Um blog excelente que explica como uma nutrição com restrição a carboidratos pode trazer reais benefícios a saúde de qualquer pessoa

Fotos: Rodrigo Leite (em cima a capa do seu blog, em baixo illustrações dos posts)

Tive mais razões para ficar feliz ultimamente, não só a capa/artigo da Veja (olhe meu últomo post)! Encontrei um novo blog, que ainda tem poucos posts, mas cada um é uma joia. Muito bem escrito, com paixão, e superinformativo e interessante.

O blog é criado pelo Rodrigo Leite e chama Nutrição do Futuro, (“uma (nem tão) nova forma de entender alimentação e saúde”) e trata de uma dieta baixo em carboidrato, moderado em proteína e alto em gordura, e como uma nutrição com restrição a carboidratos pode trazer reais benefícios a saúde de qualquer pessoa… Vocês reconhecem isso? Sim, é a minha dieta/estilo de vida! Rodrigo também é paixonado por comida natural e orgânico, tudo o que eu também acredito.  Lendo o blog dele eu reconheço muito das ideias e teorias por traz da minha dieta, mas é raro encontrar informação em português para poder compartilhar com vocês.

Eu gostaria de especialmente recomendar estes três posts, por que representam três tipos de assuntos importantes deste estilo de vida (1. Por que a dieta funciona, 2. Ingredientes favoritos/chaves, 3. Valores e ideologia):

1. Sem fome! Que explica por que mais gordura e menos carboidratos vai ajudar você perder peso. Explica a ciência por traz que você vai ter menos fome e por que ajuda você comer quanto seu corpo precisa (não mais que você precisa como uma dieta rico em carboidratos…)

2. O ovo ou a galinha? O ovo! Um excelente post que explica todos os fatores interessantes sobre um dos ingredientes chaves na dieta LCHF (Low Carb High Fat), o ovo, incluindo entrando na polêmica do colesterol. Mas se eu entendi correto vai vir até mais um post só focando no colesterol… Vai ser interessante de ler.

3. Frangos, ovos e sustentabilidade. Por que usar ovos sem hormônios, criado pelo galinhas que podem andar mais livre…? Poucas pessoas entendem a situação horroroso da maioria das galinhas de hoje e o impacto dos hormônios em nos e na natureza. OK, os ovos orgânicos e sem hormônios custam mais, mas estamos falando sobre uma diferença de só  3-4 reais por cada 12 ovos. Viver sem culpa vale mais que isso, neh?

Rodrigo, eu não conheço voce, mas parabéns para um bom começo e eu estou ansiosa de ver o que mais vai sair do seu blog.

Anúncios

4 Respostas para “Um blog excelente que explica como uma nutrição com restrição a carboidratos pode trazer reais benefícios a saúde de qualquer pessoa

  1. Oi Maria, tudo bem?

    Muito bom ler seu post! Obrigado por tudo que disse, me deixa realmente feliz!
    Mas acho que na verdade estou com muita sorte com esse blog.

    Faz 2 semanas que inaugurei o blog e já no primeiro fim de
    semana, tive como um dos primeiros visitantes, um médico
    sensacional, especializado em enxaqueca cujo livro eu li há
    um bom tempo e que foi quem mudou totalmente a forma de eu
    entender saúde. Foi uma grande honra e felicidade receber
    seus elogios.

    Nesse meio tempo, pesquisando, tive outra ótima surpresa de
    achar seu blog, especializado em LCHF. Adorei o site, as
    receitas, os textos e as lindas fotos.

    Justamente no meio da semana passada estava pensando em lhe solicitar, mesmo sem te conhecer se não poderia mencionar seu site em meu blog.

    Uma das coisas que mais ouço é sobre como cozinhar nessa dieta, como fazer coisas gostosas e interessantes. As pessoas ainda não conseguem acreditar que come-se tão bem.
    Um pouco antes de lhe pedir isso, recebo sua mensagem no
    facebook. Muita coincidência!

    De qualquer forma, muito obrigado pelo seu post. Fiquei
    muito feliz de saber que gostou e isso me motiva a
    continuar minhas pesquisas e os artigos para o blog.

    Espero poder realmente trazer para o Brasil muito do que leio fora e que infelizmente não chega até nós. Todas as ideias que podem realmente revolucionar nossa saúde e bem-estar.

    Parabéns pelo seu blog pois é fantástico, criativo e muito
    elegante!

    Pelo pouco que li sobre você, vi que é ligada a arte e isso
    fica muito claro em todo o site. Das receitas e fotos ao
    layout do site.

    Espero que possamos trocar muitas ideias e informações e
    acho que os leitores dos 2 blogs sairão muito beneficiados com essas trocas.

    Conte comigo sempre que precisar. Um grande abraço,

    Rodrigo

    Ps.: Minha namorada está louca, querendo fazer todas as receitas. :]

    • Obrigada Rodrigo,

      Fiquei muito feliz com as suas palavras! Também espero que podemos trocar ideias. Pode contar comigo tambem!

      Brasil está no começinho de entender que tem formas alternativas de pensar sobre saúde. Eu me senti muito sozinha no inicio, mas com o tempo mais e mais pessoas acharam meu blog e ficaram inspiradas. Eu também estou descobrindo novas coisas no caminho, aprendendo vivendo! Gostaria de ajudar as pessoas esqueser todas estas coisas industrializadas e “light” e melhorar a saúde e perder peso com comida de verdade. Entender que o vilão não é a gordura, mas os carboidratos… Não é por acaso que o nivel de obesidade e doenças como diabetes, cardiovasculares, etc. é maior que nunca, a industria enche tudo com açucar ou outros carboidratos processados. A liberdade da gente escolher diminuiu muito durante nossa geração.

