Bolo de morango e viajem para suecia

Estou na Suecia de novo! Na casa dos meus pais que mudaram para costa oeste , em baixo do Gotenburg. Quase toda minha familia está aqui;  duas das minhas tres irmas e meu irmão, com familias. Mas deixei meu marido trabalhando em São Paulo…ai, ai, ai.

Aqui tem 15 graus, entao como um inverno em São Paulo. Me sinto em casa 🙂
O internet aqui e muuuuito devagar, mas vou tentar dar um jeito de mostrar o que eu estou fazendo aqui… So que ate agora eu não cozinhei muito…fiquei doente e estou começando me recuperar so agora. Mas antes que eu fiquei fraca eu tive tempo de fazer uma coisa importante, eu fiz um bolo para o aniversario de um dos meus sobrinhos que fez 1 ano ultima semana.

Teoricamente o desafio foi até maior esta vez, por que eu precisava fazer um bolo não so sem açucar, sem gluten, sem carboidratos como sempre , mas também sem lactose. Mas achei creme de leite e creme fraiche sem lactose no supermarcadinho aqui no lado, por tanto consegui sem inventar muita coisa. Voces podem trocar para as versões normais com lactose sem problemas. Um outra coisa interessante que eu achei aqui foi uma mistura de erythriol e stevia, já misturado, que da para comprar em qualquer lugar aqui na Suécia. Como eu já tenho falado, o mercado para comida e ingredientes naturais sem carboidratos é muito desenvolvido aqui… (mas na receita eu mudei para erythritol e stevia separado)

Um bolo mais tipico de verão Sueco tem creme de leite, morangos e uma massa de bolo normal com sabor baunilha. O toque brasileiro foi o coco ralado. Tambem adicionei chocolate amargo por que eu acho morango e chocolate se casa muuuuito bem. As crianças concordaram!

Fique a vontade e desculpe, eu não sei quando eu vou conseguir postar de novo… e nao vou conseguir responder comentarios ou email por um tempo tambem… depois eu compenso, prometo!

1 bolo

  • 4 ovos
  • 3 colheres de cha de erythritol e 1/8 colher de cha de stevia
  • 1 1/3 copo de farinha de amendoas (coloque amendoas no liquidificdor e bate até ficar po)
  • 1/3 copo de coco ralado
  • 100 g creme fraiche (aqui 200 g custa 3 reais, mas no Brasil é muito caro, vi o outro dia por mais que 10 reais. Portanto tenta trocar por cream cheese.)
  • 1 colher de cha de extrato de baunilha
  • 2 colheres de cha de fermenta quimica
  • 500-700 g morangos
  • 300-500 g de creme de leite

1. Bate os ovos bem com o adoçante
2. Adicione creme fraiche, farinha de amêndoas, coco, baunilha e fermenta quimica
3. Forra uma forma redonda com gordura (manteiga ou olheo) e coco ralado.
4. Cozinhe no forno em 170 graus por 15-20 minutos
5. Eu não cortei em duas metades/camadas, mas se voce quer, para colocar recheio no meio também, vai ser mais fácil se você coloque no freezer por um tempo antes. Mas depois cortar, deixe desconhelar antes de colocar creme de leite e servir.
6. Cobre o bolo com creme de leite batido em chantilly, morangos e chocolate amargo derretido.
7. Quase esqueci falar: Isso e uma verdadeira Mumsfilibaba!

Anúncios

15 Respostas para “Bolo de morango e viajem para suecia

  1. Que gostoso Maria!! vou qualquer dia desses fazer esta receita, ficou tão lindo e certamente gostoso. Quer dizer que está de volta a Suécia?? e a Internet é a manivela como a minha? hahahaha Desejo melhoras pra você feliz retorno a Sampa.

    • Sim , estou na Suecia! Com minha familia de raiz. Muito legal! ainda com um internet pessimo aqui na casa dos meus pais vou tentar postar varias posts das minhas adventuras gastronomicas aqui. Espero que voce vai continuar se inspirar! Beijos

  2. Olá Maria
    Eu achei o seu blog, pois estou fazendo a dieta sem carboidrato e estou achando maravilhosa. A sua dieta e super parecida com a do Dr. Atkins, nao é??
    Vou testar suas receitas, muito criativas e apetitosas. Parabéns pelo blog.
    bjjjj

    • Obrigada Michelle!
      Acho que a diferncia entre esta dieta e o Atkins eh que eu nao aumentei a proteina, mas a gordura, para compensar por a falta de carboidratos. Entra no link do dietdoctor.com na Sobre LCHF para ler mais sobre a dieta.
      Beijos

  3. Vim conhecer seu blog e adorei.Suas receitas são maravilhosas.Visitar os pais é sempre muito bom.Se quiser me fazer uma visita ficarei feliz em recebe-la.Beijos e boa semana pra você.

