Pãozinho para café da manha – Mais um pão sem carboidratos!

Meu post com dicas para café da manha ficou muito popular, e vendo os comentários parece que muitas pessoas realmente sente falta do pãozinho… Pensei e fiz um experimento em casa para tentar fazer um pão mais parecido de um pãozinho normal, mas sem carboidratos.

Trocei a farinha por uma mistura de farinha de amêndoas e farinha de coco. Eu acho que o sabor de coco normalmente é dominante , e tentei quebrar a força dele através adicionar Kümmel em gão (cominho). Gostei o resultado! Não ficou como um pão francés, mais como um pão germanico, mas funciona muito bem com um pedaço de queijo.

8-10 pãozinhos

  • 2/3 copos de farinha de amêndoas
  • 1/3 copo de farinha de coco (se quer um sabor menos forte de coco, eu acho que da para trocar um parte para farinha de amêndoas. Eu usei por que eu acho que farinha de coco liga a massa melhor que farinha de amêndoas)
  • 1 colher de chá de fermenta química
  • 1 colher de sopa de fibras de maracujá (ou outra fibra)
  • 1 colher de sopa de sementes de girassol (para criar um pouco e textura, mas funciona se também)
  • 1 colher de sopa de kümmel em grãos (acho que da para trocar para 2 colheres de chá de cominho em pó)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 150 g de queijo philadelphia
  • 3 ovos
  • 3 colheres de sopa de óleo de coco (liquido)
  1. Misture todos ingredientes secos
  2. Se o óleo de coco não é liquido já, derrete um pouco na microondas
  3. Adicione óleo e os ovos e misture de novo. Para os pão ficar um pouco mais alto, bate os ovos primeiro por 2-3 minutos com batedor.
  4. No final adicione o queijo e misture bem
  5. Deixe descansar por 30 minutos para a mistura ficar mais grossa.
  6. Forma bolas. Para facilitar e não grudar nos mãos, coloque os mões em agua fria antes fazer cada bola.
  7. Se quiser, decore com sementes ou kümmel
  8. Cozinhe no forno em 200 graus por ~15 minutos
  9. Guarda na geladeira (ou freezer), mas tire um tempinho antes de comer ou coloque na torradeira.

About these ads

51 Respostas para “Pãozinho para café da manha – Mais um pão sem carboidratos!

  1. Ficou uma aparência ótima mesmo!! vou testar qualquer hora. Onde você consegue farinha de amendoas e de coco? aqui no Rio eu não vejo com facilidade, talvez no mundo verde ou casa são pedro, ou teria outra, se alguém souber, já agradeço. Hoje fiz o bolo de caneca em forminhas de cupcake e a gelatina com creme de leite pro finde, e estou a fazer um pão assim: um peito de frango cozido com cebola, tomate, cebolinha e salsa e sal. Depois 2 colheres de sopa de farelo de trigo e 1 colher sopa de manteiga, e 2 ovos, Bater tudo no liquidificador mas por ultimo coloque o frango ou desfie e dê o ponto com creme de leite ou o caldinho do frango e unte um pirex e leve ao forno. Espero que goste.

    • Parece bem gostoso! (mas eu particularmente só tentaria fazer sem o farelo de trigo…mas é importante que vcoe faz o que funciona para voce.) Qual receita voce usou para o bolo de caneca?Parece interessante… Onde voce conseguiu uma receita sem carboidratos?

      Eu compro a farinha de coco no Mundo Verde e farinha de amendoas eu sempre fiz em casa (coloqando as amendoas no liquidificador e bater até ficar um pó), Mas ultima vez eu comprei, por que eu achei no meu sacolão (Natural da Terra)junto com as outros sementes e castanhas por quilo. Bjs

      • Oi Luciano! Obrigada! Para falar verdade, eu nao sei exato… Deveria ser bem pouco. E só a farinha de amendoa/coco que tem um pouco de carboidratos, ~15 g/ 100 g de amendoas. Por tanto acho que um pãozinho deveria ter uns 2 gramas. Abs!

