal! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s