      Fiquei muito feliz quando vi seu blog, por que tinha essa informação sobre a ciência/valores por traz desta forma de viver. Gostei muito que voce está levantando a parte de saúde, por que esta forma de viver não é só para perder peso em alguns meses, é um estilo de vida para longo prazo e muito eficaz para melhorar a saúde e continuar ficar bem. Meu portugues não é o melhor, e poder compartilhar textos informativos e interessantes com meus seguidores vai ajudar explicar como realmente funciona. Por que na é uma surpresa que é contraintiutivo para a maioria, depois de ter escutado durante decadas que gordura e mal, trocando a gordura por carboidratos. Continue firme forte e com paixão:-), Brasil precisa de seu blog.

      Esta forma de viver já revolucionou Suecia os últimos 7-5 anos mais ou menos, onde já tem pelo menos 4 revistas periodicas e comerciais cobrindo esta tema e um monte de blogs. Li em algum lugar que até 30% da população suéco não acha que gordura é mais perigoso… Pessoas estáo se curando de diabetes, doencas cardiovasculares e muitas outras doencas (até li sobre um caso de melhora de fibromialgia) com ajuda desta dieta. E eu mesmo perdi 12 kilos e estou me sentindo melhor que nunca!

      Em qualquer forma, é uma escolha individual. Precisamos respeitar o caminho escolhido de cada pessoa, mas podemos colocar a informação na mesa, junto com todas os outras, e ajudar o pessoal fazer uma decisão bem informado.

      Se voce ou sua namorada tem algumas dúvidas quando começarem as adventuras na cozinha, me fale 🙂 Boa sorte!
      Bjs
      Maria

  2. Oi Maria!

    Concordo totalmente com o que diz sobre industrializados. São o que há de pior pra nosso corpo.
    E até isso é um ponto interessante para levantarmos pois mesmo no caso das dietas de baixos carboidratos já existem produtos (principalmente lá fora) que são totalmente industrializados e por levarem um label de low-carb são lidos como saudáveis.

    Vai levar tempo antes de LCHF virar algum nicho explorado pela indústria alimentícia, mas nossos olhos desde já podem estar atentos para evitar esses deslizes. Nada mais seguro do que Comida de Verdade.

    O light também é uma grande besteira. Invariavelmente quando se reduz gorduras aumenta-se carboidratos. Afinal precisamos de energia. E de que adianta trocar gorduras por açucares. Se soubéssemos o quanto é pior tomarmos leite desnatado em pó ao invés de um bom leite integral.

    Achei legal falar que nossa liberdade diminuiu nas últimas gerações pois desde cedo somos educados a consumir produtos que apenas nos envenenam. Espero que as próximas gerações já vivam em um momento onde informações como essas que falamos estejam a disposição e que regulamentações mais duras sejam aplicadas às industrias farmacêuticas e alimentícias.
    Sem dúvida isso me motiva muito a lutar e construir um futuro melhor para os que vêm.

    Tentei no blog, enfatizar realmente a área da saúde pois comecei a dieta com o intuito de me curar de muitos e grandes problemas que tive. Um dia terei a oportunidade de lhe contar o que essa dieta fez e ainda faz por mim e muitos outros que conheço e que a seguem com disciplina e criatividade.

    Com certeza, o fato de ir contra todos os paradigmas atuais é o maior desafio dos nossos blogs. Mas nada resiste a fatos e verdade. E nisso temos tudo a nosso favor.

    Diabetes, Doenças Cardiovasculares, Síndromes Metabólicas, Doenças Autoimunes, Alergias, Fibromialgia, Enxaquecas, Obesidade, Epilepsia, Autismo, Parkinson, Esclerose Múltipla, praticamente todas as doenças digestivas, acne, Síndrome do Ovário Policístico, Infecções Fúngicas, Parasitológicas, Cânceres, e a lista vai e vai.

    Espero breve conseguir um tempinho para falar um pouco do que sei sobre cura e como essa dieta dá ao nosso corpo tudo que ele precisa para se curar.

    Resumindo, todas as doenças da civilização podem ser evitadas, e a esmagadora maioria revertidas com uma dieta como a que seguimos.

    E isso é tão inacreditável que é mais simples para quem não conhece uma forma correta de alimentação, dizer que é mentira e massacrar quem diga algo que vá contra ao que está estabelecido.

    Mas nossa história como humanidade sempre foi assim né? Nunca houve mudanças sem lutas.

    O que aprendi até hoje é que as pessoas não mudam porque falamos para mudarem. Elas mudam porque compreenderam ou sofreram e o que podemos fazer é informá-las para não precisarem aprender através do sofrimento.

    Quanto ao seu português, está excelente! Queria eu poder falar apenas um pouquinho da sua língua para ler tanto conteúdo interessante que existe em seu país. Uma vez passei a tarde no Google Translator para ler algumas reportagem que achei de uma revista LCHF do seu país.

    Ah, e com certeza precisaremos das suas dicas na cozinha. Apesar de cozinhar todos os dias e adorar tentar novas receitas, no dia-a-dia não saio muito do que é mais rápido e fácil, que não deixa de ser gostoso mas está longe das suas apetitosas receitas e aventuras gastronômicas.

    Bjs,

    Rodrigo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s