  2. Maria, essa receita na verdade é sem o farelo, mas onde copiei, no blog http://www.hellololla.com, ela faz essa dieta e postou no dia 30/03/12 é só por no busca “pão”. Eu não li nada ainda do livro do Atkins, ja li o South Beach e fiz mas como sempre desisto no meio,rsrsrs, uma dúvida: é zero carboidratos ou é permitido 20gr por dia?? Eu na verdade estou diminuindo 90% os carboidratos e comendo justo proteínas e sopas e saladas para derreter pelo menos 5 quilos no mais breve tempo, já que ginástica não está sendo meu forte no momento. Sucesso aí!!

  3. Pingback: Café da manha – Ideias & receitas como evitar carboidratos « Mais gordura, menos carboidratos!·

  4. Bom dia Maria,

    Tentei fazer ontem esse pão, mas ele não deu certo, a massa ficou muito mole e o sabor também não ficou nada parecido com o de pão mesmo. Tem alguma dica para me ajudar? Ah tentei fazer o sorvete de abacate também, mas ficou muito grosso e não endureceu.

    Beijos,

    Carol

    • Oi Caroline! Que pena que não deu certo. É dificil saber o que foi a problema, mas acho que poderia ter a ver com 6 coisas potenciais:

      1. Tipo e volume de farinha. Pode tentar adicionar mais um pouco de farinha de amendoa ou coco. A textura dos farinhas podem variar, por exemplo farinha de amendoa comprado e um pouco diferente do farinha feito no liquidificador. Eu quase sempre faz no liquidificador. O sabor não vai ser como um pão frances, mas se use cominho ou outros temperos de pão vai aparecer mais como um pão preto. Claro, nunca vai ser igual.

      2. Tempo no forno. Um outra coisa que você poderia experimentar é deixar no forno mais um pouco tempo, os fornos também podem variar muito.

      3. Tamanho dos ovos. O tamanho dos ovos podem variar muito. Se você normamente usa grandes, talvez você precisa um pouco menos, mas acho mais facil aumentar o volume de farinha mais um pouco.

      4. Voce deixou descansar por um tempo antes de fazer os rolos? Vai engrossar com tempo.

      5. Voce trocou algum ingrediente por outra?

      6, Se eu escrevi errado na receita? Acho que não, mas vou experimentar de novo para ver.

      Sobre o sorvete. Não sei como não congelou, nunca vi uma coisa não endurecer no freezer. Quanto tempo você esperou antes de experimentar? Um sorvete pode demorar 3-4 horas antes endurecer no freezer normal, mas pode provavelmente demorar até mais se o freezer tem pouca potencia.

      Espero que isso ajudou um pouco!
      Beijos!

  5. OI Maria tudo bem, gostaria se saber se a farinha de banana verde e farinha de linhaça podem ser usadas.
    Aguardo sua resposta ,e muito obrigada por tudo.
    bj
    Dulcinéa

    • Oi Dulcinea! Nao conheço farinha de banana verde…você tem um pacote em casa? Será que você poderia olhar por traz quanto carboidratos que tem por 100 g? Se for por volta de ate 15-20 g eu acho que poderia funcionar… mas não tenho certeza, depende da textura e sabor da farinha. A próxima vez que eu vou para uma loja com produtos organicas/verdes eu vou dar uma olhada!

      Farinha de linhaca eu uso em vez em quando, mas prefiro os sementes de linhaca, por que tem mais fribras. Eu acho que farinha de linhaça é mais um complemento que um substituto, troca 2-3 colheres de cha de farinha de amendoas por linhaça deveria ficar bem bom.

      Beijos

  6. Vou tentar fazer esse pãozinho pois sinto muita falta dele pela manhã. Se vc souber como eu encontro pra vender alimentos sem carboidrato já prontos por gentileza me envie, grata.

