Muffins de abobrinha – Ao invés de bolo de cenoura

Meu irmão faz um bolo de cenoura maravilhoso.  Provavelmente o melhor bolo de cenoura do mundo. Mas é mais que dez anos desde eu comi esta maravilha a última vez. Só existem nos meus sonhos hoje em dia. Mmm…Úmido, bem temperado e … cheio de carboidratos. Dez anos é tempo de mais, mas agora eu estou fora de açucar, trigo e até cenoura. O que fazer? Pensei que deveria ter uma forma de fazer uma coisa similar, mas sem todos estes carboidratos. Já sabemos que da para trocar farinha de trigo para farinha de coco ou amêndoas e açucar por adoçante mas seria ideal também trocar a cenoura, que tem ~9 g de carboidratos por 100 g. Hmm, não é um catástrofe, mas se eu trocasse por abobrinha, eu teria um ingrediente com só 2 g de carboidratos. Pronto, resolvido, troquei!

Também decidi fazer muffins, ao invés de um bolo grande. É mas fácil guardar. É só tirar o que você vai comer cada vez.

Os muffins ficaram superlegais! Gosto que têm pontinhos de verde dentro que vem da casca do abobrinha. Você não sente o sabor do abobrinha, só os sabores e cheiros gostosos da canela e cardamomo… Eu não acho que você precisa colocar uma cobertura de cream cheese, os muffins funcionam muito bem sozinhos, mas se quiser você tem uma receita simples em baixo.

~12 muffins, tamanho médio

Receita base:

  • 3/4 copo farinha de coco
  • 1/2 copo de farinha de amêndoas
  • adoçante natural equivalente de 75 g de açucar. Eu usei 60 ml de Erythritol e 1/4 colher de chá de stevia. Se gostar mais doce, adicione mais um pouco de adoçante.
  • 100 g manteiga derretida
  • 150 g queijo philadelphia
  • um pouco mais que 1 copo (~150 g) de abobrinha ralado no ralador fino.
  • 1/2 copo de nozes picadas
  • 2 colher de chá de fermento químico
  • 4 ovos
  • 1 1/2 colher de sopa de canela
  • 2 colheres de chá de cardamomo
  • 1 pitadinha de sal

Cobertura de cream cheese (não é necessario)

  • 4 colheres de sopa de cream cheese
  • 4 colheres de sopa de creme de leite
  • raspas de 1 limão
  • um pitadinha de stevia ou outro adoçante
  1. Bate os ovos e o adoçante muito bem.
  2. Derrete a manteiga e adicione nos ovos com o creme de leite e philadelphia
  3. Misture os ingredientes secos e os temperos adicione com o liquido
  4. Espalhe igual nas formas de muffins
  5. Cozinha por ~25 minutos no forno em 180 graus. Experimenta com um palito, se os muffins estão secos no centro eles estão pronto.
  6. Deixe esfriar.
  7. Se quiser pode cobrir com um creme de cream cheese, mas não é necessario.
  8. Finaliza com um pouco de canela.

Anúncios

17 Respostas para “Muffins de abobrinha – Ao invés de bolo de cenoura

  1. Olá bom dia, o único problema que encontro nas receitas é saber a quantidade certa de adoçante (sou gulosa); aqui em Portugal não há esses adoçantes que usa e, por norma, os doces saem um bocadito para o azedo… o que me aconselha? Eu provo a massa e acho boa, mas depois de cozida não está tão doce!!! Obrigada e Beijinhos

    • Oi Ceu! Sim , meus doces nao sao muuuito doces mesmo. Eu acho que eu em geral uso adocante equivalendo 30%-50% menos do que uma receita normal de açucar. Mas nao tem regras, por exemplo um brownie em geral tem muuuuuuuuito acucar, mas eu nao troco nem metade isso por adocante. Uma forma de quebrar o vicio em acucar é comer coisas menos doce, por que o sabor em si provoca fome e vontade de comer mais… Eu pessoalmente acho que fique melhor, por que os sabores dos ingredientes ficam mais “livres”, se destacam mais. Mas sei que varias pessoas preferem seus doces bem doces mesmo, assim como os doces brasileiros e portugieses sao bem doces por padrao. Somos todos diferentes nos nossos gostos 🙂 Mas o que voce poderia fazer é buscar uma receita de muffin ou brownie e ver quanto de açucar que esta receita tem e trocar o equivalente em açucar para seu adocante preferido (olha na rotula dele para instrucoes de medidas). Isso funcionaria para você? Meu sugestão seria: tenta primeiro te acustumar com doces menos doces, por que ajuda quebrar o vontade de comer muito, depois comeca aumentar um pouco de adocante até que você fique satisfeita com o resultado. Beeeeeeijos e boa sorte! Depois voce me conto como ficou a experiencia, OK?

  2. Adorei seu blog, as fotos são lindas e as receitas parem deliciosas, estou louca para testas. Só fiquei com uma dúvida, como é a farinha de cocô? É muito diferente de coco ralado? Não sei onde encontrar. Outra dúvida é ◦1/2 farinha de amêndoas, seria 1/2 copo? Beijos

    • Oi camila! Tudo bem! Obrigada! Farinha de coco voce acha em lojas verdes-organicas (eu comprei na rede Mundo Verde). Nao é a mesma coisa como coco ralado, é a “amendoa com a pelicula marrom do coqueiro-da-praia (cocos nuciferas)”. A marca que eu acheu chama Coco Live/Copra Coco. O site deles é http://www.copracoco.com.br e email do servico ao consumidor é sac@copracoco.com.br. Pergunte se ele spodem fornecesr nomes-endereços de lugar com os produtos deles perto de você. Espero que isso te ajuda!

