Couve com recheio sem carboidratos – Comida de raiz Sueco

Couve com recheio é bem estabelecida na comida de raiz artesanal sueco. Mas acho que tem versões em muitas outras culturas também. Na minha infância eu detestava estes enrolados de couve, mas quando cresci eu virei a moeda e agora estou adorando! Na versão original o recheio esta feito com carne moida e arroz, mas para meu almoço (que também virou jantar…) ontem eu mudei o recheio para cogumelos, alho e três queijos (mozzarella, parmesão e queijo minas meia cura). Mas pode experimentar adicionar carne moida também, se quiser, só esquese o arroz…

Ficou ótimo, e ainda modificada curou minha saudade da Suécia, pelo menos por alguns minutos … 🙂 Também fiquei satisfeita com pouco (um), portanto eu também comi um pedacinho de chocolate amargo como sobremesa… Mmmmm! Um almoço perfeita, depois eu me sentia energetizada para continuar trabalhar!

A receita em baixo é para 4-6 pessoas, mas eu só fiz 4 couves com recheio ontem. Por tanto sobrou muito da mistura de cogumelo que eu guardei e vou aproveitar numa outra comida. Provavelmente vai sobrar ainda se você faz os 8 couves, mas ou faz mais couves e guarde ou coloque o mix de cogumelos que sobrou no freezer e guarde. A mistura de cogumelos é otimo comer por exemplo com um omelete, misturar no molho bolognese, comer como acompanhamento de um frango, ou até um peixe. Experimenta!

4-6 porções

  • 600 gr de cogumelos (eu usei uma mistura de 200 g champinhoes, 200 g  shitake e 200 g de um versão rosa que eu não lembro o nome)
  • 1 cubo de calda de legumes
  • 1 cubo de calda de carne
  • 1 “folha” de erva doçe fresca
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 3 dentes de alho
  • sal, pimenta do reino
  • 1 colher de sopa de shoyu
  • 1 cebola, tamanho médio
  • 4 bolinhas de mozzarella fresca (½ bolinha por couve)
  • ~100 g parmesão ralado (ao gosto)
  • ~100 g queijo minas meia cura ralado (ao gosto)
  • mais um pouquinho de shoyu
  • 8 folhas de couve manteiga (Aqui eu também não sei com certeza o palavra certa, só acho que chama couve manteiga. Tem folhas bem verdes e grandes.)

  1. Pique cebola, alho e erva doçe.
  2. Corte os cogumelos em pedaços.
  3. Frita cebola, alho e erva doçe até ficar mais mole na manteiga, mas sem o alho tomar muito cor. Se queimar alho o sabor fique muito amargo.
  4. Adicione os cogumelos, cubos de calda, shoyu, sal e pimenta do reino e frita mais um tempo. Primeiro os cogumelos vão soltar liquido, mas frita até este liquido reduziu bastante, OK.
  5. Leva agua levemente salgada para ferver numa outra panela.
  6. Tire o parte grosso no meio (o tronco) da couve, mas não até o final, e ferve até ficar mais mole por alguns segundos (para facilitar colocar o recheio e enrolar depois), não mais que um minuto.
  7. Coloque a folha na sua frente e fecha o corte onde você tirou o tronco, colocando um lado um pouco em cima do outro, com a parte do base para você.
  8. Espalhe um pouco de mistura de cogumelos em cima do lado da base da folha, deixando 5 cm em baixo para você, 5 cm nos lados e deixe o resto da folha em cima.
  9. Adicione 2-3 fatias de mozzarella fresca, e um pouco de parmesão e queijo minas ralado em cima dos cogumelos.
  10. Um pouco de pimenta do reino
  11. Enrola como se fosse um presente. Primeiro leva os 5 cm em baixo para meio da mistura , depois leva os dois lados esquerda e a direita para o meio, finalmente enrola tudo e tranca através colocar o final em baixo de tudo.
  12. Coloque bem apertadinho num vidro/forma para forno e espalhe parmesão e um pouco de shoyu em cima e leva ao forno em 180-200 g por ~30 minutos (até o queijo ficar bem dourado).
  13. Deixe descansar por alguns minutos antes de servir.
  14. Come assim, ou com uma salada no lado.

Anúncios

4 Respostas para “Couve com recheio sem carboidratos – Comida de raiz Sueco

  1. Maria,você é ótima ,explica tudo muito detalhado.Estou lendo tudo o que posso e estou amando,espero que funcione para mim também.
    Obrigada
    Dulcinéa

    • Oi Dulcinea! Vi que voce postou esta pergunta no post dos paozinhos tambem, portanto so copio a minha resposta la, OK?:

      Nao conheço farinha de banana verde…você tem um pacote em casa? Será que você poderia olhar por traz quanto carboidratos que tem por 100 g? Se for por volta de ate 15-20 g eu acho que poderia funcionar… mas não tenho certeza, depende da textura e sabor da farinha. A próxima vez que eu vou para uma loja com produtos organicas/verdes eu vou dar uma olhada!

      Farinha de linhaca eu uso em vez em quando, mas prefiro os sementes de linhaca, por que tem mais fribras. Eu acho que farinha de linhaça é mais um complemento que um substituto, troca 2-3 colheres de cha de farinha de amendoas por linhaça deveria ficar bem bom (na receita dos paozinhos)

      Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s