    • Oi Damaris! Experiementa! É dificil achar alimentos preparados sem carboidratos… Eu faço tudo em casa… Se eu achar, eu vou postar no blog, com certeza! Beijos

  7. Oi! Sou nova no seu blog e estou adorando :-)
    Adorei essa receita e queria fazer, mas tenho uma perguntinha… sera q daria p/ eu substituir o queijo filadelfia por alguma outra coisa? Meu filho nao pode comer leite e derivados entao eu preferiria fazer sem, mas nao sei como ficaria a textura. Voce tem alguma ideia?!
    Obrigada por dividir receitas tao boas no seu blog!
    Ana

    • Oi Ana! Desculpe a resposa atrasada, perdi esta mensagem. E mais um desculpe para não poder responder sua pergunta. Realmente não sei, mas você deveria trocar para uma outra gordura que também da firmesa. Será que oleo de coco funcionaria? Não sei, e o sabor também vai ficar forte. Eu acho que eu experimentaria com oleo de canola (50 ml mais ou menos) aumentaria a quantidade de farinha/sementes. Depois você me conta como ficou, por favor, estou com curiosidade. Boa sorte e beijos!
      Maria

    • Oi Silvana! Kummel/cominho eh so um tempero, pode tirar ou substituir para outro tempero de pao que voce gosta. Anis talves?

      Cerveja eh como pao liquido, nao esta recomendado dentro de uma dieta de baixo carboidrato. Mas pode fazer um drinque com cha de ervas, vodka, um pouco de framboesa e adocante, por exemplo, como no meu ultimo post. Alco puro nao tem carboidratos, portanto nao aumenta o nivel de insulina. Foi pelo menos o que eu li num blog de um medico especializada nesta dieta.

      Beijos!
      Beijos

  8. Fiz os pãezinhos e ficaram ótimos! como usei tres ovos grandes acrescentei mais uma colher de sopa de farinha de amendoas, far. de coco e semente. nem precisou do kummel, forno bem quente, 5 min na gade inferior e depois passe para a superior, depois de quase um mês comi um sanduichinho, eheh … bom demais parabens pelo blog

      • Kkkkkkk Você é muito simpática… A maioria dos produtos você compra na Mundo Verde? Ou tem alguma outra loja que você conheça que tenha preços melhores? Você poderia fazer uma listinha dos lugares que gosta de fazer as compras, né? Kkkkk Com 1 semana de dieta já emagreci 3,2 K, legal, né? Hoje tomei iogurte natural e comi meia pera, você acha que estraguei a dieta? Beijo

      • Oi Fe! Parabens para seus 3 kilos! Muuuito bom! Uma dica para saber se você está saindo da sua dieta e ver os routols dos alimentos que você quer comer. Tambem depende onde você colocou o seu max de carbs por dia. Uma dieta rigida, que é onde a maioria tenta de começar para perder peso é 20 g de carbs por dia. Eu comecei assim mas agora eu estou entre 30-50 g provavelmente, mas eu cheguei até um peso legal e só quer cuidar minha saude. Não tem regras, você decide! O mais importante é que você está se sentindo bem no caminho, e come bem. Mas se eu fosse você eu trocaria a pera para frutas silvestes com menos carboidratos, framboesa tem só 4.5 g de carb por 100 g de fruta, pera tem pelo menos 11 g. Para reduzir os carboidratos do iogurte pode seguir as dicas este post: http://maisgorduramenoscarboidratos.com/2012/02/27/faca-sua-propria-coalhada-com-menos-carboidratos/
        Pode pegar seu iogurte comprado e só seguir o segundo passo na receita. Eu faço isso a maioria das vezes. Bosa sorte e beijos!

  9. Olá! Fiz o pao e fiocou MARA!!!!
    Na verdade, o primeiro não gostei muito do gosto forte do coco, mais a textura é maravilhosa, aí resolvi adaptar, e redusi um pouco da farinha de coco e substituí o óleo de coco pelo óleo de soja, aí ficou um espeáculo, e como somos eu e meu marido de dieta aqui em casa tenho feito a cada 2 ou 3 dias uma receita. Comemos com pastinha de frango ou de atum no lanche da tarde ou como queijo quente de manha…. hummmm é tudo de bom!! estamos de dieta a 3 semanas e ja perdemos 5 kgs cadda e já testei várias receites suas/ obrigada! O bolo de limão é um espetáculo! bjs

    • Hmm…, pode experimentar, mas não vai ter carboidratos para comer o fermento, portanto não vai ter a mesma reação. E não sei se é o fermento ou o trigo que dá este cherio gostoso de pão fresco normalmente… Se você experimenta, me conta deposi como foi :-) Beeeiiijos

  10. Olá, não encontrei ainda ingrediente que tem tantas informações diferentes a respeito da quantidade de carboidratos.
    Já encontrei de 7,2 a mais de 50%.

