Almôndegas suecas numa versão sem ovo, gluten ou lactose!

almondegassemcarboidratos4

Quando eu estou com saudade da minha família eu sempre entro na cozinha e faço comidas bem típicas suecas. A semana passada eu tinha um momento assim… Eu fiz um monte de almôndegas suecas e também o bolo de especiarias do último post. Canela, gengibre, cravo da índia são todos sabores do inverno e um natal com a família. E almôndegas suecas sempre estão na mesa nos grandes festas suecas, seja natal ou a festa do “meia verão” que foi o ultima semana do junho. Cozinhei para compensar… Sou uma pessoas de família e agradecço meus pais maravilhosos por ter me dado três irmãs e um irmão amorosos, charmosos e cheio de compaixão. Eles são meus melhores amigos e sei que eles sempre vão estar no meu lado, em baixos e altos…

almondegassemcarboidratos2

Algumas de vocês me pediram receitas sem lactose e, como e já falei, minha filha tem sensibilidade de leite, portanto quis fazer uma versão de almôndegas mais adaptada. Eu também experimentei tirar ovo nesta receita, mas lembra que eu não acho ovo ruim, no contrario um superalimento. E como sempre eu não adicionei nenhuma farinha, portanto estas almôndegas tem muito pouco carboidratos.

almondegassemcarboidratos3

Mas como fazer para ligar a mistura? Eu usei farinha de sementes de chia. Quando a farinha fica molhado, solta uma tipo de gel que ajuda ligar. Não liga tão bem como farinha normal ou ovo, mas ajuda bastante. É o truque é fazer as almôndegas bem pequenas, elas ficam fofas e deliciosas!

almondegassemcarboidratos1

Adooooreeeei estas almôndegas! Ficaram bem boas mesmo:-) E elas fizeram sucesso com a minha filha também. Vocês podem congelar e só triar quantas que vocês querem, portanto é bem prático. Se vocês querem ver uma receita com ovo e cream cheese, da uma olhada numa outra receita aqui, que também tem molho.

6 porçoes

  • 600 gramas de carne moida
  • 1 abobrinha tamanho medio
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 4 colheres de sopa de farinha de sementes de chia
  • (eventualmente um cubo de caldo de carne)
  • Temperos:
  • Pimenta Jamaica
  • Uma pitadinha de cravo da índia (faz uma diferença gostosa)
  • sal e pimenta de reino
  1. Rala a abobrinha
  2. Pique a cebola e o alho
  3. Mistura a abobrinha, cebola e alho com a carne moida.
  4. Adicione a farinha de chia, temperos e  sal.
  5. Misture tudo muito bem
  6. Forma bolinhas de carne. O truque é não fazer as bolinhas grande de mais, mas bem pequenos mesmo.
  7. Frita na frigideira numa gordura sem lactose. (Se não tem restição pode fritar na manteiga)
  8. Se achar necessário, coloque todas a almôndegas num vidro no forno em 200 graus por ~10-15 minutos. Elas vão sair todas quentinhas e bem cozidas.
  9. Pronto! Serve com uma acompanhamento sem carboidrato do seu gosto.
Anúncios

10 Respostas para “Almôndegas suecas numa versão sem ovo, gluten ou lactose!

  1. Maria, adorei, você tem outras sugestões para trocar a farinha de chia? Eu moro na Alemanha e nem sempre encontra esse tipo de produtos. Aqui tem um supermercado de produtos naturais que ja encontrei produtos como oleo de coco e farinha de coco. Mas ainda não encontrei alguns produtos, pois tenho duvidas em relação de carboidratos descrito nas embalagens. Se vc le a embalagem e diz que para 100g tem 14g de carboidratos, voce acha alto?

    • Oi Lucieine! Muito obrigada! Acho que pode tentar trocar chia por farinha de linhaça. 14 gramas por 100 gramas é pouco ou muito depende qual é o tipo de ingrediente. Se for usar alguns colheres de sopa, não é ruim, mas se usar como ingrediente mais principal pode acresentar muitos carboidratos. (Se você bebe uma xicara de 250 ml com 14 g por 100 ml o total vai ser mais que 30 gramas…) Portanto, a resposta é muito relativa… Usa seu bom senso e tudo vai dar certo 🙂 Um grande beijo e boa sorte!

  2. Adorei a receita… não acrescentei a farinha de chia apenas carne moída, abobrinha ralada, pimenta,alho, sal foi no improviso kkkk mas ficou uma delícia a minha filha muito resistente a alguns alimento adorou obrigada estou entrando na dieta aos poucos pois bjsss

  3. Oi!
    conheci seu site hoje e adorei! Fiquei feliz por ter receitas sem lactose tambem, porque hoje em dia tudo vai leite ou queijo.
    Vou arriscar e fazer alguma receita hoje!
    beijos

    • Oi Viviane! Pode funcionar, mas eu não acho que vai ficar tão bom como se fritar em manteiga na frigideria. Acho que a manteiga da um sabor extra gostoso… Mas experimenta, ainda pode ficar legal 🙂 Beijos

  4. Pingback: Tudo para a sua ceia de natal – Inspiração sem carboidratos | Mais gordura, menos carboidratos!·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s