Sopa supersimples de abacate – Gostosa e sem carboidratos

sopadeabacatesemcarboidratos1

Esta receita é muito fácil. Eu vi algumas receitas no internet de sopas frias de abacate, estilo guacamole mas quis ter uma coisa quente. Eu já tinha experimentado fazer muffins com abacate, uma receita que nunca entrou aqui no blog por ficou horrível. (Siiiim… eu erro também… 🙂 )

sopadeabacatesemcarboidratos4

Parece que quando esquentar muito o abacate fica muito amargo… Então como fazer? Eu resolvi ferver uma calda normal e depois misturar com o abacate, ainda na temperatura ambiente. Funcionou!

Mais para frente, eu vou tentar fazer uma sopa fria, mais elaborada com todos os ingredientes de guacamole e outras sabores mexicanas (limão, sour cream, coentro, pimenta, cebola, tomate, talvés um pouco de queijo, etc) , mas por enquanto esta receita serve muito bem agora no inverno 🙂 Isso também é mais uma receita sem não só gluten ou outro carboidrato, mas também sem lactose.

sopadeabacatesemcarboidratos2

2 porções

  • 1 abacate ou 2 avocado (abacate menor, preto e menos aguado)
  • 1/2 cebola picada
  • 2 1/2 xícaras de calda um pouco mais concentrada que normal (o mais fácil é desolver  2 cubos de caldo Knorr de carne em 2 1/2 xicara de agua fervendo)
  • eventualmente 1 dente de alho picada
  • temperos:
  • sal e pimenta
  • eventualmente um pouco de pimenta vermelha
  1. Refoga a cebola picada e alho em azeite ou manteiga até ficar mais mole, mas sem pegar cor.
  2. Adicione a calda e sal e pimenta (e eventualmente outros temperos) ao gosto
  3. Ferve por alguns minutos para a calda pegar o sabor da cebola.
  4. Coloque o abacate no liquidificador e bate até ficar com textura homogênea. Usa abacate com temperatura ambiente, não do refrigerador para a sopa não ficar fria de mais depois misturar tudo.
  5. Adicione a calda e bate de novo.
  6. Serve já já. Eventualmente espalhe um pouco de azeite trufado em cima (azeite com um sabor, tipo alho, pimenta, tartufo ou outra coisa) e ervas frescas.

sopadeabacatesemcarboidratos3

Anúncios

9 Respostas para “Sopa supersimples de abacate – Gostosa e sem carboidratos

  1. Nao entendi:
    2. Adicione a calda e sal e pimenta (e eventualmente outros temperos) ao gosto.
    Que calda? Seria adicionar sal e pimenta à cebola refogada?

    • Oi Julio! Vi que nao explicquei muito bem 🙂 Usa sua calda favorita, tipo Knorr. Por exemplo desolve 2 cubos de calda em 2 1/2 xicara de agua junto com a cebola refogada e ferve por um tempo. Depois mistura com o abacate e temperos. Espero que isso ajudou, vou mudar no post tambem para ficar melhor explicado, Obrigada por avisar! Beijos

  2. É um pecado misturar caldo knorr ao abacate!!!!!!!!!! Abacate: gordura saudável e caldo knorr totalmente saturado!!!!! Invente um caldo de legumes natural e saudável!

    • Oi Elfi! Você pode usar seu caldo favorito, fazendo com materia prima fresca. Eu também prefiro calda totalmente natural, mas se não tiver tempo (que muitas pessoas não tem) e quer uma coisa facil, caldo Knorr funciona. Por ser industrialisado, eu concordo que caldo knorr e pior que um caldo feito totalmente caseiro, mas separando isso é só pensando sobre o assunto gordura saturada vs. não saturado eu não acho que gordura saturada por definição é ruim. Tem varios artigos super interessante sobre isso. Se quiser ler mais sobre gordura saturada e por que isso poderia ser bom para a saúde, visite o blog Dieta LowCarb e Paleolitica, tem varias artigos legais sobre esta dieta . Este post por exemplo discute isso com mais profundidade: http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2013/03/gordura-vegetal-versus-gordura-animal.html
      Gordura animal também e natural. Espero que você acha interessante 🙂 E eu prometo que eu vou tentar desenvolver ou achar uma receita para uma calda totalmente caseira para as pesoas que querem uma alternativa… gosto de desafios e também acho que meu blog precisa de uma receita basica de calda. Beeeeiiijos

  3. Pingback: 5 sopas para o inverno – Quentinhas e sem carboidratos | Mais gordura, menos carboidratos!·

    • Oi Mayara! Dicas legais, obrigada! Honestamente eu não sei se fique bem se for congelar… Minha dúvida é sobre o abacate. Da para fazer sorvete com abacate, congelando, mas não sei como ficar se for descongelar de novo, se a textura ainda fica legal. Não experiementei, ainda. Se vocÊ congelou já, me fale como ficou, por favor. Obrigada 🙂 Beeeeiiiijos

  4. Pingback: Espetinhos de frango – com molho apimentadinho de avocado | Mais gordura, menos carboidratos!·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s