    • Oi Konfeiteiro! O pão tem ovo, cream cheese, queijo amarelo e sementes que tem muito pouco carboidratos. Farinha de amendoas tem mais (~15%) mas isso é muito menos que farinha de trigo ou outro grão a fica deluido por o resto dos ingredientes, portanto este pão tem muitos poucos carboidratos. Pode comer sem culpa ;-) Beijos

  11. Olá. Amei o seu blog, já havia feito essa dieta antes, mas sempre acabava enjoando do frango com salada, mas vc me motivou a continuar na dieta. parabéns. Eu fiz o paozinho, só que por engano coloquei o pote todo de cream chese ( 220 gramas), mas mesmo assim deu certo. deu 17 paeszinhos de 1,8 gramas de carb e 9 gramas de gordura. Muito bom!!! beijos

  12. Oi, fiz hoje os pãezinhos, amei o resultado, já imaginei essa massa até pra pizza. A massa ficou um pouco mole, mas deu pra fazer as bolinhas, aí tive a ideia de colocar em forminhas de empada e no meio colocar pedaços de queijo coalho. Amei, matou o desejo de comer pão. Dá próxima vez posto fotos. Ah! Grudou na forma, qual seria a melhor coisa pra untar, visto que não tenho aquela toalhinha de silicone. Tudo de bom!

  13. Oi Maria, adorei a receita! Fibra de maracujá e farinha de maracujá são a mesma coisa? Só encontrei fibra de maracujá em capsulas. Posso usar a farinha de maracujá?
    Beijo

    • Oi Line! Não sei se fibra e farinha de maracuja é a mesma coisa, nunca vi farinha de maracuja… desculpe. Mas eu não acho que deveria precisar usar de capsulas, melhor tentar trocar por farinha de linhaça que tem propriedades lagais e que também da liga. Se não tiver farinha de linhaça, bate linhaça no liquidificador até ter um pó. Boa sorte! Beeeiijos

  14. Já fiz alguns pães do seu blog mas acho que em termos de pão sou muito viciada no trigo e no centeio. :( Todos me sabem meio a enjoativo e sem sabor, talvez por causa do queijo não sei. Alguma dica?
    Adoro o seu blog e algumas das melhores receitas low carb que eu já fiz tirei daqui. Bjs!

    • Oi Carla! Entendo, é dificil comparar com um pão de verdade :’-) mas não é imposivel ajustar as expectativas e reaprender o sabor, ou repensar. Eu por exemplo não como muito pão mais, mas troquei por totamente outras coisas no café da manha (ovos, granola de sementes com coalhada caseira etc.) Mas para o seu pãom minha melhor dica é usar temperos como por exemplo cominho em pó, anis, kümmel, etc. para cirar um sabor mais interessante e perto de pão normal integral. Boa sorte e beeeeiijos!

  15. Olá Maria,
    Hoje visitei o seu blog pela primeira vez e estou a achá-lo muito interessante e com dicas e receitas muito boas.
    A Maria usa copos e xícaras como medidas, pode dizer-me qual a capacidade aproximada que têm?
    Estou desejosa de experimentar aquele creme de chocolate!!
    Muito obrigada, bjs

    • Oi Christina! Bem vinda! 1 copo=1xicara=240 ml, pelo menos aqui nas minhas receitas :-) Eu escrevi copos nas receitas antigas e depois eu vi que era mais comun usar a palavra xicara aqui no Brasil e troquei para frente, mas é a mesma coisa. Eu uso uma medida americana que fala que 1 xicara (1 cup) = 240 ml. Boa sorte com o creme de chocolate! Beijos

  16. Fiz hoje e meu marido adorou! Como não tinha farelo de maracujá usei o Psyllium, deu muito certo. O kümmel dá um gostinho todo especial, Aprovado. Parabéns pelo blog, já indiquei no twitter, tudo aqui é muito belo *-*

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s