Frittata com abobrinha, tomate cereja, parmesão e ervas – Sem complicações e sem carboidratos

O jantar ontem foi uma frittata! Uma nova descoberta minha, demorou de mais para eu incluir esta comida maravilhosa no meu cardápio… É bonito, gostoso, rapido, facil, saudável e sem carboidratos, com ingredientes tudo natural. Não posso pedir muito mais.

Fritatta realmente é uma das coisas mais simples que você pode tentar fazer na cozinha. E você faz com o que você tem no refrigerador. É como um omelete, mas todos os ingredientes são misturados com os ovos e depois a frittata é preparada no forno. Popular em varias países no sul da Europa, mas a maioria falaria que origem é Italia. Um pais com muitas variacões culinarias e muitas provas que comida gostosa não precisa ser complicada… Se você tem matéria prima boa, você não precica adicionar magica, só amor 🙂

As variacões potenciais de frittata são infinitas. Pode adicionar varios queijos, pode fazer com cogumelos, ou por que não incluir espinafre ou talvez carne moida, e não esquese as ervas frescas. Eu usei abobrinha, tomate cereja, cebola roxa, parmesão e uma mistura de manjericão com hortelã. Sim, hortelã mesmo, ficou super fresquinho. Me inspirei neste show de “Avec Eric”, onde ele fez uma frittata de abobrinha, parmesão e menta no um forninho torrador.

A receita em baixo tem sugestões de quantidades, mas use sua intuição e próprio gosto. E experimenta com outros sabores também. Depois vocês me contam se descobriram uma nova coisa ou combinação gostosa…

1-2 pessoas

  • 2 ovos (prefere orgânico , sem hormônios)
  • 60 mm abobrinha
  • 7-15 tomate cereja (dependo do tamanho)
  • 1/4 cebola roxa pequena
  • 3 colheres de sopa de parmesão ralado
  • uma mistura de manjericão e hortelã fresco (eu usei mais ou menos 3 folhas de hortelã e 6 de manjericão, versão folha pequena)
  • sal e pimenta do reino
  • pitadinha de azeite
  • manteiga para forrar a forma
  1. Bate os ovos, só para a gema e clara se misturarem bem, e adicione um pouco de sal.
  2. Corte a abobrinha em palitos bem bem finos (para ter tempo de ser cozidos no forno depois), e misture com pimenta do reino, sal e um pouco de azeite  la na tábua de cortar mesmo.
  3. Pique a cebola, rala a parmesão, corte as tomates em meias e corte as ervas meio grosso (só para soltar o sabor)
  4. Misture tudo e coloque numa forma pequena que você já forrou com manteiga para a frittata não grudar nos lados.
  5. Coloque no forno em 200 graus por ~10 minutos, até ficar cozido mas sem ficar duro/seco de mais. Os últimos 5 minutos pode ligar o grill em cima, se seu formo tem, para dar mais um pouco de cor.
  6. Pronto!
  7. Serve com uma salada (ou nada).
Anúncios

4 Respostas para “Frittata com abobrinha, tomate cereja, parmesão e ervas – Sem complicações e sem carboidratos

  1. Maria, adoro especialmente esta receita a única diferença é que utilizo o gruyere ao invés do parmesão e salsinha no lugar da hortelã e manjericão: abobrinha+gruyere = combinação perfeita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s