Chocolate quente, sem leite ou açucar – Para dias e noites de friiiiiiio…

Tivemos algumas dias bem frios aqui em São Paulo. Chegou em 8 graus de madrugada… Estou muito friorenta, ainda sendo Sueca. Mas tem solução: meia de lã, cachecol e chocolate quente!  Só que numa dieta sem carboidratos, chocolate quente baseado em leite e açucar não rola.

Mas nesta receita você nem usa leite, nem adiciona açucar. Esta receita não tem carboidratos, mas também é ótimo para pessoas com alergia de lactose. O base e feito com agua, ovo e um pouco de óleo de coco (ou pode trocar para manteiga se não tem restrição de lactose), e chama “leite de ovo”. A receita e muito conhecida no mundo LCHF (low carb, high fat) na Suécia, e pessoas usam ao invés de leite no café ou como um lanchinho liquido.  Para fazer chocolate quente, você só adicione cacau/chocolate amargo e um pouquinho de essência de baunilha.

Ainda sendo tão popular na Suécia, hoje foi a primeira vez que eu experimentei. Não tinha muitos expectativas de uma bebida baseada em agua e ovo… só estava desesperada de uma chocolate quente… Mas realmente, ficou muito bom! Vale a pena de experimentar, é muito fácil e rápido de fazer.

2 porções

  • 2 ovos
  • 1 1/4 copo (300 ml) de agua fervendo
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco (liquido, coloque no microondas se for necessário) ou manteiga derretida
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 2 colheres da chá de cacau em pó sem açucar (ou 4 pedacinhos de chocolate amargo derretida), ou ao gosto.
  • (eventualmente um pouco adoçante ao gosto)
  1. Bate ovo e óleo no liquidificador um pouco
  2. Adicione agua fervendo e bate mais um pouco
  3. Adicione cacau ou chocolate amargo derretido e essência de baunilha e bate de novo.
  4. Pronto! Serve já já.
  5. Pode guardar no refrigerador, mas esquenta antes de usar e mistura com um garfo por que a gordura vai se separar no frio.
About these ads

21 Respostas para “Chocolate quente, sem leite ou açucar – Para dias e noites de friiiiiiio…

  1. Oi Marialm, adorei sua receita, pois ajuda quem não pode com a lactose.Como eu por exemplo.Fiquei muito feliz em saber que você também mora em São Paulo, ainda não tinha percebido.Beijos querida e um ótimo final de semana

    isso.Adoreisaber que somos quase vizinhas, rsrs.saber que somos

    • É uma alergia dificil, neh, por que tem lactose em quase tudo… Minha filha também tem sensibilidade de lactose, portanto preciso achar solucões legais :-) Fiquei feliz que você gostou a receita! Beijos

  2. Hmmm muito interessante, meu marido é louco por Nescau, o que ele mais sente falta durante a dieta, é o bendito Nescau… Salvei aqui nos favoritos, vamos ver se ele aprova.

    • Entendo :-) , é uma receita mais extrema, embora muito nutriciente e com bem poucos carboidratos. É bem popular na Suecia, eu até gostei mas eu também não faço com frequencia. Beeeeiiijos

  3. Para não ficar com gosto de ovo é só passar os ovos numa peneira. O que dá o cheiro no ovo é a pele da gema, que fica na peneira.

  4. Eu fiz! E é uma delícia!!! :D
    Muito obrigada Maria, suas receitas são demais!
    Comecei há pouco a dieta low carb e vinha tendo dificuldades em deixar o leitinho com chocolate à noite… Mas sua receita substitui isso facilmente! É deliciosa! Igualzinho o leite, incrível!
    Parabéns e obrigada! :)
    Agora posso ter um lanchinho bem mais saudável e com menos carboidratos!!! Obrigada por compartilhar!!!
    Beijos!

  5. Adoreeei!!! deu super certo e me surpreendi!!! Tenho intolerancia ao glúten e a lactose e percebo que quando me alimentos com farinhas de qualquer tipo e acúcar incho muito e agora decidi seguir esta dieta. tenho certeza que vai me ajudar muito! Obrigado por dividir as suas receitas. abracos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s