“Biscotti di Maria” – Bolachas crocantes de amendoas

Os dois últimos Natais eu fiz biscottis como presentes para amigos. Sabe estas bolachas italianas de amêndoas que você come com um espresso ou uma taca de um bom vino santo? Os biscottis ficaram muito populares e varias pessoas pediram a receita… Mas guardei o segredo até dois dias atrás.

Este domingo eu ensinei duas amigas como fazer, aqui em casa. Aproveitamos o momento para preparar jantar com sobremesa depois também, para convidar nossos maridos/namorados para uma noite gostosa, relaxada em boa companhia. O biscotti é meio demorado para fazer, portanto fizemos um jantar bem rápida (mas gostosa), Frango em curry e Pannacotta de baunilha e framboesa

Nos fizemos dois tipos de biscottis, o clássico original com farinha e açucar e também experimentamos com um versão sem farinha e açucar. Sem carboidratos e ainda deu certo! ( baixo carboidratos pelo menos, hi, hi) Foi uma noite muito divertida (obrigada Anne e Tati para boa companhia na cozinha!) e os dois tipos de biscotti saíram bem bons! Nada pode ficar melhor que os originais, mas o versão sem farinha e açucar ficou muito melhor que eu esperava, a casca de laranja, baunilha fresca e amêndoas torradas fizeram milagre. Mais uma vez eu não precisava sentir saudade de açucar.

A receita original que eu adaptei para um adieta sem carboidratos eu achei no livro “A piece cake” de Leila Lindholm. O segredo não era mais complicado que isso 🙂

20-30 biscottis

  • 175 g de amêndoas inteiras
  • 1 ½ copo de farinha de amêndoas
  • casca de uma laranja (so a parte laranja meso, evite a parte branca)
  • 1 vagem fresco de baunilha ou 1 ½ colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de erythritol ou 1/8 colher de chá de stevia ou nenhum adocante, você decide. Com estas medidas a bolacha não fica muito doce, portanto mais fácil de não comer de mais…
  • uma pitadinha de sal
  • 2 ovos
  • ½ colher de chá de fermenta química
  1. Tire o pele dos amêndoas inteiras através, primeiro ferver por ~3 minutos em agua para soltar a parte marrom e segundo colocar dentro de uma toalha e “massagear”. O pele solta facilmente com este processo.
  2. Coloque as amêndoas peladas no forno para tostar em 250 graus até ficar com um cor douradinha (sem queimar)
  3. Pica as amêndoas meio grosso.
  4. Abre a vagem de baunilha e tire os sementes com uma faca.
  5. Lava a laranja bem antes de raspar a casca.
  6. Misture amêndoas, baunilha e laranja com o dos ingredientes secos
  7. Depois adicione os ovos e misture tudo.
  8. Deixe descasar por alguns minutos.
  9. Forma rolos de 2-3 cm de diâmetro e pressione levemente com um garfo.
  10. Leva ao forno por 20-30 mintutos em 180 graus
  11. Tire e corte em bolachas de 1.5 – 2 cm de largura. Corte um pouco diagonal para as bolachas ficarem mais longos e com um formato bonitinho.
  12. Diminui a temperatura do forno até 110 graus ou se não vai tão baixo até o mínimo que tem. Meu forno vai só até 140 graus…
  13. Volta as bolachas para o forno, espalhadas na forma (com ar por volta de cada bolacha) e deixe secar por mais 30-50 minutos (depende do forno e temperatura). Deixe esfriar e guarda num lugar seco.
  14. Pronto, mas também pode colocar uma ponta em chocolate amargo derretida e deixar esfriar. Eu prefio comer natural com um cafezinho.

Anúncios

4 Respostas para ““Biscotti di Maria” – Bolachas crocantes de amendoas

    • Oi Marilia! Acabei de ler sua mensagem sobre o resultado ajustado sua 🙂 Legal que deu certo para você e abrigada por voltar e me contar! Biscotti original são até mais secos e duros, normalmente você mergulha em café ou vino santo antes de comer, mas eu gostei muito seu experimento, é assim mesmo, se não gostar ajuste até achar uma nova versão que funciona para o próprio gosto. Eu faço igual! Continua ser curiosa e depois você me conta sobre suas novas experiencias 🙂 Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s