Tudo mundo tem algumas coisa favoritas que precisa estar no bufé de natal. Se não estiver, simplesmente não é natal…
Minha lista muito bem definida é Almondegas suecos, o Paté de fígado da minha mãe (espero que eu vou poder aprender a receita esta natal), Queijo fresco granulado (tipo este receita aqui), “As temptações do Jansson” (preciso desenvolver um versão deste sem carboidratos), “Herring” (um peixe cru doce em um variedade de molhos), salmão defumado e Omelete com cobertura cremosa de cogumelos (especificamente chanterelles/cantarelos). Posso viver sem o Presunto de natal (o equivalente do peru ou o chester aqui no Brasil) mas estes outros pratos precisa estar la :-). E você, o que precisa estar no seu bufé?
Natal é um momento de reunir a família e eu estou indo para Suécia com minha filha, vai ser superlegal encontrar com meus pais e irmão/irmãs e para a minha filha poder brincar com os primos. Só que a família não vai ser totalmente completa porque meu marido vai precisar ficar aqui trabalhando… Ai, ai, ai… Em qualquer forma, eu comecei sentir um saudade maior da minha família esta semana e decidi fazer uma das coisas que na minha lista em cima.
Eu não achei cantarelos aqui no Brasil, portanto eu troquei por champinhões. Não é a mesma coisa, cantarelos tem um sabor muito distinto e especial, mas ainda ficou bem bom. E não só combina com o bufé de natal, isso foi um dos meus almoços esta semana. E muito simples fazer!
4 porções
Omelete
- 6 ovos
- 1/2 copo de creme de leite
- sal e pimenta
Cobertura
- 300 g de cogumelos
- 1/2 cebola
- 1/2 copo de vinho branco seco
- 1/2 copo de creme de leite
- 1 cubo de calda de legumes
- sal e pimenta
- 3-4 colheres de queijo ralado
- salsa para garnisão
- Misture todos ingredientes bem, bate até ficar bem misturado mas sem entra muito ar.
- Forra uma forma quadrada com manteiga e espalhe a mistura em cima
- Leva ao forno em 180- 200 graus por mais ou menos 10-15 minutos, até se estabilizar. (Expande no forno mesmo, não tem problemas. Olhe os fotos em baixo.)
- Pique a cebola e corte o cogumelos e pedaçinhos.
- Refoga em manteiga, com sal e pimenta, até bastante liquido saiu dos cogumelos.
- Adicione o vinho e o cubo de caldo.
- Refoga mais e deixe a liquido reduzir de novo.
- Adicione o creme de leite e experimenta com sal e pimenta se for necessário, e deixe ferver mais um pouco ate ficar bem cremoso.
- Espalhe os cogumelos em cima do omelete.
- Depois espalhe o queijo ralado (ralado bem fino para ter tempo de derreter no forno), e leva ou forno de novo por 5 minutos em 200 graus.
- Tire do forno e espalhe bastante salsa em cima.
- Pronto!
Nesse omelete não adicionaste fermento? O meu não cresceu assim..
Nao tem fermento! Talvez depende do forno, mas o resultado final deve ser igualzinho, por que as bolhas disaparece quando tirar do forno. Beijos!
Pingback: Tudo para a sua ceia de natal – Inspiração sem carboidratos | Mais gordura, menos carboidratos!·