A redenção da gordura – Artigo muito interessante na Veja esta semana!

Fiquei muito feliz quando vi a capa da Veja esta semana:

Recomendo que vocês compraram e leram o artigo inteiro com calma (ou espera uma semana e acesse depois o edição 2275 no Acervo Digital no www.veja.com.br.) Mas em baixo os pontos principais:

O artigo fala que tem varias pesquisas cientificas que mostram que a gordura não é tão perigoso que a gente foi ensinado os últimos 50 anos. No contrario, até gordura saturada poderia ser bom para a saúde. Tem uma virada das recomendações, o limite de gorduras saturadas foi estendido e aumentou com 43% (em comparaçao com os recomendações dos anos 80) nos diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia, de 7% até 10%. As diretrizes para gordura Monoinsaturada também aumentou e o total de gordura (saturada, poli-insaturada e monoinsaturada) agora subiu de 30% até 35%.

Também levanta outros fatos controversiais, mas tudo baseados em estudos científicos, que os carboidratos poderiam criar muito mais problemas cardiovasculares, que a gordura, ligando o aumento de obesidade com o aumento de consumo de carboidratos simples. O numero de obesidade se triplicou aqui no Brasil…

Um estudo concluído por cardiologistas na Harvard comparou um grupo de mulheres que consumiu 5% mais gordura saturada que recomendado com um outro grupo que consumiu 10% mais carboidratos que recomendado, ambos grupos com risco de arteriosclerose. Em baixo as últimas sentencias do artigo que eu acho bem importante, resumindo o resultado desta pesquisa, e que mostra por que uma dieta com mais gordura e menos carboidratos seria um bom caminho para perder peso e melhorar a saúde. Não tenha medo de gordura… mas fique mais atento com os carboidratos que você ingere…

Ao cabo da pesquisa, as mulheres do grupo da gordura apresentam uma reduçao de quase 6% na progressão da aterosclerose. Entre as voluntárias do carboidrato, a obstrução aumentou em 2.8%. É uma reviravolta sem precedentes na ciência da nutrição, a favor da boa gordura.

Anúncios

10 Respostas para “A redenção da gordura – Artigo muito interessante na Veja esta semana!

    • Com certeza tem pérolas de português, seria estranha se não tivessem. Sou sueca, e meu talento nao é linguas 🙂 Mas deixar isso me impedir me expressar eu acho que seria até pior para minha saúde… O blog é um ótimo treino, portanto se divirte com as pérolas e os erros quando eu ainda estou generosa com eles.

  1. Já faz um bom tempo que eu como gorduras naturais sem peso na consciência… como manteiga, leite, castanhas, oleos/azeites, o que faz mal mesmo é “light” (processados), rs.
    E sobre a crítica acima, fique tranquila que seu português está muito melhor que uns 90% dos brasileiros, e obrigada por compartilhar em lingua estrangeira para você tudo que aprendeu 🙂

  2. Que grossura! Seu português é excelente e mesmo que não fosse só em saber que uma pessoa cuja língua materna não é o Português está fazendo um blog em nossa língua já era de se parabenizar. Fiquei envergonhada quando li a crítica. Parabéns, Maria, vou acompanhar o seu blog pois estou precisando perder 25 quilos mas ainda me sinto insegura para seguir a dieta das proteínas. Abraços.

  3. Oi Maria ,seu blog é tudo de bom,é ele que tem me incentivado a seguir a dieta e a continuar firme,suas receitas são maravilhosas.Parabéns!Você é uma pessoa que tem luz própria e ilumina a todos,muito obrigado por me ajudar e ajudar minha filha adolescente com suas receitas maravilhosas,e quanto a critica acima não ligue ,da para perceber que partiu de uma pessoa invejosa e rancorosa,que acha mais comodo criticar as pessoas do que ir atras de seus objetivos.Você sim é digna de admiração,felicidades,tudo de bom sempre.

  4. Nossa adorei seu blog…comecei uma dieta sem carboidratos hoje…ai , que ajuda estas receitas. Obrigada, grande beijo!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s