Creme de leite fresco – Um dos ingredientes favoritos

Eu recebi perguntas sobre alguns dos ingredientes que eu uso mais frequentemente e pensei que ao invés de só responder individualmente eu colocaria mais informação no blog para todos lerem.

Primeiro ingredíente para ser discutido é Creme de leite fresco. Eu uso frequentemente (mas não necessariamente muito), por que não tem carboidrato, você fica satisfeita logo (não precisa comer de mais) e o creme de leite também destaque todos os outros sabores da comida. Com outras palavra – A comida fica muito mais gostosa!

Mas, talvez você pensa, creme de leite e pura gordura! Eu sei que muitas pessoas escutou a vida inteira que gordura é ruin, mas tem muitos evidencias recentes que este dica nos fizemos mais doentes que nunca. Olhe por exemplo meus posts no “Vale a pena de ler e ver” (clique no menu em cima), e você vai ver vários resumos e links para artigos tocando este assunto.

Na verdade, quando você está seguindo a dieta LCHF (Low Carb High Fat), você não precisa ter medo de gordura natural. Na realidade a energia dos carboidratos está trocada por energia de gordura. A diferença é que você vai comer menos, por que não vai ter picos de insulina provocando fome, o nível de acúcar no sangue vai se estabilizar (e vários outros efeitos bom para a saúde). Para um introdução ótimo explicando como funciona , leia “LCHF for beginners” no Dietdoctor.se escrito pelo um medico clinico especializado em ajudar pessoas obesas perder peso.

Fresco vs. Longa vida

Eu sei que aqui no Brasil pessoas são mais acostumadas de usar creme de leite na lata de longa vida, mas não é a mesma coisa como creme de leite fresco. Use fresco uma vez e você nunca gostaria de voltar para a versão de longa vida… Mas não é só o sabor que é melhor. Em geral alimentos de longa vida são mais processados e tem mais conservantes, portanto pelo menos eu tento de evitar produtos de longa vida mais possível.

Creme de leite vs. Chantilly

Teoricamente chantilly é creme de leite batido, mas o creme de leite que se chama chantilly no super mercado aqui no Brasil tem açucar adicionado, por tanto tem um teor de carboidrato alto… A mesma coisa nos restaurantes, se você pede um cafezinho com creme de leite o risco que vai vir um café com chantilly adocicado é muito grande. Fique atento…

Onde achar?

Sei que não sempre é facil de achar Creme de leite fresco, não todos os supermercados tem. Mas eu achei pelo menos no Carrefour, Mambo, St Marche e Natural da Terra. Ultima vez que eu procurei no Walmart eu não achei, mas isso foi 1 ano atrás e pode ser que isso mudou.

Normalmente está no lado do leite fresco, perto de queijos frescos (tipo cottage, marcarpone etc) no refrigerador do supermercado.

Qual marca eu uso?

Meu favorito e “Verde Campo” por que eu acho que tem uma textura um pouco mais grosso que os outros, e eu prefiro isso quando fazer doces. Mas se você vai esquentar não faz diferença. “Fazenda” também é ótimo, eu uso bastante em molhos etc.  (Não estou patrocinado pelo nenhum dessas, simplesmente gosto)

Valores nutricionais (teor 35% de gordura)

1   colher de sopa (10 g) 100 ml
Valor   energetico 34 kcal 340 kcal
Carboidratos 0 g 0 g
Proteinas 0 g 0 g
Gordura 3.5 g 35 g
Anúncios

6 Respostas para “Creme de leite fresco – Um dos ingredientes favoritos

  1. Maria, Seu blog é maravilhoso e suas receitas são fantásticas. Parabéns.
    Mas, o creme de leite tem carboidratos, e não é tão pouco, veja na tabela nutricional da unicamp – TACO
    http://www.unicamp.br/nepa/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf

    e na da USP
    http://www.fcf.usp.br/tabela/resultado.asp?IDLetter=G&IDNumber=187

    é interessante notar que as diversas marcas tem teores diferentes de carboidratos e nem sempre o que vem anotado na tabela nutricional do produto coincide com a realidade.

    obrigada pelo seu blog
    Berenice

    • Oi Berenice,

      Muito orbigada por seu comentario e por compartilhar a tabela comigo! É superbom para mim entender as dúvidas que as pessoas podem ter sobre a dieta. Voce está certa, mas tem dois conceitos importantes que explicam por que creme de leite fresco funciona muito bem dentro da dieta.

      1. Tipo de creme de leite: Esta certo que quando olhar especialmnte UHT, que e produtos de longa data, voce pode ver teores mais altas, como seu exemplo do Vigor (link USP) de mais 8 % de carboidratos. Eu evite este tipos de produtos por que foram tratados&processados de mais. Prefiro creme de leite fresco.

      2. Volume usado: Tambem esta certa que creme de leite fresco em geral tem carboidratos, mas muito pouco. (No versão de Verde campo eles falam 0 g de carboidratos por 15 g de produto, mas provavelmente eles redondam para baixo, o valor real deveria ter 0.4 g). No seu exemplo de TACO na pagina 54 foi analisado um creme de leite com 22.5 gr de gordura e 4.5 g de carboidratos por 100 gr de produto. Se voce aumenta o teor de gordura, e compre um creme de leite de 40 gr de gordura o teor de carboidratos vai diminuir ate 3.0 g (fonte http://www.slv.se, um organisacao do governo sueco independente dos atores do mercado). Por tanto o contribuicao para o volume de carboidratos na comida vai ser bem baixo, em qualquer dos dois teores em cima (eu uso creme de leite fresco de 35% de gordura).

      Por que? Se voce usa 2 colheres da sopa (30 g) de creme de leite o impacto vai ser mais ou menos 1 grama de carboidrato, e se voce faz uma sobremesa bem caprichada com 100 g de creme de leite fresco ainda o impacto vai ser só 3-5 gramas de carboidratos. E lembra, ainda dentro desta dieta voce não deveria comer sobremesa todos os dias… 🙂 Uma ideia principal da dieta com mais gordura e menos carboidratos e que voce fique satisfeita com menos volume. A energia e mais concentrada na gordura que nos carboidratos, (e nao provoca o mesmo fome por que o nivel de insulina fique mais estavel).

      Um ultimo comentario para colocar uma referencia para os valores em cima. Uma dieta mais radical sugire um volume total de 20 gramas de carboidratos por dia. E fiz isso os primeirso meses, mas agora eu acho eu estou entre 20-40 gramas.

      Espero que eu consegui esclarecer suas dúvidas!
      Beijos,
      Maria

  2. Olá Maria.. eu tenho muita dificuldade de encontrar creme de leite fresco onde moro, em Joinville SC. Todos os cremes de leite que encontro são como esses que a Berenice comentou, cheios de carboidrato. Estou utilizando eles até que consiga encontrar outro com menos carbo, mas tenho medo que atrapalhe em minha dieta. Aqui em Joinville tem o supermercado BIG, que é da rede walmart, vou tentar encontrar lá, é minha última esperança..

  3. Meu marido comprou um creme de leite pasteurizado, propondo-se a creme de leite fersco, mas na realidade não é!!! Cuidado!!! Fujam dessa marca: BIALINI!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s