Ovo mexido o jeito Mornington Hotel – Luxo na sua mesa de manha

Quando eu tinha 20 anos e estudava na universidade eu trabalhava num hotel mais fino preparando e servindo café de manha para ganhar um dinheirinho extra. Lembro que comecei trabalhar cedinho, as 05.30 de manha…cozinhando ovos e salsichas, cortando frios, preparando as mesas, etc. Uma das coisas mais importantes era os ovos mexidos.

Pode aparecer uma coisa simples para fazer, mas tinha toda uma técnica para ter a textura certa. Não sei se você reflectiu sobre isso, mas a maioria das vezes que você come ovos mexidos num hotel o ovo já passou o ponto. A textura deveria ainda ser cremosa, como um mingau, não em pedaçinhos duros. Tem alguns segredos para conseguir que eu vou compartilhar com vocês. Um é creme de leite fresco, outro é parar antes que você acha que você deveria parar e o terçeiro é adicionar manteiga fria no final para ajudar freiar o cozimento.

Treina algumas vezes durante a semana para você poder impressionar seu parceiro/a (ou sogra…) com o ovo mexido perfeito neste fim de semana:-)

2 porções

  • 4 ovos
  • 3 colheres de sopa de creme de leite fresco
  • 1 1/2 colheres de sopa de manteiga
  • sal (e pimento do reino se quiser)
  1. Derrete 1/2 colher de cha de manteiga numa panela (se vocé quer um sabor mais doçe deixe a manteiga ficar um poucinho dourado, mas o jeito clássico é não deixar a manteiga dourar).  Com poucos ovos eles tem uma tendência de grudar sem manteiga no inicio, mas se você faz para mais que 4 pessoas, você pode fazer sem manteiga no inicio. Mas ainda precisa adicionar no final (olhe os passos em baixo).
  2. Bate os ovos com o creme de leite e sal e adiciona na panela.
  3. Continua bater, com a panela em cima do fogo baixo a médio até começar ficar cremoso.
  4. Tire antes ficar muito grosso e adicione mais 1 colher de manteiga para ajudar parar o cozimento e deixar a massa ainda mais cremoso.
  5. Serve direto (talvez com um pouco de pimento do reino em cima)
  6. Pode adicionar um pedaçinho de salmão defumado ou caviar e/ou um pitadinha de queijo philadelphia em cima se quer impressionar até mais, ou serve com bacon e salsicha. Mas não é necessario, o ovo ainda cremoso é muito gostoso sozinha.

Anúncios

11 Respostas para “Ovo mexido o jeito Mornington Hotel – Luxo na sua mesa de manha

    • Oi Tatiane! Espero que voce vai gostar! Nas primeiras vezes pode ser dificil de nao passar o ponto, por que ovos cozinham muito rapido, mas experimenta e voce vai pegar o jeito. Vai ficar cremoso e gostooooso… Beijos Maria

  1. Pingback: Café da manha – Ideias & receitas como evitar carboidratos « Mais gordura, menos carboidratos!·

  2. Adorei seu blog. Sigo a dieta do Dr. Pierre Dukan há mais de um ano e gosto muito. Mande outras receitas para incentivar as pessoas a abandonar o uso de carboidratos, que só fazem mal.

  3. Fiz ontem pela primeira vez, ficou uma delícia! Comi acompanhado de palmitos picados e queijo ricota. Obrigada por compartilhar esta receita, parabéns.

  4. Olá, boa tarde. Como sempre suas receitas são fantásticas! Tenho uma dúvida: não consigo encontrar creme de leite fresco, dá pra trocar por outra coisa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s