Vodka com infusão de especiarias e frutas – Um apertif ou sabor para sua trufa ou coquetel, você decide…

Na Suécia é comum com álcool com sabor. As tradicionais são amargos, feito com ervas e especiarias, mas também esta ficando mais popular com sabores mais adocicadas de frutas.

Os amargos chamamos “snaps” e bebemos puros em copinhos nas festas tradicionais, como os brasileiros tomam pinga em pequenos doses (ou talvez não tão pequenos…) Quando vi um post no Gourmand in the Kitchen sobre infusão de vodka eu me inspirei e decidi tentar. Eu não sou muito de espíritos fortes, mas os resultados deste experimento eu já usei varias vezes durante a ultima semana para colocar sabor em trufas e cremes de sobremesa.

Vodka não tem carboidratos? Na verdade não, não muito. Álcool e carboidratos não é a mesma coisa. Pode tomar um copinho sem culpa :-)

Como fazer? E é realmente muito fácil. Você só precisa ter um pouco de paciência…

  1. Coloque vodka (ou se você preferir Cachaça) num vidro com tampa.
  2. Adicione sabores.
    - Eu usei framboesa e vagem de baunilha par um , e cardamomo, canela e baunilha para outro. No vodka com framboesa eu adicionei um pouco de stevia. também. Tudo ficou bem bom. Também acabei de mistura cachaça com hortelã e erva cidreira, mas não está pronto ainda, portanto não posso falar se ficou bom ou não…
    - Não tem regras ou medidas, mas um sugestão poderia ser começar com pouco e experimente depois um dia. Se você achou que não esta pegando muito sabor, pode adicionar mais. Com as framboesas eu caprichei já no começo.
  3. Espera entre 3-7 dias em geral, experimentando o sabor cada dia para ver quando você achou que atingiu uma boa força do sabor. Pode demorar mais, pode demorar menos.
  4. Tire os temperos ou as frutas e guarda o vodka em vidros com tampa.
  5. Bebe puro ou use como tempero/sabor para sobremesas e coquetels.

Sugestões de ingredientes (misture como quiser usando bom senso e seu próprio gosto e preferências , eu não experimentei tudo isso só olhei os sugestões do Gourmand in the Kitchen). 1-3 ingredientes eu acho que é suficiente :

  • Frutas: Frutas cítricos (limão, laranja, limão siciliano, tangerina etc. Use a parte colorida da casca que contem os óleos essenciais), frutas silvestres/vermelhas (morango, framboesa, mirtillos, amora, etc.), outras frutas podem contem mais carboidratos que você vai querer, OK. Mas se quiser se adventurar pode adicionar figos, peras, melancia, abacaxi, etc.
  • Ervas: Alecrim, tomilho, erva cidreira, menta, lavanda, hortelã, dill
  • Especiarias: palitos de canela, cravo da índia, vagem de baunilha, anis, cardamomo, gengibre fresco, café, coco desidratado, folhas de chá (verde, defumado, frutado, etc), etc. (Não use as especiarias em pó mas os sementes inteiros ou pedacinhos maiores)
  • Legumes: Pepino, erva doce

Eu usei 2 colheres de sopa do versão canela, cardamomo e baunilha nesta receita de trufas de marzipan (usei 2 colheres de sopa de erythritol para adoçar  e adicionei nozes inteiros). Ficou uma deliiiiiicia! Vou colocar mais detalhes e fotos num outro post.

About these ads

6 Respostas para “Vodka com infusão de especiarias e frutas – Um apertif ou sabor para sua trufa ou coquetel, você decide…

  1. Olá, Maria! Que satisfação enorme conhecer seu blog! Gostaria de agradecer a você por postar tantas receitas fantásticas. Estou no inicio da minha reeducação low carb e seu site me inspirou bastante, estarei sempre visitando. Parabéns pelo sucesso na mudança de alimentação! Beijo grande!

  2. Pingback: Drinque refrescante de chá e framboesa – Mata o sede com prazer! | Mais gordura, menos carboidratos!·

  3. Pingback: Papai Noelzinhos de Marzipan – Bombons simples, gostosos e muito fofos para seu natal | Mais gordura, menos carboidratos!·

  4. Pingback: Brownie com ganache de “ginger bread” – E um workshop divertido de low-carb | Mais gordura, menos carboidratos!·

  5. Pingback: Tudo para a sua ceia de natal – Inspiração sem carboidratos | Mais gordura, menos carboidratos!·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s