Ceia de natal e Papai Noel – Como fazemos na Suecia?

Natal-sem-carboidratos3

Dependo do pais o Papai Noel vem ou dia 24 de dezembro ou dia 25. Aqui na Suécia ele vem dia 24 de dezembro, na nossa casa ele vem até duas vezes. Primeira vez é já durante a madrugada, quando as crianças ainda dormem, e ele deixa alguns presentes nas meias de natal das crianças (e adultos:)) que minha mãe fiz para cada novo membro da família (nascido ou casado) .

Natal-sem-carboidratos6

Isso é também quando ele busca todos os presentes que as crianças prepararam para seus irmãos e pais. Segunda vez é no final da tarde, inicio da noite, quando ele vem toda fantasiado e distribua todos os presentes de natal. Este ano veio a esposa dele também 🙂

Natal-sem-carboidratos8
Na nossa família também temos a tradiçaão de colocar rimos em cada presente com dicas do que tem dentro e cada pessoa precisa ler e adivinhar o que tem lá dentro antes de abrir. Pode imaginar quanto tempo isso demora com um monte de pessoas… Mas claro, Papai Noel não tem tanto tempo e normalmente só distribue 1-2 presentes por pessoas antes de continuar para outras famílias e um membro da família continua o processo. Este ano estavamos 15 pessoas; eu, meu irmão e minhas três irmãs, nosso pais e todas nossas crianças. Ficamos abrindo presentes por 2.5 horas, por que ninguém abre no mesmo tempo como outra pessoa… Precisamos ler o rimo, adivinhar o conteúdo e abrir um presente antes que a próxima pessoa poderia fazer a mesma coisa com seu.

Natal-sem-carboidratos1
Parece louco? Talvéz é, mas no mesmo tempo você coloque muito mais pensamento por traz dos presentes. Cada presente ganha um atenção especial e as crianças sentem que o presente e o carinho que eles colocaram foi visto. Não é o valor do presente que é importante, mas a felicidade de dar e receber com amor. Uma brincadeira que faz tudo mundo envolvido em cada presente, por que tudo mundo pode adivinhar ou da dicas se a primeira pessoa não consegue acertar.

Natal-sem-carboidratos2
Dia 24 de dezembro também é o dia de Ceia de Natal. Na nossa família na verdade é um almoço, antes que o Papai Noel vem. É um bufé com muuuitas coisas gostosas. Nosso bufé quase sempre tem as mesmas coisas, é ainda não planejando especificamente ter comida com baixo carboidrato uma boa parte funciona muito bem para pessoas como eu. Nosso bufé este ano tinha os seguintes pratos (pode ser que eu esqueci alguma coisa, por que a mesa estava bem cheia):

(Baixo Carboidrato)

  • Almondegas
  • Salsichas do Príncipe
  • Paté de fígado
  • Fiambre/Presunto do Natal, equivalente de Tender de Natal no Brasil (ao invés de Peru ou Chester)
  • Omelete com cobertura cremosa de cantarelo (um tipo de cogumelo)
  • Uma variedade de queijos (vaca e cabra)
  • Salmão defumado/marinado
  • Salada quente de repolho vermelho
  • Sylta (desculpe mas não sei como escrever isso em português…)
  • Herring com um variedade de molhos (peixe cru marinado)
  • Costelas
  • Salada de verdes, nozes e molho
  • Queijo Fresco

Natal-sem-carboidratos5

(Outros, com carboidratos)

  • Tentação de Jansson (batata gratinada com creme de leite e anchova salgada)
  • Variedade de Pão
  • Bolinhas de batata e bacon (um tipo de gnocchi tradicional Sueco)
  • Salada de maça e beterraba

Tudo isso é comida bem tradicional, pratos que existem por centenas de anos e, como você podem ver, não tem muito carboidratos na mesa. Parece que nossos avos comiam muito melhor do que nossa geração come hoje em dia…

Natal-sem-carboidratos7
Em qualquer forma, eu tive um dia muito feliz, com minha família e muito amor. Talvéz foi a última vez que nos conseguimos juntar toda a família no mesmo lugar no Natal, estamos bem espalhados no mundo e cada um tem um espoço/uma espoça que também tem uma família que quer ter eles no Natal… Também, meus pai vão vender a casa nas montanhas, eles não tem condição de ter duas casas (eles mudaram para uma cidade agora quando ambos se aposentaram), por tanto o momento é extra melancólico-feliz por que provavelmente estamos despedindo um parte de nossos raízes da infância. Vou guardar estes dias na memoria para sempre, e se acontece de novo vai ser um bônus fantástico.
Estou muito feliz que a minha filha tive o chance de conhecer onde eu gastei tanto tempo quando criança, um lugar que meu pai construiu quase sozinho com os mãos próprios. Tirei um monte de fotos para ela lembrar quando crescer…

Natal-sem-carboidratos4

Anúncios

14 Respostas para “Ceia de natal e Papai Noel – Como fazemos na Suecia?

  1. Oi Maria!

    Não sei se vc lembra de mim, mas sou do grupo Foodblogs Brasil.
    Agradeço por compartilhar um pouquinho da sua vida através desse lindo post, que como você mesma disse, vai ficar na memória para sempre. Também penso como você: o que vale é o valor sentimental do presente, ou seja, o quanto de amor colocamos na preparação dos presentes, não é mesmo? Afinal, os sentimentos, os momentos vividos e as recordações são um tesouro!!!
    Quero lhe desejar um 2013 maravilhoso, cheio de amor, paz, saúde, união e harmonia em sua família!
    E que nós possamos, no próximo Encontro Gourmet, nos conhecer pessoalmente!

    Um grande beijo no seu coração!!!!

    • Oi Cintya Maria! Muito obrigada por esta mensagem, fiquei muito feliz! Natal realmente e uma momento muito especial de amor, paz e familia. Desejo voce tambem um 3013 maravilho, por que nao ate o melhor ano da sua vida… Espero conhecer voce melhor em algum encontro de bloggers para frente, mas ja estamos amigos no Facebook:-) Beeeeeeeijos

  2. Maria obrigada por postar sua experiencia de natal. Gostei, pois assim vai se conhecendo outras vivencias. Para vc e sua familia tudo de bom e que os seus sonhos mais secretos se realizem. Um carinhoso abraço em todos!!!!!

  3. Ola! sou leitora nova, descobri seu blog esses dias e gostei demais! Que bacana q eh o natal na suecia! Estou lendo os posts antigos e suas deliciosas receitas e estou gostando muito! Eu sou brasileira, casasa com brasileiro e com um filho americano, pois moro nos EUA, e tbem adoro cozinhar!
    Muito joia seu blog, adorei!
    Ana

  4. Hej, Maria!
    Descobri seu blog por acaso e estou adorando-o. Jag var en utbytesstudent i Stockholm. Amei esse post, me fez lembrar meu Natal sueco de 2007. Que lembrança boa!! Fan, vad jag saknar julbord!
    Beijos

  5. Oi Ana! sou uma viciada no seu blog! Parabens, aqui em casa TODAS suas receitas que faço sao aprovadas. Me explique uma coisa, vc come ou faz Gravlax sem usar açucar? Aprendi com meu sogro a fazer o Gravlax e o molho do chef, mas depois que cortei o açucar como fazer?! Vc tem ideias? Bjus e mais bjus, mais uma vez parabens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s