Faça sua propria coalhada, com menos carboidratos!

Um amiga, Manuela, me ensinou como fazer coalhada caseira um bom tempo atrás, mas é só agora que eu comecei fazer frequentemente. Eu levei a receita mais um passo quando eu reduzi o liquido para a coalhada ficar mais grosso e com menos carboidratos.

1.3 litros (400 ml reduzido)

1 litro de leite integral fresco
250 ml de coalhada (ou um pote de iogurte)

Primeiro passo: Esquenta o leite mas tire o fogo quando começar ferver. Deixe esfriar até mais ou menos 40 graus. Adicione a coalhada e tampa tudo com filme plástico. Coloque dentro do forno (desligado) por 12 horas(as vezes precisa mais um pouco tempo). A textura deveria ter ficado cremoso.

Segundo passo: Coloque um tecido fino e limpo num passador em cima de um tigela. Adicione a coalhada e deixe descansar no refrigerador durante mais 6-12 horas (depende da textura que você quer). Isso separa o liquido, e deixa a coalhada mais grosso e com menos carboidratos. Use os ultimos 250 ml para fazer a próxima coalhada.

Serve com Granola LCHF com sementes e mirilos ou framboesas

Anúncios

38 Respostas para “Faça sua propria coalhada, com menos carboidratos!

  1. Pingback: Café da manha – Ideias & receitas como evitar carboidratos « Mais gordura, menos carboidratos!·

  2. Pingback: “Crumble” com frutas do bosque e ruibarbo – Não vai sobrar nada desta sobremesa de baixo carboidrato « Mais gordura, menos carboidratos!·

  3. Pingback: Sobremesa rápida com framboesa, iogurte grego e castanhas variadas – Ou talvez seu café da manha amanha… | Mais gordura, menos carboidratos!·

  4. Olá Maria, sou de SC e venho acompanhando seu blog, lendo os artigos do dr. José Carlos Souto (que você indica em um post) e fazendo a dieta a 2 semanas. Confesso que não é tarefa fácil, sou louca por uma batata soute e uma boa macarronada, mas desde que comecei me sinto bem melhor e até já desinchei um pouquinho. No começo me deu uma crise alérgica, ainda tenho um pouco, provavelmente de algum ingrediente que comi, penso que seja da fibra de soja ou da semente de abóbora, mas já está passando. O melhor é que não passo mais fome como antes, minha pele está mais limpa e me sinto bem. Acho que uma das coisas mais tristes de estar cuidando na alimentação é passar fome…
    Percebi que para mim, financeiramente é mais difícil manter essa dieta. Em minha casa o orçamento aumentou bastante, pois nossa alimentação era muito simples e com ingredientes baratos (base de frutas verduras e legumes). Mas, mesmo assim vou me esforçar para continuar a dieta, mesmo com dificuldade financeira, pois vale muito a pena.
    Gostaria de saber quanto mais ou menos de carboidratos voce acaba ainda consumindo por dia.
    Tenho Uma dúvida quanto a coalha, pode comer quanto por dia? Sabes quanto de carbo ela tem? Se misturar adoçante ou gelatina diet fica bom?
    Abraço, desculpe o longo texto.

    • Oi Franciane! Quando eu comecei eu comi até 20 gramas por dia, hoje estou entre 30-40 gramas e estou me sentindo bem.
      Entendo sua preocupação com o parte financeiro, carne e peixe é bem caro neste pais, queijo também. Farinhas de amendoas e coco etc. também é mais caro que farinhas normais. Mas legumes se encaixa bem na dieta (legumes que cresem em cima da terra). Quando comer menos carboidraros, você normalmente come menos em geral e com maior qualidade. Ao inves de carne ou peixe pode comer ovo e frango que é bases de proteina mais barato. Eche seu prato com verduras e legumes e espelhe azeite em ciam apra ter uma boa fonte de gordura. Concordo com você que vale a pena, por que é melhor para a saúde. Também acho queo preços de comida de qualidade aqui no Brasil são absurdos. Como comida aqui pode ser muito mais caro que em EUA ou Suecia…? Não entendo… Espero que você acha uma forma sustentavel continuar esta forma de viver!! Você merece! Beijos