  3. OI, adorei as receitas do blog, quero fazer várias!
    mas uma dúvida: ali no tópico da cobertura de cream cheese, vc começa as instruções dizendo para bater os ovos, mas não contêm a quantidade de ovos da cobertura!!
    quantos seriam?
    Obrigada.

    • Oi gabriela! Obrigada! Coloquei os instruções dos muffins inteiro junto, portanto quando ler “bate os ovos” é para fazer o muffins. A cobertura você faz misturando todos os ingredientes listados da cobertura (não tem ovos mesmo)! Boa sorte! Beeiijos

  4. Boa tarde!! Que excelente ter encontrado esse você e suas receitas… só não entendo como não encontrei antes!!! Também procuro fazer minhas refeições com baixo carboidrato e é incrível o que podemos fazer não é? Em cada item protagonista da nossa vida que retiramos se abre uma nova janela, mais, quase que um novo mundo!! Realmente você está de parabéns pelo talento e mais ainda pelo empenho!!!
    Mas tenho algumas questões pra te perguntar..
    Sim, menos possível de carboidrato e mais gordura, ok .. mas não é de gordura do bem que estamos falando? Pois reparei que você utiliza muito creme de leite, manteiga, queijos gordurosos e em nada a observação de ser light por exemplo… O que a dieta diz sobre toda essa gordura SATURADA que vocês usam, que eu saiba manteiga não é do bem..
    Essa recita foi você que criou? O que poderia fazer para substituir um pouco desses 100g de manteiga? Além claro de usar philadelphia light que vai dar provavelmente resultado igual e creme de leite light.
    E outra perguntinha sem querer te amolar..
    Você não faz atividade física? Pois por exemplo, eu corro muito então como uma batata ou uma mandioquinha ou fruta algo assim e vou correr. Ai depois nas outras refeições eu retiro e passo a comer muita proteína e gorduras boas, alguns vegetais, verduras, frutas e NUNCA coisas como manteiga, creme de leite, coisas fritas, pão branco e coisas refinadas.. Não consigo entender como toda essa gordura saturada pode ser melhor que uma coitadinha da cenourinha… Enfim, gostaria de entender mais! Um beijo de sua nova leitora.

    • Oi Luana!
      Tudo bem! Nao esqueci de voce, e acho que suas perguntas muito justas. Muitas pessoas tem as mesmas duvidas. Merece uma resposta longa mas esta semana estou sem tempo… Vou tentar fazer um post sobre isso mais para frente. Não sou nutricionista ou medica, mas aprendi muito atraves livros e media digital lendo e escutando os expertos. A maioria das receitas no blog eu desenvolvi guiada pelas dicas gerais da dieta.

      Mas a resposta curta vem aqui 🙂 Quando falamos sobre gordura de mal e de bem temos preconceitos e fatos que estão misturados na nossa sociedade. Por exemplo tem várias pessoas com medo de ovo por que tem colesterol, mas ovo é um alimento ótimo por que tem tudo do que seu corpo precisa (sem vitamina C). Outras que preferem margarina sobre manteiga por que é gordura vegetal, mas esta gordura é muito processada e quando foi esquentada perdi as coisas boas. Os últimos 50 anos pessoas comecaram comer mais comida “light”, com outras palavras comida processada onde as gordura naturais foram retiradas e trocadas por carboidratos processadas. Mas você acha que você está comendo bem porque é “light”. A industria enganou você comer coisas que parecem boms mas que é nada naturais. Minha dieta está tentando trazer as pessoas de volta para comida de verdade, comendo como nos estavamos comendo milhares de anos atras. Como nossos corpos foram desenvolvidos de comer. Isso inclui comendo manteiga, creme de leite, etc. mas não inclui comer pão, massa, ou pior doces com um monte de açucar ou até refrigerentes light feito com adoçantes quimicos.

      O corpo precisa de gordura. Se você tira dos carboidratos, eles precisa até mais gordura. Para você ter a energia que você precisa para viver (e correr). A diferenca é que você vai ficar satisfeita quando você deveria, não se sentir estimulada de comer como acontece com carboidratos. O copro vai se autoregular. Bom neh? 🙂 Com carboidratos o nivel de insulina aumenta no corpo que signaliza para o corpo guardar gordura e também cria um instabilidade quando os niveis caiem de novo criando uma demanda de comer de novo. Carboidratos/açucar pode até criar um vicio. Carboidratos em excesso também podem criar quadros inflamatoricos, problemas cardio vasculares, diabetes, para não mencionar a epidemia de sobre peso que o mundo tive desde que nos comecamos comer mais comida “light”(menos gordura, trocando para carboidratos).

      Tem blog feito pelo um medico que cobre a parte scientifico deste estilo de vida sem carboidratos. Ele explica tudo, muito melhor que eu conseguiria aqui. http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br e Aqui alguns exemplos de artigos que ele tem:
      O que comer? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html
      A final, a gordura faz mal? http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2011/12/afinal-gordura-faz-mal-consideracoes.html

      Se quer um blog em inglese, pelo um medico sueco visite: http://www.dietdoctor.com

      Espero que isso ajudou um pouco!

      Eeeh.mais uma coisa. Eu estava fazendo um pouco exercisio, mas agora por inquanto eu estou fazendo só fisioterapia. Tive problemas ortopedicas depois meu gravidez, que ficarem melhor quando perdi peso mas que precisa cuidado especial. Quero poder voltar correr também 🙂 Na Suecia tem varias atletas profissonais que seguem esta dieta, o mais famoso seria Bjorn Ferry (ele skia e ganhou ouro nas olimpiedas de inverno). As primerias 2-3 semanas de dieta normalmente sao mais dificeis, antes que o corpo se ajuste.

      Beijos! E continua ter curiosidade, a vida fique mais interessante 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s