Eu nunca comemorei Halloween o jeito que eles fazem em EUA. Na Suécia esta festa não era tão grande quando eu era criança, mas ficou mais popular os últimos 10-15 anos. Na Universidade tivemos festas de fantasia na tema, mas mais como uma ração para ter mais uma festa que por causa de uma tradição forte 🙂 Na verdade, na Suécia temos um outro dia das bruxas, mais perto da Pascoa, quando as crianças se vestem como bruxas e vão para os vizinhos pedindo doces.
Mas aqui tem a tema Dia das bruxas nas escolas, até na escolinha da minha filha. Fiquei com curiosidade e tentei entender o origem da festa e entendi que uma mistura de varias coisas, que tem origem ambos pagã e católico. Em baixo é um resumo do que eu achei no Wikipedia:
Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente “fim do verão”). A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. No catolicismo tinha a festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio mas no século 8 a data foi mudado para 1º de novembro. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e “All Hallow Een” até chegar à palavra atual “Halloween”. Com tempo os dois influencias culturis foram mesclados e misturados com outras influencias ate ficar o Halloween de hoje.
Eu não gosto muito o lado comercial do Halloween, mas como inspiração cultural e criativa para fazer coisas artesanais e para as crianças brincarem e nos adultos se divertimos acho legal. Pelo menos eu e minha filha nos divertimos na cozinha fazendo este sepultura de mousse de chocolate com sangue de framboesa, só com ingredientes naturais e chocolate amargo. Foi uma pena que ela não podia comer o mousse (intolerância de lactose) mas ela mandou ver com as framboesas 🙂
Talvéz você acha que parece um pouco complicado, mas é muuuuto simples! Experimenta!
6 porções
Mousse
- 1 e 2/3 ccopos de creme de leite fresco
- 2 gemas de ovo
- 100 g de chocolate amargo ( eu usei um com 80% de cacau, mas use pelo um com pelo menos 70%)
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Molho de framboesa
- 2 copos de framboesa sem açucar (eu usei frutas congeladas)
- 1/4 copo de agua
- 1/8 colher de chá de stevia
Acessorios
- Pedra RIP: 6 pedaços de chocolate amargo + sementes de gergelim branco
- Folhas de hortelã
- Flores de manjericão e lavanda
- Cacau em pó sem adição de açucar
Modo de fazer:
Mousse
- Bate o creme de leite até ficar chantilly, mas não muito duro.
- Misture com as gemas e essência de baunilha
- Derrete o chocolate
- Adicione 1/3 da mistura de creme de leite no chocolate e misture
- Adicione o resto e misture tudo bem
- Coloque numa forma rectangular.
- Coloque no refrigerador para descansar quando você prepare as outras coisas
Pedra:
- Faça uma moldura rectangular com papel manteiga, do tamanho da pedra. Eu coloquei 6 pedaços já bem finos de chocolate amargo em cima do papel e dobrei os lados para cima, mas pode raspar pedaços mais grossos e espalhar em cima da moldura.
- Derrete n microondas e use uma colher para espalhar tudo igual.
- Faz mais uma moldura para o texto. Eu cortei buracos para as letras no mais uma papelziho de manteiga.
- Coloque em cima da sua pedra e espalhe sementes de gergelim em cima. Vai grudar nos buracos da pedra.
- Deixe tudo esfriar e ficar duro no refrigerador. Vai precisar um tempo para o chocolate ficar duro. Deixe 3 horas, também para o mousse se descansar suficiente.
Molho de framboesa
- Esquenta a framboesa com água e ferve por 4-5 minutos.
- Passa as frutas num escorredor para tirar os sementes e para a mistura ficar mais homogêneo.
- Guarde ate servir. Pode esquentar de novo e servir quente ou deixar e servir frio.
Decoração (na hora de servir)
- Espalhe cacau em pó sem acucar em cima.
- Coloque a pedra no final da forma
- Coloque folhas de hortelã, e flores e manjericão e lavanda em frente da pedra
- Espalhe um pouco de molhe de framboesa em cima
- O resto do molho serve no lado para as pessoas se servirem a vontade