  5. Olá, parabéns pelo blog~!
    Para fazer iogurte não precisa ser leite fresco, pode ser de caixinha e até leite em pó. O leite fresco(aquele que não sofreu UHT), é necessário para fazermos o queijo.
    Dizem que é para esquentar até 80 graus(alguns dizem que não se pode ferver) e depois esfriar até mais ou menos 40~42 graus, mas nosso leite, tanto o de caixinha como o refrigerado, já estão pasteurizados, então você só precisa esquentar um pouco mais quente que a temperatura do seu corpo, ou seja, colocar o dedo e achar que está um morno mais quente que você. Para leite fresco de verdade, de fazendas, é melhor esquentar até quase ferver para eliminar microorganismos.
    Outra coisa é que não há necessidade de colocar um copo inteiro ou 250ml de iogurte, bastam 1 ou 2 colheres de sopa.
    Pode também guardar a mistura em uma caixa de isopor que manterá a temperatura melhor do que o forno do fogão e pode também deixar do lado, uma garrafa pet com água quente que vai ajudar a deixar o ambiente aquecido.
    Outra coisa muito boa é conseguir uma garrafa térmica que tenha capacidade para 1 litro ou mais, aí é só colocar a mistura na garrafa térmica e deixar 10 ~ 12 horas, uma verdadeira iogurteira.
    O que você faz depois, engrossando o iogurte é o que a comunidade árabe faz para fazer a LABNEH que alguns consideram um creem cheese. Depois de pronto eles comem com torradas colocando um pouco de sal e azeite, mas você pode temperar de várias outras formas.
    Uma dica para tirar o soro do iogurte é usar os filtros de papel que se usa para coar café.

    • Oi Konfeiteiro! Legal! Tantas dicas interessantes, obrigada! Eu prefiro usar leite fresco, por que é leite fresco mesmo=muito melhor para o saúde. Eu tentei usar menos quantidade de iogurte, mas nunca deu certo, vou experimentar de novo! Beijos

  6. Dá certo sim, é a reprodução de microorganismos eu deixo umas 12hs.
    Só que não dá para usar para sempre esse iogurte para fazer novos iogurtes.

  7. Fiz a colhada e ficou ótima, fiz a noite e coloquei na caixa de isopor com uma garrafa pet com água quente, no outro dia coloquei no coador de café para reduzir,ficou excelente.
    Maria obrigada pelo blog!! Comecei a pouco tempo uma dieta de baixo carboidrato, e não sabia o que comer nos lanches e tinha pouca opção para o café da manhã. Suas receitas são muito boas.

  8. Pingback: Bolo de mousse de framboesa e limão – Com camadas de brownie | Mais gordura, menos carboidratos!·

  9. Oi Maria!
    Ontem fiz o iogurte e deixei dessorar virando a coalhada seca.
    Hoje de manhã usei a batedeira pra dar uma consistência mais leve e acabou aumentando um pouco de volume.
    Ficou muito bom, suave. Acabei exagerando e comi uma xícara com uma colher de sopa de geléia (de frutas, sem açúcar).
    Será que ingeri carbs demais?
    Bjo e parabéns pelo blog!
    Sempre venho aqui para pegar uma receitinha 🙂

    • Obrigada Paula! Uma xicara é 240 ml, não sei se isso é muito para você, depende do seu alvo e o que vc comeu no resto do dia. Eu acho que fico satisfeita com um pouco mais que a metade disso, por que iogurte reduzida é bem grosso e cheio de proteina e gordura. Sente o seu corpo, escuta se vc está se sentindo satisfeita ou não. Beeeeiiijos

  10. Olá, Maria. Parabéns pelo blog. Eu faço coalhada seca com este iogurte, adicionando sal e colocando para sorar por algumas horas em um coador de pano. Fica muito bom. Mas me diz uma coisa, assim fica com menos carboidratos.?

    • Oi Janete! Sim, o lactose/carbs do leite é dissolvido no soro, enquanto a gordura não. Portanto, quando você tire o soro, você tire um parte dos carboidratos, e a concentração diminua 🙂 Legal, neh! Beijos

  11. Bom sábado, procurando o carboidrato do repolho te encontrei
    estou muito feliz com suas receitas,estou a 40 dias nesta dieta e muito feliz emagreci 4 kilos e não vou mais sair deste tratamento adorei suas dicas beijos

  12. Pingback: Granola Caseira Lowcarb – Com cacau nibs para o toque extra | Mais gordura, menos carboidratos!·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s