  4. Oi, Gente!!!!
    Hoje eu estou passando só pra dividir com você um verdadeiro achado!!

    Quem é louca por massa e já procurou na net uma receita de macarrão low carb e só se deparou com o Macarrão fake de abobrinha!??
    Pois é, seus problemas acabaram!!!! srsrss

    Acabo de encontrar essa receita de Massa de soja em um site Norte Americano.

    Ainda não fiz, mas assim que comprar a Farinha de soja, vou prepará-lo e posto aqui o resultado pra vocês.

    Espero que gostem!!

    Beijos!!!!

    Massa de Soja – Ravioli e Macarrão Low Carb

    2 xícaras de farinha de soja
    1 e 1/2 colher de chá de sal
    2 ovos
    2 colheres de sopa de óleo de canola
    De 4 à 6 colheres de sopa de água

    Recheio: Ricota ( Ou o recheio de sua preferência )

    Em uma tigela, misture farinha de soja e sal. Faça um buraco no centro e adicione o ovo e óleo de canola. Com um garfo, misture lentamente ovo e óleo e vá envolvendo aos poucos na farinha até obter uma massa grossa e quebradiça.
    Adicionar 1 colher de sopa de água de cada vez e vá trabalhando a massa com a palma da mão por uns 5 minutos até ficar lisa. Cubra com uma tigela invertida e deixe descansar por uns 15 min.
    Divida a massa em 3 partes e abra-a bem fina, em uma superfície enfarinhada, com um rolo de massa (uma garrafa de vinho ou um pedaço de cano serve !). Usando uma faca corte a massa no formato de espaguete ou faça retângulos com medida de 8 cm x 4 cm para os raviólis (ou o tamanho que você desejar).
    Recheie com 1 colher de chá de ricota e feche a massa selando as bordas com um garfo. Coloque em tabuleiro levemente enfarinhada para descansar.
    Cozinhe em água salgada por 6 minutos. Escorra e sirva com o molho de sua preferência.
    Faz cerca de 60 raviolis.

    Informação nutricional para 1/6 da receita:
    Calorias: 150,
    Carboidratos: 14 g,
    Fibra: 8g,
    Gorduras: 0 g

    • Oi! Obrigada pelo seu entusiasmo! Acho que eu preciso investigar mais sobre farinha de soja, ate agora eu nao usei por que nao tive um bom impressao de soja. Quase tudo soja e manipulado geneticamente , achei que so foi a soja fermentado usado em comida oriental que fosse mais saudavel. Beijos

  5. Olá!
    Sou fã das suas receitas… é cada uma mais apetitosa do que a outra!!! O meu problema é que eu moro em Portugal e não consigo encontrar um ingrediente que é muito utilizado nas suas receitas: fibra ou farinha de soja. Há alguma maneira de substituir estes ingredientes?
    Um beijinho e parabéns pelo site,
    Ângela

    • Oi angela,
      Hmm, nao uso farinha de soja. Ate nao sei se e tao bom, por que quase toda soja e manipulada geneticamente. Eu li em algum lugar que e so soja fermentado, usado em comida oriental, que seria mais saudavel. Pode ser errada, mas ate agora eu nao quis usar farinha de soja na minha comida. Desculpe de nao poder te ajudar.
      Beijos

  6. Fiz o bolo pro aniversário do meu namorado e foi o maior sucesso! Ele disse que foi o melhor bolo que já comeu na vida!! Muito obrigada pela receita, super recomendada!

  7. Oi Maria, sei que o post não é tão recente, mas tenho uma dúvida, sem o erythritol a textura do bolo é a mesma, pois aqui no Brasil é difícil de achar e quando se acha é caríssimo.

  8. Olá Maria,

    Adoro o teu blog 🙂 obrigada por toda a partilha 😉 Gostava de saber qual o diâmetro da forma que usa para este bolo? Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s