Pão sueco sem farinha – Só sementes, sementes, sementes… e temperos!

O pão sueco aqui no Brasil é bem gostoso. Pão crocantes, com ervas ou queijo adicionando até mais dimensões saborosos. Eu fiz um versão sem carboidratos, sem farinha ou fermenta, só usando sementes. O truque é colocar a linhaça em agua algumas horas antes de preparar o resto para soltar um gel que ajuda tudo grudar. Se deixar secar bem devagarinho no forno numa temperatura bem baixa o pão se encaixa no “Raw food”(comida viva) , mas eu coloquei no forno em 140 graus que cortou o tempo bastante (mas ainda demorou 2 horas em total…). Acho que o resultado ficou bem bom!

Experimentei com 3 sabores; Alecrim, Canela e uma mistura de Anis/Kümmel/Funcho.  Todas ficarem bem gostosos, mas o favorito foi o alecrim! Você pode brincar com outras ervas preferidas também! Alecrim & Anis/Kümmel/Funcho funciona muito bem como acompanhamento de por exemplo uma sopa, canela é perfeito para o café da manha com uma fatia de queijo em cima. Mas não tem regras, pode por exemplo beliscar qualquer como lanche, com uma coisa em cima (peito de peru, queijo, salda de ovo, pate de fígado, manteiga, avocado, etc.).

~12 pedaços

  • 1/3 copo de linhaça (eu usei o versão mais marrom por que é muito mais barato, mas linhaça dourada deveria ficar bem bonita tambem)
  • 2/3 copo de agua
  • 1/3 copo de gergelim
  • 1/3 copo de sementes de abóbora (pode trocar por por exemplo mais linhaça)
  • 2 colheres de sopa de sementes de girasol
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Temperos, exemplo:
    • ~2 colheres da chá de Alecrim (eu usei seco) ou
    • ~2 colheres da chá de Canela ou
    • ~2 colheres da chá de Anis/Kümmel/Funcho ou
    • Você decide…
  1. Misture a linhaça e a agua e deixe por algumas horas (pelo menos 6) para a linhaça criar aquele gel.
  2. Misture com as outras sementes
  3. Adicione sal e temperos. Pode dividir a massa em sabores diferentes.
  4. Espalhe a mistura numa forma para forno, bem fino mas sem buracos.
  5. Leva ao forno em 120-140 graus por 60 minutos. Não pode queimar, é so para secar e ficar crocante. Se se forno fique quente de mais, ou diminua a temperatura ou abre o forno em vez em quando para deixar o ar quente sair. (Tem fornos que não da para colocar em temperaturas menores).
  6. Se for possível com seu forno, diminua a temperatura para 90 graus e continua secar por mais ~60 minutos, ou continua com 140 graus, mas abre frequentemente para deixar o ar quente sair.
  7. Quando secou desligue o forno e deixe esfriar dentro do forno.
  8. Quebra em pedaços.

Anúncios

11 Respostas para “Pão sueco sem farinha – Só sementes, sementes, sementes… e temperos!

  1. Pingback: Café da manha – Ideias & receitas como evitar carboidratos | Mais gordura, menos carboidratos!·

  2. Pingback: A ganhadora de Erythritol – Espero que seus amigos tenham gostado das dicas! | Mais gordura, menos carboidratos!·

  3. Olá! Acompanho esse blog quero parabeniza-los pela qualidade. Muito bom nesmo. Adorei a ideia deste pão sueco, pelas fotos parece maravilhoso mas minha receita não deu certo. Qual o segredo para a massa não grudar na forma?? Também queima muito fácil. Meu forno é comum, de Fogao mesmo, o mínimo vai ate 180. Abri o forno varias vezes pra diminuir o calor mas em 45min já estava queimado. Me mandem mais dicas por favor. Muito obrigada.

    • Oi Daniela! Sim, eh meio dificil quando nao da para diminuir a temperatura minima. Meu minimo eh 140 e tambem e no limite para ser alto de mais. 180 e muito alto… Mas abrindo frequentemente para controlar a temperatura deveria funcionar, mas talves voce ate precisa deixar um pouco aberto para a temperatura nao subir de mais.

      Eu sempre uso papel de silicone, nunca tive problemas, mas se voce usa papel de manteiga normal pode ser que voce precisa forrar com mais um pouquinho de oleo. Uma outra dica seria de tentar molhar o papel em baixo para tirar o pao e depois voltar para o forno para secar. Eu nao experiementei nenhum destes truques com este pao, mas espero que funcionaria!

      Boa sorte Daniela, e obrigada por compartilhas suas duvidas! Espero que eu consegui ajudar um pouquinho. Vou pensar nesta questao quando fazer etse pao de novo!
      Beeeiiijos

  4. Pingback: Nova Iorque, Nova Iorque! – Cheescake low-carb e muitas outras experiencias | Mais gordura, menos carboidratos!·

  5. Na maioria dos fornos de fogão é só você girar o botão como se fosse desligar o gás que dá pra deixar o fogo mais baixo do que o mínimo.

  6. olá, moro no Distrito Federal e gostaria de saber se consigo encontrar o pão sueco em algum lugar na minha região. Vc saberia me dizer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s