Picolé de abacate e chocolate – Uma Maria inspira a outra

Eu acho inspiração em livros de receita, amigos, outros blogs, restaurantes, etc. Nem sempre a receita original é sem carboidratos, mas muitas vezes com um pouco de fantasia e experimento da para adaptar muitas receitas “normais” para uma receita de baixo carboidrato.  A receita de hoje foi inspirada pelo um dos meus blogs favoritos:  DigaMaria e também pelo um amigo meu, Sérgio, que começou experimentar com “comida viva”, ou Raw food que chama em inglese (só ingredientes naturais, sem açucar e sem aquecer/cozinhar com temperatura alta) .

Comecei com uma receitas da Maria: um tempo atrás ela postou uma receita de picolé de abacate que parecia uma maravilha. Pensei que deveria funcionar adaptar a receita para uma dieta de baixo carboidrato, cortando o leite condensado. Hoje eu resolvi experimentar ! Abacate, leite de coco e suco de limão sem leite condensado ou açucar. Eu acho que abacate tem um sabor residual um pouco amargo, por tanto adicionei adoçante na metade para poder compara. É sim, com adoçante ficou melhor. O sabor amargo ficou até mais dominante no outro quando congelei, por tanto eu sugiro que vocês também adicone um pouco de adoçante.  O resultado final ficou ótimo em qualquer forma! Uma sobremesa supersaudável, abacate tem monte de gorduras, vitaminas e minerais boas. Esta receita também funciona para as pessoas que são sensiveis de lactose, como por exemplo minha filha. Ela vai adorar isso!

Segundo, eu lembrei uma conversa que eu tive com Sergio este fim de semana. Ele contou que ele participou de um workshop de “comida viva”(raw food) onde eles  fizeram um creme de chocolate com abacate, cacau e se eu lembrei correto também leite de coco. Hmmm, peguei um parte do creme para o sorvete de abacate e adicionei cacau. Experimentei mas mais uma vez achei que ficou amargo de mais. Resolvi adicionar mais um pouco de adoçante de novo, um pouco de essência de baunilha e também coco ralado para dar uma textura extra. Agora ficou bom!

Sei que a maioria não tem erythritol, portanto use o que vocês tem (prefere adoçante natural) e experimenta o creme para ficar tão doce que voces querem antes de montar os picolés, OK. (Lembre que o sabor fique mais fraco quando congelar.)

Fiz picolé de abacate, picolé de chocolate e picolé dos dois junto! Não acho que esta receita adaptada funciona para sorvete normal, por que fique bem duro no freezer.

~350 g de creme para sorvete de abacate

  • 1/2 g de abacate madura (~300 g polpa)
  • 1/4 copo de leite de coco
  • 3 colheres de sopa de suco de limão
  • Adoçante natural ao gosto,eu usei 2 colheres de erythritol
  1. Guarde 1 colher de suco de limão e coloque os outros ingredientes no liquidificador a bate até ficar um creme.
  2. Dissolve o adoçante no suco de limão restante (esquenta se for necessário) e adicione para o creme.
  3. Adicione em formas de picolé
  4. Coloque no freezer por pelo menos 4-6 horas
  5. Se deixar de um dia para outro, tira o picoté/sorvete 40 do freezer 20-40 minutos antes

~350 g de creme para sorvete de chocolate

  • 1/2 g de abacate madura (~300 g polpa)
  • 1/4 copo de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1`1/2 colher de sopa de cacau
  • 1/4 copo de coco ralado
  • Adoçante natural ao gosto,eu usei 3 colher de erythritol
  • eventualmente 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  1. Coloque tudo, sem o coco ralado e a metade do suco de limão no liquidificador a bate até ficar um creme.
  2. Misture o adoçante com o resto do limão para dissolver, se for necessário coloque na microondas por ~10 segundos para ajudar dissolver.
  3. Misture o creme com o adoçante desolvida e coco ralado.
  4. Adicione em formas de picolé
  5. Coloque no freezer por pelo menos 4-6 horas.
  6. Se deixar de um dia para outro, tira o picoté/sorvete 40 do freezer 20-40 minutos antes
Anúncios

5 Respostas para “Picolé de abacate e chocolate – Uma Maria inspira a outra

  1. Adorei a versão com cacau, xará! Meu próximo picolé de abacate será bicolor também! Fiquei impressionada por termos postado no mesmo dia, uma com referência à outra. Acho que ninguém acreditará que foi uma (feliz) coincidência. 🙂

    • Oi tereza! Eu gosto muito do blog da DigaMaria, e ela parece muito simpatica! Foi um primeiro blog no Brasil que eu comecei seguir e me inspirei muitas vezes. Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s