Você não precisa ter medo de gordura! – Mitos de colesterol e gorduras

escondidinho de ovo sem carboidratos 1

  • Se eu falasse que o consumo de colesterol não causa doenças cardíacas, você me acreditaria?
  • Se eu falasse que o colesterol é essencial para o bom funcionamento do organismo, que se utiliza dele para produzir hormônios, manter a saúde intestinal e reparar células danificadas, você me acreditaria?
  • Se eu falasse que nos devemos consumir mais de 10% de gorduras saturadas diariamente, ao contrário do que as autoridades recomendam, você me acreditaria?
  • Se eu falasse que gordura, não carboidratos, é o combustível preferido pelo metabolismo para ser usado como fonte de energia e tem sido assim durante a maior parte de nossa evolução como espécie, você me acreditaria?

Mas se varias cientistas falassem e mostrassem provas cientificas?

Leja este excelente artigo, Gorduras e Colesterol -Verdades e mitos, no  blog Primal Brasil. Isso vai ajudar nos seus discussões com amigos e familiares quando questionarem sua escolha de estilo de vida.

E mais, carboidratos engordam mesmo:

Gordura não é prejudicial! Muito pelo contrário ela é o combustível preferido pelo metabolismo para ser usado como fonte de energia e tem sido assim durante a maior parte de nossa evolução como espécie. Supostamente devido à grande disponibilidade de gordura para ser consumida ao longo de milhares de anos e a baixa disponibilidade de carboidratos, a capacidade de nosso corpo de estocar glicogênio (longas moléculas de glicose que servem como principal meio do corpo para estocar glicose) se tornou muito pequena, de modo que agora temos que estocar os carboidratos como gordura corporal, quando o limite de estocagem é excedido. Em outras palavras, nosso corpo, órgãos e músculos têm uma capacidade limitada de estocar glicogênio, o que significa que se consumirmos muitos carboidratos de alta carga glicêmica, os quais são mais rapidamente convertidos em glicose sangüínea e de maneira mais duradoura, é quase certo que excederemos a capacidade do nosso corpo de estocar glicogênio e este excesso de glicogênio será convertido em gordura corporal.

Anúncios

3 Respostas para “Você não precisa ter medo de gordura! – Mitos de colesterol e gorduras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s